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Segundo dia da Fispal é marcada pelas palestras de Internet e Marketing

Terminou agora pouco o ciclo de palestras focado no tema Internet e Marketing que acontece simultaneamente a feira Fispal Hotel, na capital paulista. O segundo dia de palestras foi iniciada  com a palestra “A revolução digital e a hotelaria”, ministrada pelo Diretor de Vendas e Marketing da rede Bourbon de Hotéis, Ricardo Aly, que argumentou que os profissionais da hotelaria precisam estar sempre atualizados no que se refere a evolução das mídias digitais e redes sociais que estão em constante mudança, para poder realizar uma estratégia de marketing adequada ao seu produto e cliente.
Segundo ele, aproximadamente 80% dos consumidores pesquisam na internet antes de viajar ou se hospedar , por meio das redes sociais, sobre o local e a opinião de outros internautas. Aly ainda destaca que as redes sociais são uma ferramenta que pode servir de ponte de comunicação entre o consumidor e o hoteleiro, e deve ser utilizada para troca de informações, compartilhar sugestões e solucionar problemas.
Além das mídias sociais, outra estratégia de Marketing que Aly menciona em sua palestra são as compras coletivas. Ricardo Aly, para o ramo de resorts, esta é uma ação arriscada porque ocorre uma quebra de fidelização com o cliente. Cerca de 30% não consome o produto comprado e quem ganha com isso é o site de vendas.
Para o ramo da hotelaria, por exemplo, Aly explica que redes como Facebook, Twitter e TripAdvisor são as mais importantes e penetrantes na internet. Respectivamente a primeira plataforma tem mais de 500 milhões de usuários no Brasil, e a segunda mais de 145 milhões. O TripAdvisor, utilizado para o monitoramento de roteiros turísticos e hotelaria e que serve como termômetro do mercado, e tem mais de 35 milhões de integrantes.
Uma das recomendações que os palestrante dá aos hoteleiros é sempre monitorar o cliente nas redes sociais e responde-los em seguida, seja a resposta negativa ou positiva.
Para encerrar o ciclo de palestras, Gabriel Otto da consultoria World Hotels proferiu a palestra “O perfil do hóspede digital”, que teve como objetivo mostrar o que o consumidor atual está buscando no mercado hoteleiro e de turismo. Segundo ela, o hoteleiro precisa parar de focar somente na venda de produtos, e sim vender experiência e bem-estar ao seu cliente, e é isso que o cliente busca hoje.
Outro ponto que Gabriela ressalta é que o hoteleiro precisa sempre estar antenado na reputação online de seu hotel e buscar soluções para atender esse público que preza a conectividade com o mundo e um ambiente onde possa compartilhar novas emoções.
Amanhã (08 de junho), o ciclo de palestras terá como temas Hospedagem e Gestão de Canais de Distribuição.

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