Opinião

Respeito pelo Revenue Management por favor – Artigo de Rui Ventura

*Rui Silveira C. Ventura

 

Aqui estamos nós com o meu velho e bom, eu diria lucrativo Revenue Management, e digo velho porque eu nasci já iniciando essa prática na hotelaria enquanto nós no Brasil estamos engatinhando e ouvindo todo o tipo de barbaridade sobre ela. Os que leram minha apostila e fizeram meu curso já entenderam que nada é bem como parece e muito menos como se diz por aí. Só uma coisa é verdadeira, REVENEUE MANAGEMENT é o que há de melhor e mais sério em Gestão, e não só hoteleira. Como apregoam artigos como este, sobre um sistema inglês que está entrando no Brasil.

 

Começamos pela velha discussão que Revenue Manager é um cargo da cartilha os desavisados. Os operadores desses sistemas online são gestores de canais online na melhor das hipóteses. A maioria estaria “nu” sem um computador.

 

Depois não posso deixar de contestar o artigo onde ele diz:
 “Aqui, algumas redes já estão se conscientizando da importância deste trabalho e dando início a isso”, diz Giorgi, apontando que, para operar o sistema de RM, é necessário que o hotel conte com um profissional ou um colaborador da área de Vendas.”

 

Olhem abaixo porque Revenue management não é para todos e vejam o tamanho da incoerência nessa colocação do Sr. Giorgi.

 

Para operar um sistema de RM precisa ser um gestor de canais, e ter quem alimente o sistema. Um gerente geral de Hotel com a devida formação em Administração Hoteleira conhece RM é uma disciplina do curso, ela tem algumas peculiaridades, a saber:

Revenue Management Não É PARA TODOS

· Revenue Management é uma Cultura
· Revenue Management é uma filosofia de Gestão
· Revenue Management é estatística e matemática
· Revenue Management é uma prática diária e continua
· Revenue Management é muito analítico e pouco comercial
· Revenue Management é pragmatismo e assertividade

 

Onde foi mesmo que vimos a interação entre o homem de vendas da reportagem e o Revenue Management? Não tem. Notem precisamos dos Homens de Venda e dos de Marketing também, e muito. Mas eles não são e demorará para serem um Gerente Geral de Hotel de fato.

 

O que está acontecendo é que há vendedores de sistemas que até agora ninguém me provou que fosse um sistema de RM para hotelaria, que ficam dando palpites e dicas porque o capital investido é dos outros e eu não posso e não vou concordar com esse tipo de postura.
Revenue Management é uma cultura, é Gestão no seu mais alto nível é pragmatismo e assertividade, e não um sistema que vai dar certo. Não, ele é um sistema CARO e
que não vai dar certo se não tiver por trás um gestor que realmente saiba o que é Revenue Management.

 

Revenue Management é coisa séria. Então vamos tratá-la como tal, por favor.
Será que o Senhor que forneceu material para o artigo, saberia implantar um sistema desses se não tivesse a automação? Acho que não.

 

Embora eu tenha algumas divergências em certos pontos de vista com a Sr. Gabi a Gabriela Otto, é a pessoa de quem ouço falar em Revenue Management com mais respeito e porque não dizer conhecimento. Ela diz: “antes do sistema sofisticado e caro, faça um bom curso de Excel avançado e inicie”. Isto sim são palavras conscientes e são Dela. Dna Gabriela Parabéns.

 

Os comerciantes de softwares que me desculpem, mas já algum de vcs conseguiu multiplicar por seis a rentabilidade de um hotel em um ano sem o sistema? Eu já fiz mais do que isso e mais que uma vez. Vamos respeitar o REVENUE MANAGEMENT, acreditem senhores empresários a Ferramenta merece respeito. Mas precisa ser com dignidade, e aprendizado. Um sistema não vai mudar seu Hotel, só vai complicar sua vida em um primeiro momento, crie-se embasamento para o sistema. Isso requer conhecimento, e não está em nenhum software.

 

Acreditem é o Melhor sistema de gerenciamento hoteleiro que existe, principalmente se conjugado com o Yield Management, mas não há necessidade de sistemas a preços astronômicos todos podemos aprender e se adaptar ao que necessitamos.

 

Estaremos em São Paulo dias 8 e 9 de Março com nosso curso para que esta prática seja iniciada por quem desejar de forma consciente, consistente e sem custos astronômicos adicionais.

 

* Rui Silveira C. Ventura é Administrador hoteleiro, atuando em consultoria plena e muito forte em Revenue Management – Contato:  rui@ruiventura.com.br

 

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