Hotel Check-up: Como está a saúde de seu investimento?
O ano novo chegou e junto com ele a expectativa de que o mercado hoteleiro nacional irá entrar em um período de recuperação após a crise financeira mundial. Com essa boa perspectiva, muitos investidores hoteleiros estão se perguntando: Será que meu hotel está preparado para aproveitar esse momento? Como ele vem se comportando em relação aos concorrentes? Os meus custos estão de acordo com a categoria do hotel ou existe espaço para melhora? A minha estrutura e os serviços oferecidos vão ao encontro do que os hóspedes procuram?
Depois de alguns meses difíceis, como foi em 2009, é sempre importante “arrumar a casa” e se preparar para aproveitar todas as oportunidades que este período de recuperação pode trazer. Para isso, é preciso analisar os pontos-chave do seu empreendimento e verificar se eles estão apontando para o sucesso ou se eles ainda podem ser mais bem administrados. Este é o momento de se fazer um verdadeiro raio-X hoteleiro e examinar como anda a saúde do seu investimento.
A metodologia de trabalho para se fazer esta análise deve basear-se em três pilares fundamentais:
Análise Mercadológica
O ano de 2009 foi de forte crise internacional. Como se comportou o mercado hoteleiro da sua região? E o seu hotel? Ficou melhor ou pior em comparação aos concorrentes?
Para responder estas perguntas é importante analisar o desempenho do mercado competitivo e ponderar como o hotel está posicionado frente a essa concorrência. Além dessa análise, devem-se considerar os principais geradores de demanda hoteleira para a região, a sua sazonalidade, bem como se existe previsão de um aumento da oferta local.
Qualidade do Serviço
É fundamental verificar a percepção que o cliente possui sobre o seu hotel frente aos concorrentes. Para isso, torna-se essencial avaliar o estado de conservação do empreendimento aliado à qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos, tanto pelo seu hotel quanto pelos seus competidores. Com esta informação é possível investir em treinamentos específicos para a equipe, além de elaborar um planejamento dos reinvestimentos que o hotel necessitará fazer ao longo dos próximos anos, para manter ou aumentar sua competitividade.
Análise Financeira
Para a realização da análise financeira, as contas do seu empreendimento são enquadradas em um padrão internacional (Uniform System of Account for the Lodging Industry), o que permite a sua comparação com hotéis similares. Com isso, pode-se entender se as fontes de receita e os custos do hotel estão condizentes com a sua categoria e tamanho.
Por meio desta análise, é possível verificar a margem de lucro de cada departamento e entender se existem ineficiências em um setor específico, relacionados a desperdícios na folha de pagamentos ou nos contratos firmados com terceiros, por exemplo.
De posse deste diagnóstico completo, o investidor entenderá melhor como anda o seu investimento, além de ter subsídios para acompanhar o trabalho do gestor hoteleiro e, junto dele, estabelecer quais os principais pontos de atenção para serem acompanhados pela equipe gestora. Isso aumentará a eficiência comercial e operacional do hotel, gerando maior resultado financeiro ao investidor ao longo dos anos.