OpiniãoÚltimas Notícias

Inteligência artificial reconfigura estratégias do setor de turismo

Tecnologia se apresenta como grande aliada no desenvolvimento dos negócios

*Artigo por Johannes Noebels

A revolução digital está moldando o modo como os viajantes planejam, reservam e desfrutam de suas viagens, e é evidente que a IA – Inteligência Artificial desempenha um caminho de evolução no turismo e em vários setores da economia. É essencial compreender os limites dos avanços tecnológicos e reconhecer que, embora a IA seja uma ferramenta importante, não substitui a experiência física e sensorial no turismo, mas se apresenta como uma grande aliada no desenvolvimento dos negócios.

Publicidade
Harus

Com base nos dados adicionais da pesquisa da UNWTO (Organização Mundial do Turismo), fica ainda mais evidente o impacto positivo que a inteligência artificial pode ter na personalização da experiência do cliente no setor do turismo. Estatísticas mostram um potencial aumento de 80% na personalização de dados e informações para os clientes, isso significa que os viajantes podem desfrutar de experiências de viagens verdadeiramente adaptadas às suas necessidades individuais e preferências específicas.

Uma pesquisa da McKinsey & Company, a IA tem o potencial de automatizar até 45% das tarefas no setor de turismo, liberando tempo e recursos para que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas. Essa pesquisa estima que a IA poderá gerar um valor adicional de até US$ 120 bilhões para a indústria de viagens e turismo até 2030. A personalização da experiência do cliente com inteligência artificial é, sem dúvida, uma das áreas em que a IA tem mostrado sua força. Ferramentas inteligentes permitem que as empresas adaptem suas ofertas de acordo com as preferências individuais de cada viajante, proporcionando uma jornada mais envolvente e personalizada.

Publicidade
Ameris

Outra pesquisa da Forrester Research realizada em 2023 mostra que a IA pode ajudar as empresas de turismo a aumentarem as suas receitas em até 15% por meio da otimização de preços e da gestão de receita. Isso porque a automação de tarefas é outra área em que a IA tem um impacto significativo no setor de turismo܂No entanto, é importante lembrar que a verdadeira inovação surge da interação entre a mente humana e a tecnologia.

A otimização de preços e receita é outra promessa sedutora da IA para as empresas de turismo. A capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões permite que as empresas ajustem seus preços de forma dinâmica, maximizando suas receitas. No entanto, é importante reconhecer que a fixação de preços no turismo não se resume apenas a algoritmos e análises de dados. Fatores como sazonalidade, eventos locais e tendências de mercado desempenham um papel relevante na determinação dos preços e a compreensão desses elementos requer uma combinação de expertise humana com análise de dados.

Publicidade
Tramontina

A mymento já aplica a inteligência artificial em suas soluções: as empresas que utilizam o sistema mymento para construir páginas de site, já contam com as inovações da IA e que ao fornecer TAGs abrangentes, permite que a IA gere páginas completas para personalização, além da extração e produção de textos para blog. Com a mesma dinâmica, também é possivel criar descrições de passeios inspiradores, interessantes e otimizados para SEO. Além disso, a inteligência artificial da mymento se estende à criação de banner, não só simplifica o processo para negócios do turismo, como ajuda na criação de conteúdo, na gestão de respostas para que o empreendedor possa utilizar melhor o seu tempo livre.

Publicidade
Clima ao Vivo

Por mais sofisticada que essa tecnologia seja, há aspectos da experiência turística que simplesmente não podem ser replicados por algoritmos. Como a conexão emocional com um destino, as descobertas inesperadas e os encontros autênticos com culturas diferentes, que são elementos intrínsecos à experiência humana que não podem ser totalmente reproduzidos por máquinas. No entanto devemos reconhecer o potencial transformador que a inteligência artificial terá nas empresas e em especial no setor de turismo. Mas sigo acreditando, como engenheiro e especialista em tecnologia, que a verdadeira inovação surge da sinergia entre a mente humana e a tecnologia e é essa combinação que continuará impulsionando a humanidade para novos horizontes.

* Johannes Noebels, CEO da mymento

Publicidade
Desbravador

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA