Encatho apresenta painel sobre o futuro da lavanderia em hotéis
Terceirização ou investimento interno é debatido por painelistas durante evento em Florianópolis

Direto de Florianópolis (SC) – Aconteceu nesta tarde no CentroSul, Florianópolis, dentro da programação do 35º Encatho & Exprotel, o painel “Definindo o Futuro da Lavanderia em Hotéis: Análise decisiva entre terceirização e investimento interno”, que contou com os painelistas Alexandre Diniz, Diretor da Autax Equipamentos, ex- proprietário da rede de Lavanderias Quality, Luiz Eduardo Aléssio, Diretor da HigiePro, MedHub e ProSupply e Jean de Lima, CEO da JJ Hotels Group, Diretor da Lavanderia Acqua e Presidente da Associação dos Hoteleiros de Garopaba (SC).
A base do painel foi explorar os prós e contras de possuir uma lavanderia própria versus terceirizar os serviços de lavanderia, através de uma análise Swot.
Forças
Lavanderia própria: controle sobre os processos, qualidade consistente do enxoval, resposta rápida às necessidades dos hóspedes e menos quantidade de enxoval (necessita de menos trocas)
Terceirização: previsibilidade da despesa (baseado em contratos de prestação de serviço), foco no core business do hotel e flexibilidade para ajustar a capacidade de serviço

Alexandre Diniz destaca alguns pontos: “Terceirizar é um caminho rápido e fácil. Mas cada um tem que colocar no papel e entender a relação de custo-benefício. Para hotéis pequenos não compensa montar uma operação interna, mas para um hotel de porte maior pode ser um negócio viável”. E completa: “Quando for terceirizar o serviço, procurem empresas com foco em hotelaria, porque as máquinas são diferentes, os produtos são diferentes, portanto, são processos são diferentes para cada realidade”.
Oportunidades
Lavanderia própria: personalização do serviço, melhoria contínua dos processos internos, potencial para redução de custos a longo prazo.
Terceirização: parcerias estratégicas com fornecedores, redução de responsabilidade administrativa, possibilidade de serviços adicionais oferecidos pelo fornecedor.
Fraqueza
Lavanderia própria: necessidade de investimento inicial, necessidade de espaço físico e complexidade operacional (gestão, contratação, treinamento e retenção).
Terceirização: Logística para envio e recebimento das roupas, variações na qualidade do serviço e necessidade de uma maior quantidade de enxoval.
Ameaças
Lavanderia própria: manutenção e atualização constante dos equipamentos, variações nos custos de insumos, dependência da mão de obra especializada.
Terceirização: Dependência de terceiros para manutenção de padrões, riscos de atraso ou falha na prestação de serviços, aumento de custos de serviços terceirizados.
A Revista Hotéis é mídia oficial do Encatho & Exprotel e sua equipe está hospedada no Iate Hotel.