Publicidade
LG Eletronics

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 11 minutos

As informações armazenadas nas nuvens (Cloud Computing) geram maior segurança e facilidade de acesso e passaram a ser utilizadas ainda mais nos hotéis e nas empresas

Cloud Computing, conhecida também com computação em nuvem, é a tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação por meio de conectividade da internet. No meio hoteleiro, tão importante quanto manter a segurança física dos hóspedes, a segurança de dados, registros e informações, também é necessária. A pandemia da COVID-19 fez crescer de forma vertiginosa a utilização dessa tecnologia que passou a ser utilizada também em larga escala pelos colaboradores dos hotéis e ou das empresas que se encontram em home office. Através de um PABX na nuvem os ramais da empresa não precisam estar no mesmo local fisicamente, basta ter acesso à internet. Esse sistema propicia para as empresas uma redução de custos com ligações e constantes atualizações tecnológicas. E em tempos de pandemia, reduzir custos operacionais e maximizar o atendimento em alguns casos é a própria sobrevivência do negócio. Por isso essa tecnologia do cloud computing tem um papel importante.

Publicidade
Escola de resultados

Fábio Santana, CEO e fundador da Faitec Tecnologia, explica como essa tecnologia pode ajudar no setor hoteleiro. “Quando um hotel ou uma empresa migra o seu ERP ou PMS para a Cloud Computing da Faitec, ela agrega mobilidade às tarefas. Isso significa que os processos operacionais e de vendas, não precisaram mais ser realizados somente nas dependências dela. Basta ter um dispositivo móvel, como notebook, tablet ou smartphone em mãos e conexão com a internet para negociar e fechar vendas a distância. Essa é uma boa oportunidade para expandir áreas de atuação, aumentar o número de clientes atendidos por dia e, claro, oferecer maior conveniência a eles. Com o FTCCLOUD da Faitec, os hotéis e as empresas podem entregar um atendimento móvel, levando dados e informações relevantes para os clientes, proporcionadas pela mobilidade dos sistemas. Essa tecnologia também ajuda a melhorar a imagem do negócio e proporcionar mais valor para o cliente na hora da decisão”, diz.

Diferenciais

Podemos dizer que existem seis diferenciais em utilizar a Cloud Computing:

1-) Redução de custos com investimento em IT;

2-) Total controle e centralização da informação;

3-) Elasticidade devido o poder de aumentar e diminuir recursos;

4-) Performance em migrar o ambiente interno para nuvem;

5-) Armazenamento, ou seja, maior capacidade de armazenamento;

6-) Garantia de um ambiente seguro

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

Fábio Santana: “Quando um hotel ou uma empresa migra o seu ERP ou PMS para a Cloud Computing da Faitec, ela agrega mobilidade às tarefas” (Foto: Divulgação) 

Segurança na informação

Santana também explicou as razões para Cloud Computing oferecer uma segurança do que um dispositivo popular. “Por ter um direcionamento de serviços específicos para esta função e uma estratégia de segurança direcionada exclusivamente a ela, a nuvem é muito mais segura do que, por exemplo, um armazenamento em dispositivo pessoal. Basta que o cliente venha escolher um bom fornecedor de serviço de Cloud Computing, exemplo; o FTCCLOUD da Faitec, que o ajudará a migrar seu ambiente pra a Cloud. Todos os dados armazenados são criptografados, como dito anteriormente, e, em alguns fragmentados em diversos servidores. Isso significa que cada parte deles estará guardada em uma máquina diferente, o que dificulta que um criminoso cibernético roube os dados de sua empresa. Mesmo que ele consiga, terá acesso apenas a uma parte desses dados, e por isso muito provavelmente não terá acesso integro aos dados, nem ao montante geral do backup”, afirmou.

Publicidade
Tramontina

Hoje a Faitec se destaca como uma Cloud 100% brasileira, com os seguintes tipos de serviços:

Infraestrutura como Serviço (IaaS);

Plataforma como Serviço (PaaS);

Software como Serviço (SaaS);

Nuvem privada;

Nuvem pública.

Vantagens das soluções Nonius

Também voltado para o segmento de tecnologia, a Nonius destacas alguns pontos vantajosos deste sistema: São vários os benefícios em utilizar o cloud computing, porém destaco os 3 principais na minha opinião.

  1. Eficiência e redução de custos

Quando usamos a infraestrutura em nuvem, você não precisa gastar muito dinheiro na compra e manutenção de equipamentos. Isso reduz drasticamente os custos capex. Você não precisa investir em hardware, instalações, serviços públicos ou construir um grande data center para expandir seus negócios. Você nem mesmo precisa de grandes equipes de TI para lidar com as operações do data center em nuvem, pois pode desfrutar da experiência da equipe do seu provedor de nuvem.

A nuvem também reduz os custos relacionados ao tempo de inatividade. Como o tempo de inatividade é raro em sistemas em nuvem, isso significa que você não precisa gastar tempo e dinheiro consertando possíveis problemas relacionados ao tempo de inatividade.

  1. Segurança de dados

Uma das maiores preocupações de todas as empresas, independentemente do tamanho e do setor, é a segurança de seus dados. Violações de dados e outros crimes cibernéticos podem devastar a receita, a fidelidade do cliente e o posicionamento da marca de uma empresa. A nuvem oferece muitos recursos de segurança avançados que garantem que os dados sejam armazenados e manuseados com segurança. Os provedores de armazenamento em nuvem implementam proteções básicas para suas plataformas e os dados que processam, como autenticação, controle de acesso e criptografia. A partir daí, a maioria das empresas complementa essas proteções com medidas de segurança próprias para reforçar a proteção de dados na nuvem e restringir o acesso a informações confidenciais na nuvem.

  1. Escalabilidade

Diferentes empresas têm diferentes necessidades de TI – uma grande empresa com mais de 5000 funcionários por exemplo não terá os mesmos requisitos de TI de uma start-up. Usar a nuvem é uma ótima solução porque permite que a empresa de forma eficiente e rápida amplie seus recursos de TI, de acordo com as demandas de negócio. As soluções baseadas em nuvem são ideais para empresas, destacando também os hotéis, com demandas crescentes ou flutuantes que podem demandar mais recursos de tecnologia em nuvem. Se sua demanda de negócios aumentar, você pode facilmente aumentar sua capacidade de nuvem sem ter que investir em infraestrutura física. Esse nível de agilidade pode dar às empresas que usam a computação em nuvem uma vantagem real sobre os concorrentes. Essa escalabilidade minimiza os riscos associados a problemas operacionais internos e manutenção. Você tem recursos de alto desempenho à sua disposição com soluções profissionais e investimento inicial zero. A escalabilidade é provavelmente a maior vantagem da nuvem.

Apoio direto ao cliente

Em relação aos serviços de dados ligados direto ao cliente, Douglas Vivian, Diretor da Nonius Brasil, afirma que: “O Nonius Cloud Data Services é disponibilizado por meio de uma API, através da nuvem Nonius e mais especificamente, pelos Serviços de Dados em Nuvem Nonius. Baseia-se em FaaS e SaaS para obter a flexibilidade necessária para se adaptar à procura constante de novos serviços. Você pode ter uma ideia de qual é sua arquitetura no diagrama a seguir”, diz.

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

Arquitetura no diagrama

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

Douglas Vivian: “Baseia-se em FaaS e SaaS para obter a flexibilidade necessária para se adaptar à procura constante de novos serviços” (Foto: Divulgação)

 

 

Claudio Cordeiro, Diretor de Hospitality da Totvs, esclarece como essa solução apresenta-se com baixo custo e de forma moderna. “O Totvs Cloud hospitalidade é uma solução completa, escalável e moderna, possibilitando uma redução de custos média de 45% do total com infraestrutura, gestão e licenciamento. Além disso, você passa a ter todo um controle financeiro, com pagamento por conexão, de acordo com a necessidade do cliente, em moeda nacional, sem variação cambial ou surpresas nos custos. Uma das grandes vantagens do produto da Totvs é ser a única nuvem do mercado que oferece uma total disponibilidade de infraestrutura e sistema. Sem contar com a já conhecida integração com todas as outras soluções da Totvs, proporcionando mais agilidade e flexibilidade em todas as ações”, diz.

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

Claudio Cordeiro: “É uma tecnologia com base na cultura de serviços” (Foto: Divulgação)

Outra importante lembrança que Cordeiro trouxe é que o cloud computing não precisa contar com uma base de armazenamento física. “De acordo com o Dicionário Oxford, cloud computing é “a prática de usar uma rede de servidores remotos hospedados na Internet para armazenar, gerenciar e processar dados, em vez de um servidor local ou um computador pessoal.” Ou seja, é uma tecnologia com base na cultura de serviços. A empresa não precisa ter uma infraestrutura física para o armazenamento, e sim conta com os serviços de armazenamento, gerenciamento e processamento de dados junto a um provedor remoto”, explica Cordeiro.

Empresa responsável e certificada

Para Tanner Scherer, Diretor de Tecnologia da Vega I.T. e especialista em Cloud Computing, a contratação de empresas responsáveis e certificadas tanto na administração de data center, como no tratamento de dados é imprescindível para diminuir os riscos e garantir mais segurança às informações disponibilizadas na rede: “existe um sistema de certificações para classificar e mensurar o nível da infraestrutura de um centro de processamento de dados, conhecido como sistema TIER. Essa classificação categoriza entre 4 níveis o quão preparado um data center está nos quesitos de infraestrutura, disponibilidade e redundância de links. É crucial que na contratação de empresas que forneçam computação em nuvem, os gestores busquem profissionais além do custo-benefício, e procurem entender sobre o nível de proteção das informações, pois os riscos são inerentes, mas quanto mais capacitados e mais recursos esses data centers oferecem, menores são as chances de corrupção e perda de dados”.

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

Tanner Scherer, Diretor de Tecnologia da Vega I.T. (Foto: Adrieli Cancelier)

Publicidade
LG Eletronics – Meio

Hoje, a Vega I.T. apresenta soluções ao mercado hoteleiro que propiciam mais estabilidade e segurança no envio e troca de informações entre hotel e data center. O Sistema Unificado de Rede, SURE, é um recurso oferecido aos empreendimentos para dar mais estabilidade e segurança entre hotel e data-center. Os dados são criptografados e enviados ao data center por meio de um acesso distribuído proporcionando mais rapidez e agilidade na comunicação. Dentre os principais clientes da empresa que fazem uso desta solução, estão o Louvre Hotels Group, HCC Hotels Specialist, Nobile Hotels & Resorts e Transamerica Hospitality Group. A segurança que a computação em nuvem proporciona é um dos principais benefícios deste tipo de tecnologia. Mas para garantir esta segurança, é necessário contar com profissionais e empresas capacitadas que ofereçam este tipo de serviço.

Access Point com ultra velocidade

A TP-Link, com o intuito de oferecer as melhores soluções para pequenas e médias empresas, apresenta uma novidade em seu catálogo de produtos. O EAP620 HD é um Access Point que possui a nova tecnologia Wifi-6, com ultra velocidade. São 574 Mbps simultâneos em 2,4 GHz e 1201 Mbps em 5 GHz, que totalizam velocidades de Wi-Fi de 1775 Mbps, capacidade 4× aumentada para conectar mais dispositivos simultaneamente e Dual Band AX 1800. Além disso, por ser montável em teto, o EAP620HD tem maior eficiência da rede para os mais de 1000 aparelhos que podem ser conectados.

O diferencial do equipamento é a solução em nuvem proporcionada pela plataforma Omada Cloud Software Defined Networking (SDN), que integra dispositivos de rede, garantindo fácil gerenciamento 100% centralizado, com a criação de uma rede altamente escalável, que possibilita controle a partir de uma única interface em qualquer hora e lugar.

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

O EAP620 HD é um Access Point que possui a nova tecnologia Wifi-6 (Foto: Divulgação)

Marcello Liviero, Diretor Nacional de Vendas da TP-Link Brasil, comenta que: “O EAP620 HD é o que tem de mais moderno e prático para o mercado business. Estamos investindo neste negócio porque a pandemia nos fez enxergar o quanto precisamos ter uma conexão de qualidade, principalmente no mundo empresarial. O roaming 802.11k / v muda os clientes automaticamente para o Access Point com o sinal ideal e estabelece uma transição contínua durante a movimentação. Isso permite que aplicações como VoIP e videoconferências funcionem sem interrupções. É um produto confiável e inovador”, afirma.

Publicidade
Travel Tech

Avanço na tecnologia

A tecnologia Cloud Computing proporcionou um avanço real em termos de armazenagem de dados, conectividade, redução de custos, acessibilidade, manutenção e segurança. A empresa Desbravador Software e seus clientes já utilizam esta tecnologia de Cloud Computing nos seus produtos Easy, Light, e 3.0 Web. De forma prática, moderna e segura todos os dados do hotel são mantidos na “nuvem” com acesso em tempo real.

Os Sistemas Cloud da Desbravador possuem mecanismo de contingência que permite acesso dos dados localmente naqueles momentos de ausência de internet. Embora o acesso online ao sistema pode ser por internet convencional ou mesmo pelos dados (3G, 4G) de dispositivos como celulares e tablets. A vantagem do sistema cloud é o acesso ilimitado de qualquer lugar que tenha internet. Possibilita diretores e departamentos comerciais, muitas das vezes ausentes do ambiente do próprio hotel, a trabalharem.

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

Vantagens do Cloud Computing (Foto: Divulgação)

O sistema interage diretamente com canais de venda online, channel manager e Motor de Reservas. Envia disponibilidades, tarifas, recebe automaticamente as reservas. Através de tecnologia própria, permite emissão eletrônica de documentos (NF-e, NFC-e, NFS-e, CF-e-SAT, MF-e) de acordo com a disponibilidade de webservice do órgão público responsável. Cloud Computing dispensa instalação local do sistema reduzindo significativamente os custos de infraestrutura e manutenção. Além da garantia já que os dados são guardados em datacenter de alta segurança.  Como parte da solução cloud, o iService completa as operações feitas online em que o hóspede faz com seu celular: Pre-checkin, extrato de conta, solicitação de room service, check-out.

Visão das redes hoteleiras

É um fato, segundo os especialistas, as vantagens do Cloud Computing. Mas, é importante mostrar o lado dos hotéis, o porque é vantajoso. Bruno Valente, head de TI da GJP Hotels & Resorts, comenta sobre isso: “Eu citaria 3 principais diferenciais e vantagens: o primeiro é o aumento da segurança, que nos protege de ataques. O segundo seria a acessibilidade, ou seja, não precisamos estar fisicamente em caso de algum problema, o acesso é 100% remoto e muito mais ágil. E o terceiro seria o desempenho, ou seja, a atualização é online e não depende de equipamento físico. O principal diferencial do armazenamento comum é o back-up, já que o armazenamento é feito em nuvem, sem exigir espaço físico, o que normalmente gera um custo muito alto às empresas”, diz.

Segundo Valente, com essa ferramenta, os clientes se sentem mais seguros e confiantes. “Sem dúvida (clientes sentem-se mais seguros), até pelas novas políticas da LGPD – segurança da informação, que suportam as novas tecnologias no cloud”.

Cloud Computing ganha espaço em tempo de pandemia da COVID-19

Empreendimento localizado em Natal (RN), Wish Natal (Foto: Divulgação)

PABX na nuvem

Através de um PABX na nuvem os ramais da empresa não precisam estar no mesmo local fisicamente, basta ter acesso à internet. Esse sistema propicia para as empresas uma redução de custos com ligações e constantes atualizações tecnológicas. “Além da redução de custos, temos a facilidade de atualização. No caso da hotelaria, atualizar situações dos hotéis e horários da Central de Reservas, por exemplo. Podemos fazer isso em qualquer local, a qualquer hora”, finaliza.

Publicidade
Harus 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA