AconteceuÚltimas Notícias

Flávia Didomênico palestrou no Urubici Summit 2024

A consultora mostrou aos participantes as oportunidades apresentadas pela vindina e para o enoturismo na serra catarinense e

Direto de Urubici (SC) – Quem fez essa palestra que terminou agora há pouco foi a Consultora do Sebrae / SC, Flávia Didomênico. Ela possui muita experiência no segmento do turismo, ocupando cargos relevantes como Secretária da Santur – Secretaria de Turismo de Santa Catarina. Essa primeira edição do Urubici Summit acontece no Clube Recreativo União e Progresso na cidade catarinense de Urubici e registra 320 inscritos.

Publicidade
Tramontina

A grade de programação do evento é muito voltada a qualificação profissional e o network entre hoteleiros e fornecedores. Flávia começou sua palestra destacando é preciso ‘conhecer o chão onde está pisando’ para explorar a vocação turística. E nesse contexto a serra catarinense se encaixa perfeitamente pela natureza exuberante e muita coisa a população pode fazer para preservação e explorar de maneira sustentável. “Mesmo não tendo muitos produtos estruturados, a serra catarinense atrai muitos aventureiros, pelas suas belezas, seus cânions e os desafios proporcionados pelo turismo de aventura.  Temos dificuldade em valorizar isso, incluindo nossa fauna e ecossistema e reconhecer e valorizar é fundamental. Voltar aos olhos ao nosso território e valorizar o que é nosso e que atrai turistas do mundo inteiro. Tem gente que vem para a serra catarinense somente para andar a cavalo e ver nossos papagaios charão e até mesmo a valorização que os turistas dão para a fumaça que sai das chaminés das casas. Por isso é necessário para conhecer o chão que estamos pisando e o simples é o belo para o turista. Tudo é exuberante na serra catarinense, mas é necessário encontrar as pessoas para fazer as coisas acontecerem”, destacou Flávia.

Publicidade
Clima ao Vivo

E ela destacou o cultivo das uvas como um grande desafio pela localização geográfica e as oportunidades proporcionadas. “Por trás de um vinho existe muita história e isso é uma experiência que atrai turistas. A serra catarinense possui excelentes vinícolas com gastronomia harmonizada e serviços especializados. Cada vinícola tem sua história, nenhuma é igual a outra, algumas tem hospedagem, oferece picnics, assim como história e a promessa de jornada única. A maior diferença de nossa vinícolas com as gaúchas é que a uva é aproveitada somente para a produção de vinho”, lembrou Flávia.

Flávia Didomênico palestrou no Urubici Summit 2024
A serra catarinense apresenta muitas oportunidades e o enoturismo é uma vocação
Publicidade
Desbravador

Segundo ela, os pilares do enoturismo é o turismo, sustentabilidade, território, autenticidade e a competitividade. E de acordo com a Fecomércio / SC, 84% dos turistas que visitam a serra catarinense são atraídos pelos vinhos de altitude e pelos queijos artesanais. E explicando o que é a vindima, Flávia define como uma celebração da colheita da uva e envolve a comunidade na produção, pesquisa, conexão entre a natureza, terra e tradição. “A vindima gera muitas oportunidades para pequenos produtores, empreendedores, para o destino e o enoturismo.  Mas para isso, é necessário reconhecer e identificar as oportunidades existentes, buscar informações e compreender fatores externos e internos. Segundo pesquisa mercadológica, o maior perfil de quem visita a serra catarinense são grupos de amigos e familiares com mais de cinco pessoas e que representa cerca de 65% e o tempo de experiência é de no máximo três dias. Mas tem muitos empreendedores que oferecem somente experiência para casais, mas eles representam apenas 23% dos visitantes”, revelou Flávia.

Flávia Didomênico palestrou no Urubici Summit 2024
A Serra do Rio do Rastro é uma das principais atrações da serra catarinense (Foto: Pixabay/Fer2016)
Publicidade
Fispal

E concluindo sua palestra, ela deixou um recado para o público: “Quantos são seus clientes? Você os incentiva a deixarem seus comentários sobre a experiência vivida? Onde eles moram e quanto eles estão dispostos a pagar? O que os motiva a conhecer a serra catarinense? Você conhece bem seus fornecedores? O risco de seu negócio é calculado?  Esses são gargalos para quem deseja empreender e enxergar as oportunidades proporcionadas pela temporada da vindima.

O Urubici Summit 2024 é realizado pela ACIUR através do Núcleo de Pousadas da ACIUR – em parceria com CDL Urubici e POUSERRA, contando com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici, COMTUR , AMURES, FACISC e DEL, ABIH-SC e ABAV – SC.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a convite da Secretária de Turismo de Urubici e da ACIUR para cobrir esse evento e se hospeda na Pousada Serra Bela.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA