EspecialÚltimas Notícias

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria

Cada vez mais os hóspedes buscam alternativas para um descanso revitalizante

O sono, um componente essencial da nossa rotina diária, muitas vezes é subestimado em meio às demandas da vida moderna. No entanto, sua importância para a saúde física, mental e emocional é inegável. A qualidade do sono não se resume apenas a dormir por uma determinada quantidade de horas, mas também à profundidade e eficácia desse descanso. Infelizmente a população em geral não tem conseguido ter uma boa noite de sono. De acordo com estudos da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, entre elas, a insônia. O estudo “Qualidade do sono na população geral brasileira: um estudo transversal”, que envolveu membros da Associação Brasileira do Sono, analisou o sono de adultos de várias regiões do País. Os pesquisadores observaram que, a partir de uma série de queixas, 65,5% deles puderam ser classificados como “maus dormidores”.

Publicidade
Harus

Por outro lado, estudos científicos demonstram consistentemente os benefícios de um sono de qualidade para a saúde. Durante o sono, nosso corpo passa por processos vitais de restauração, reparação e consolidação da memória. Um sono adequado melhora a função cognitiva, a capacidade de concentração e o desempenho acadêmico e profissional. Além disso, fortalece o sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças infecciosas e crônicas. A qualidade do sono também desempenha um papel crucial na regulação do humor e das emoções. A privação do sono está fortemente associada a distúrbios como ansiedade e depressão. Por outro lado, uma noite bem dormida promove o equilíbrio emocional, aumenta a resiliência ao estresse e melhora o bem-estar geral. Para garantir uma qualidade de sono ideal, é importante adotar práticas saudáveis. Isso inclui estabelecer uma rotina regular de horários de dormir e acordar, criar um ambiente propício ao sono – fresco, escuro e tranquilo -, limitar a exposição a dispositivos eletrônicos antes de dormir e evitar o consumo excessivo de cafeína e álcool. Diante dessa realidade, uma tendência emergente está ganhando destaque: o turismo do sono.

Pesquisa da Booking.com revela que 58% dos turistas brasileiros desejam viajar em 2024 para dormirem melhor. Mais da metade (54%) dos entrevistados também planeja viajar sozinho, sem filhos e parceiros, só para ter uma boa noite de sono. Para isso os viajantes estão buscando destinos e acomodações que ofereçam não apenas um lugar para descansar a cabeça, mas experiências que promovam o rejuvenescimento e a revitalização através do sono de qualidade.

O mercado do Turismo do Sono

A HTF Market Intelligence, empresa especializada em pesquisa de mercado, vem traçando um perfil de consumo para o mercado de turismo do sono, essa modalidade compreende qualquer programa de férias ou descanso com foco central na obtenção de um sono de qualidade. Ainda de acordo com estudo, as crescentes tendências de saúde e bem-estar, juntamente com a crescente prevalência de distúrbios do sono, vem alimentando esse mercado que no último ano teve um crescimento global de 8%, atingindo um faturamento de US$ 641 bilhões.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Alguns players que tem investido nesse mercado são grandes redes e hotéis de luxo, com prevalência dessas ofertas nos Estados Unidos e Europa. O Rosewood Hotels & Resorts lançou um retiro chamado Alquimia do Sono, disponível em 19 hotéis da rede ao redor do mundo. Pacotes de dois ou três dias incluem meditação, ioga, aromaterapia e banho de piscina com água aquecida e salgada. O Grupo Six Senses também possui um programa de bem-estar do sono em alguns hotéis da rede. O pacote pode durar até sete dias e inclui consultas com um médico do sono. Em Londres, há hotéis apostando neste nicho de mercado e disponibilizam desde um concierge do sono até “casulos” com isolamento acústico de ponta, onde equipamentos eletrônicos são proibidos.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
Enxoval de qualidade como da linha Hotel Hedrons, faz toda diferença para o conforto do hóspede

A Hästens, fabricante sueca de camas e colchões, inaugurou em Coimbra, Portugal seu primeiro spa do sono no mundo, o Hästens Sleep Spa. São 15 suítes planejadas para que o hóspede alcance o sono perfeito e para isso dispõe de uma estratégia para relaxar corpo e mente que inclui isolamento acústico, jogo de luzes, cores e cheiros que induzem o sono. Também em Portugal, o Sleep & Nature Hotel Rural, se dedica as terapias do sono. Idealizadora do projeto, a Professora Teresa Paiva, é especialista em Neurologia e Neurofisiologia e aposta na receita do poder enriquecedor da natureza para fazer com que as pessoas durmam melhor. No hotel, localizado em Lavre, perto de Montemor-o-Novo, em uma zona cem por cento rural, tudo foi pensado para que o hóspede possa reencontrar, naturalmente, o bem-estar absoluto que um sono revigorante pede.  O Park Hyatt de Nova York, que faz parte do portfólio de um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, inaugurou recentemente uma suíte focada no sono restaurador. A acomodação de 270m² possui colchão com tecnologia para detectar, aliviar ou ajustar a pressão e tensão no corpo de quem está dormindo. O colchão também regula a temperatura corporal do hóspede para que ele não passe calor, e ainda disponibiliza um relatório completo da qualidade do sono direto no celular.

Publicidade
Ameris

No Brasil, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, que fica em uma península particular, localizada a 60 quilômetros de Florianópolis (SC), oferece quartos inteiramente automatizados, incluindo sistemas de iluminação e outros recursos. Essa automação permite aos hóspedes personalizarem sua experiência de acordo com suas preferências, seja ajustando a iluminação para criar um ambiente relaxante ou controlando a temperatura do quarto, por exemplo. Além disso, constantemente são introduzidas novas iniciativas para promover o bem-estar e uma boa qualidade de sono para os hóspedes. Algumas dessas medidas incluem: Banhos e massagens relaxantes, aromaterapia, reflexologia, chás naturais, cardápios especiais, entre outros. Julio Jost, Diretor de Operações do Ponta dos Ganchos, explica mais detalhadamente os serviços do hotel. “Todos os nossos bangalôs acomodam até duas pessoas, possuem vista para o mar, cama king size, enxoval com lençóis de algodão egípcio e, em sua maioria oferecem, piscinas climatizadas, sauna seca e lareira. Algumas categorias ainda oferecem hidromassagem, entre outras amenidades. Além disso, nossa localização privilegiada permite uma imersão total na natureza, com sons naturais e tranquilidade ao redor, criando um ambiente propício para o relaxamento. Para complementar, oferecemos banhos relaxantes no quarto, seleção de chás naturais, perfeitos para acalmar a mente e preparar o corpo para o descanso, além de uma gastronomia leve e sustentável, com ingredientes vindos da nossa própria horta orgânica”.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
O Ponta dos Ganchos oferece 25 bangalôs em uma área de 80 mil m² que oferece tranquilidade em meio a paisagens naturais
Publicidade
Desbravador

O Botanique Hotel Experience, localizado em Campos do Jordão, tem programas específicos de bem-estar e sono como a incorporação de espaços de relaxamento, como áreas de spa e jardins; aulas de yoga, meditação e outras atividades voltadas para o bem-estar. No spa há uma variedade de massagens relaxantes focadas no equilíbrio e restauração, aliviando o estresse e proporcionando melhores noites de sono. Uma opção interessante do Botanique é a experiência de flutuação. Enquanto flutua, o corpo fica livre da força da gravidade, atingindo assim um estado de profundo repouso, a fadiga física e mental é substituída pelo restabelecimento da energia e a sensação é de puro bem-estar (30min equivale a 3 horas de sono). Outra experiência implementada é o Reiki – que promove o equilíbrio dos chakras, fundamental para manter o corpo e mente saudáveis e em harmonia. Paula Sales, Diretora comercial do Botanique Hotel Experience, explica mais sobre o Reiki. “Quando nossos chakras estão desequilibrados, podemos sentir cansaço, ansiedade e estresse, além de outros sintomas físicos e emocionais. Mas, com a energia do Reiki, é possível realinhar e equilibrar nossos chakras, promovendo uma sensação de paz, equilíbrio, cura e bem-estar. Em uma sessão de equilíbrio dos chakras com Reiki, você será guiado em uma jornada de cura, onde a energia vital universal irá fluir através de você, limpando e equilibrando seus chakras. É uma oportunidade para liberar o estresse, a ansiedade e outras emoções negativas, abrindo espaço para felicidade, paz e harmonia”.

Tendência pós-pandemia

Depois da mudança radical que a pandemia causou no mundo e no cotidiano das pessoas, a preocupação com o foco no presente, o bem-estar e o tempo de qualidade tem sido crescente. “A pandemia, com seus desafios físicos e emocionais, redefiniu o significado das viagens, colocando o bem-estar como prioridade para viajantes em todo o mundo. Essa nova tendência é marcada pela procura de experiências que vão além do superficial. Cada vez mais, os viajantes estão se voltando para destinos que oferecem não apenas uma escapada relaxante, mas uma imersão completa, que engloba desde atividades físicas até terapias e práticas de mindfulness, nutrindo a mente, o corpo e a alma. Além disso, com o aumento do home office, as casas deixaram de ser refúgios de descanso, impulsionando a busca por destinos que ofereçam verdadeiro relaxamento”, comenta Julio Jost.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
Julio Jost: “Cada vez mais, os viajantes estão se voltando para destinos que oferecem não apenas uma escapada relaxante, mas uma imersão completa”

Diante deste cenário, a maior fabricante de travesseiros na América Latina, a catarinense Altenburg lançou no mês de março uma campanha em prol da saúde do sono. “Acreditamos que dormir bem é essencial e pode trazer diversos benefícios, como a melhora do humor, aumento da produtividade, redução do estresse e fortalecimento da saúde mental e por isso queremos incentivar que todos tenham um sono de qualidade e melhorem não só sua saúde, mas o bem-estar como um todo”, ressalta Tiago Altenburg, Presidente da Altenburg. Com mais de 50 tipos diferentes de travesseiros, a Altenburg possui travesseiros para todos os tipos de pessoas e suas particularidades, e confia no poder transformador do sono com tecnologias inovadoras e sustentáveis na linha de produção. “Na hora de dormir, o travesseiro é item essencial para manter o corpo alinhado, evitando dores e desconfortos no corpo. Um travesseiro adequado distribui o peso, dá suporte, conforto, reduz problemas respiratórios e se adapta às necessidades de cada indivíduo. Por isso, ao escolher é importante considerar a posição de dormir, o material do travesseiro, a altura e a firmeza. Além disso, é importante também experimentar o produto antes de comprá-lo, para garantir que ele seja confortável e adequado para você”, explica Tiago.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
“Acreditamos que dormir bem é essencial e pode trazer diversos benefícios”

Phillipe Donato, Sócio fundador da Zen Sleep, observa que além da preocupação com a qualidade de vida, aumentou também a preocupação em relação aos produtos e os benefícios que eles propiciam. “Observamos um aumento significativo na procura por produtos de bem-estar e melhoria da qualidade do sono, especialmente durante e após os desafios trazidos pela pandemia recente. As pessoas estão mais conscientes da importância do autocuidado, equilíbrio e bem-estar e também mais exigentes em relação a qualidade e os benefícios que estes produtos entregam”. Para Phillipe, o turismo do sono é uma tendência fascinante e um reflexo claro da importância que as pessoas estão dando para a saúde, o bem-estar e um descanso de qualidade. Essa abordagem inovadora, focada na qualidade do sono e na necessidade que as pessoas possuem de fazer pausas para equilibrar a rotina agitada, é uma oportunidade incrível para o setor hoteleiro.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
Phillipe e Gabriela Donato, sócios fundadores da Zen Sleep
Publicidade
Clima ao Vivo

A tecnologia como aliada do bom sono

Os produtos da Zen Sleep são fruto do que há de mais inovador em tecnologia de bem-estar e sono, destacando-se os travesseiros com tecnologia de espuma Dynamic Cell. Essa tecnologia garante o máximo de conforto e uma adaptação perfeita do travesseiro ao corpo, promovendo uma postura correta e uma melhoria significativa na qualidade do sono.

A empresa desenvolveu a linha exclusiva Hotel Dreams Collection, que é uma coleção cuidadosamente desenvolvida para oferecer o que existe de melhor no mercado hoteleiro e elevar a experiência de sono dos hóspedes a outro patamar. “Além do conforto, qualidade e de todos os diferenciais que os travesseiros Zen Sleep possuem, trouxemos da Suíça com exclusividade para o Brasil a tecnologia antiviral e antibacteriana Sanitized AG. Essa inovação oferece proteção testada e comprovada contra vírus, bactérias, ácaros e odores indesejados, assegurando uma higiene e segurança incomparável aos hóspedes. Complementando esta solução, ofereceremos também kits personalizados para hotéis que incluem produtos como difusores de aromaterapia e máscaras de dormir, proporcionando uma experiência de descanso excepcional. Esta linha exclusiva reflete nossa visão de integrar conforto, segurança e bem-estar, estabelecendo novos padrões de qualidade no setor hoteleiro”, complementa Phillipe. “Há uma tendência crescente entre os hotéis, pousadas e resorts de investir em produtos e serviços que elevam a experiência dos hóspedes, especialmente em áreas relacionadas ao bem-estar e ao conforto ao dormir. Isso inclui desde a qualidade dos colchões, roupas de cama, travesseiros e até acessórios que ajudam a criar uma atmosfera de descanso relaxante. Os hotéis estão reconhecendo que uma boa noite de sono é um dos critérios mais valorizados pelos hóspedes, e estão buscando parcerias com marcas especializadas que possam contribuir significativamente nesta área como a Zen Sleep”, conclui Phillipe.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
A Zen Sleep desenvolveu a linha exclusiva Hotel Dreams Collection para elevar a experiência de sono dos hóspedes a outro patamar

Pensando em atender essa demanda do setor hoteleiro, a Hedrons também oferece uma linha completa de enxovais, que inclui travesseiros, capas protetoras para travesseiro e colchão, toalhas, edredons e cobertores em plush. A linha Hotel Hedrons foi especialmente desenvolvida para oferecer uma experiência memorável de conforto e descanso para os hóspedes. Para Renata Lanzana, Governanta executiva do Hotel Unique, uma cama confortável que “abraça” o hóspede faz toda a diferença na experiência do sono do cliente. “Nossos travesseiros e edredom são de pena e pluma, que em sua junção trazem o máximo de maciez possível, o encaixe é confortável pois se molda a qualquer posição. Para os hóspedes que são alérgicos a penas e plumas, há uma preparação especial com enxoval 100% sintético, além da higienização do colchão e itens de cama com o aspirador Hyla, que faz a limpeza e purificação que retém em quase 100% partículas causadoras de alergias. O hotel também oferece o serviço de abertura de cama que é feito entre 17h e 21h, uma arrumação que prepara o quarto para o hóspede dormir, deixando o ambiente com iluminação baixa, cortinas e black out fechados, chinelo ao lado da cama, além de água e um mimo do Chef na mesa de cabeceira para que ele possa apreciar antes de dormir, sempre de acordo com suas preferências e/ou restrições alimentares”, conta Renata.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
Renata Lanzana: “Uma cama confortável que “abraça” o hóspede faz toda a diferença na experiência do sono do cliente”

Fabíola Carezzato, Head de operações do Hotel Unique pontua que é notável o aumento da busca por um hotel em que se possa realmente relaxar e descansar. “Hoje, os clientes nos perguntam mais sobre o tamanho da cama, utilizam mais a academia e piscina e, mesmo quem vem a São Paulo a negócios, já nos passam suas preferências de travesseiros e preparamos o apartamento com o que melhor se adequa a seu gosto dentre as opções de nosso menu de travesseiros”, ressalta. Renata complementa destacando que o design e a decoração dos quartos do hotel também têm papel importante para proporcionar um ambiente agradável através de uma atmosfera “clean”. “A arrumação dos quartos é feita sempre de forma individual, respeitando as preferências dos hóspedes, que são previamente informadas via sistema de banco de dados e observadas pela equipe de arrumadores durante a prestação do serviço e que são mantidas durante toda sua hospedagem, garantindo assim um serviço consistente e de qualidade. Ter um serviço personalizado faz toda a diferença na experiência do cliente”, afirma.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
Fabíola Carezzato: “Hoje os clientes nos perguntam mais sobre o tamanho da cama, já nos passam suas preferências de travesseiros e preparamos o apartamento com o que melhor se adequa a seu gosto (Foto – Rodolfo Custódio)

Conforto, privacidade e exclusividade

Quem quer se desconectar do dia-a-dia, onde o ritmo frenético da vida moderna muitas vezes deixa pouco espaço para o descanso e a recuperação, muitas vezes procura por um refúgio para recarregar as energias. O Ponta dos Ganchos se destaca como um destino sinônimo de privacidade e tranquilidade, oferecendo apenas 25 espaçosos bangalôs, situados em uma área de 80 mil m² que oferece tranquilidade em meio a paisagens naturais. “Temos notado uma tendência crescente entre os hóspedes em relação à personalização de suas experiências de sono, incluindo solicitações específicas para troca de travesseiros e ajustes na configuração do quarto para atender às suas necessidades individuais de sono e bem-estar. Essa atenção aos detalhes e a busca por conforto personalizado refletem a importância crescente que os viajantes atribuem ao descanso e ao bem-estar durante suas viagens,” argumenta Júlio Jost. Além disso os meios de hospedagem têm investido em programas específicos voltados ao turismo do sono. “Recentemente, realizamos o Re-energize, um programa de bem-estar em parceria com a clínica Awake Health, que aconteceu no final de fevereiro. Esse programa incluiu diversas terapias, como sound healing e talk vibracional, além de sessões de yoga e um menu especial, elaborado para promover a saúde e o bem-estar integral dos participantes. Devido ao grande sucesso, já estamos nos organizando para realizar a segunda edição no segundo semestre deste ano. Além disso, temos uma parceria com a Sisley no nosso Spa, onde seguimos rigorosamente todos os protocolos da marca para proporcionar aos nossos hóspedes tratamentos de altíssima qualidade. Também estamos trabalhando em conjunto com uma nutricionista especializada, que está desenvolvendo novos cardápios focados em detox e desinflamação”, conclui Jost.

O Botanique Hotel Experience também está comprometido em oferecer uma experiência holística que promova o bem-estar físico e mental de seus hóspedes, proporcionando ambientes relaxantes e serviços personalizados. Além de colchões e travesseiros de alta qualidade, o hotel oferece opções de aromaterapia e produtos de cuidados pessoais relaxantes e serviços de concierge para ajudar os hóspedes a criar rotinas de sono saudáveis. “No turndown criamos a caixa do sono, onde nosso hóspede terá uma caixa com chás naturais, óleo relaxante, e um QR code com músicas relaxantes para meditação e relaxamento”, conta Paula Sales. Para o segundo semestre o Botanique pretende lançar um novo programa para atender a demanda de turismo do sono. “Será implementado um programa especial com tecnologia de monitoramento do sono na acomodação, e sistemas de iluminação e sonorização ajustáveis para criar ambientes relaxantes”, adianta Paula.

Turismo do Sono é um mercado em ascensão na hotelaria
Paula Sales: “No Botanique Hotel Experience será implementado um programa especial com tecnologia de monitoramento do sono na acomodação”

O Unique Garden disponibiliza uma experiência chamada Dream Blue, que inclui hospedagem com uma ambientação do quarto que propicia o relaxamento, uma massagem para casal na sala spa Caudalie e outros itens que compõem essa vivência orientada para descanso e bem-estar.

O turismo do sono não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma mudança significativa na forma como pensamos sobre viagens e bem-estar. À medida que mais destinos e acomodações se adaptam para atender a essa necessidade crescente, é esperado que o turismo do sono continue a crescer, oferecendo aos viajantes uma maneira única e transformadora de recarregar as energias e revitalizar o corpo, a mente e a alma.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA