Especial

Novas tecnologias digitais conquistam o mercado hoteleiro

As SmartTVs e os aplicativos para celulares e tablets são recursos cada vez mais utilizados pelos hotéis para se adequarem a nova geração de hóspedes que necessitam estar sempre conectados a internet e as redes sociais para trabalhar e se divertirem

A era das novas tecnologias trouxe novas tendências para o hmercado hoteleiro e, inclusive, reformulou o conceito da relação hóspede/hotel. Atualmente as pessoas querem funcionalidade e praticidade na busca de informações e na realização de certas tarefas, além de compartilhar as suas experiências pessoais ou profissionais, negativas ou positivas, onde quer que esteja, com milhares de internautas, comunicando assim a uma escala global. Com isso, as redes hoteleiras precisam se adaptar e modernizar a estes novos consumidores oferecendo serviços que atendam as suas exigências e necessidades e visando também a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas.

Muitos hotéis, cientes deste novo nicho de mercado estão investindo em apartamentos e ambientes mais modernos, que ofereçam os mais diversos tipos de equipamentos tecnológicos aos hóspedes, como as SmartTVs, aplicativos para tablets e smartphones onde podem ser realizados com apenas um “clique”, reservas, check-in e check-out, ou até mesmo a consulta do menu ou carta de vinhos em qualquer lugar. Outra novidade no mercado são os apartamentos com conceito high tech que oferecem todo “aparato tecnológico” possível ao hóspede, como internet wireless grátis, dock station para Ipod, SmartTV, mesa para notebook e acesso a TV a cabo.

As SmartTVs é como são chamados os novos aparelhos que integram TV com Internet, e as suas principais características que a diferem dos televisores normais, é que são equipadas com wi-fi, dão suporte a aplicativos como browsers (Firefox), acesso a jogos virtuais e as redes sociais, como o Facebook, Twitter, Orkut e Youtube, além de oferecer ao hóspede a possibilidade de realizar compras via internet, e de interagir ao mesmo tempo com o seu programa preferido de televisão. Cada fabricante deste tipo de televisor, oferece ainda uma série de possibilidades de interação com outros equipamentos como smartphones e controle remoto inteligentes, fazer stream de vídeo da Internet para televisão, ou seja, oferecendo um mix de informações e funcionalidades.

Já os aplicativos para smartphones e tablets são softwares desenvolvidos com o objetivo de facilitar o desempenho de atividades práticas do consumidor nos telefones móveis. Eles são um atrativo a mais nos smartphones, pois servem tanto para facilitar a vida ou para puro divertimento. Podem ser divididos em várias categorias, como por exemplo, aplicativos de entretenimento (música, fotos, jogos virtuais, vídeos, redes sociais), no caso da hotelaria, podem ser utilizados para realização de reservas, check-in ou check-out, ou até mesmo fazer um tour virtual pelo empreendimento. Os aplicativos são gratuitos ou pagos e podem ser usados quando você estiver conectado ou não à internet (offline). Para tê-los, você pode fazer download através dos próprios aparelhos ou no site da empresa de sistema operacional (Symbiam. Android, App Store (Iphone) e Blackberry). Além disso, alguns sites de redes hoteleiras disponibilizam estes aplicativos, para os usuários poderem navegar pelo seu portal através dos smartphones e tablets, e proporcionando um uso mais rápido e agradável para o hóspede.

Hotéis se adequam a nova era da informação

O hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, pertencente à rede hoteleira francesa Accor, inaugurado há aproximadamente quatro meses, na capital paulista, está atento a nova realidade do mercado e inova introduzindo o conceito “Get Closer”, que traz como grande diferencial recursos tecnológicos empregados nos seus serviços, visando o conforto, bem estar, praticidade e conectividade de seus hóspedes. Este serviço está presente em todos os ambientes, logo na entrada do lobby dois computadores estão posicionados estrategicamente para que o visitante possa acessar a internet.

De acordo com o Gerente geral do empreendimento, Carlos Bernardo, este conceito “Get Closer” significa ficar mais próximo dos hóspedes. “Esses novos equipamentos tecnológicos dão este retorno sem termos que sentar em uma escrivaninha. Ficamos próximos ao cliente sem nos tornarmos invasivos”, frisa Bernardo.

Nos apartamentos do hotel Pullman São Paulo Ibirapuera os hóspedes tem a sua disposição internet wi-fi gratuito, dock estation que permite a conexão de sistemas com entradas USB e Ipod’s, além das SmartTVs que está presentes nas UHs do 11º andar do empreendimento, que oferecem acesso de forma descomplicada, a compra de filmes, consulta de voos nacionais e internacionais, redes sociais e uma maior interação com os programas de TV. “Já notamos que as pessoas que utilizam o sistema (SmartTVs) ficam fascinados, já que logo que entram no apartamento a TV mostra o nome daquele hóspede, e é possível alugar filmes e assistir ali mesmo, consultar o Climatempo, agendas culturais da cidade, cardápio do dia do restaurante do hotel, entre outros”, ressalta o Gerente do hotel Pullman.

Bernardo ainda destaca o que foi levado em consideração na escolha deste equipamento para serem incluídos nos apartamentos é a facilidade e o conforto que proporcionam aos nossos clientes em questão de tecnologia e disponibilidade de informações em tempo real. “O serviço da SmartTV é exclusivo, um diferencial de maior qualidade, frente a outros equipamentos e acredito que são uma grande tendência para o segmento hoteleiro. Atualmente estes televisores estão implantadas nos apartamentos do 11º andar do hotel. Estudamos introduzi-las em todos os outros andares. Fora isso, já utilizamos tablets no restaurante It, televisores de LCD para identificar as salas do hotel, dois terminais de acesso a internet logo na entrada, sistema wi-fi em todo o edifício, entre outros”, conclui o executivo.

Outra unidade da Accor que passou recentemente por uma ampla modernização e incorporou muita tecnologia em seus apartamentos foi o Mercure Pamplona que fica no bairro dos Jardins na cidade de São Paulo. O novo conceito adotado nos apartamentos privilegia o conforto e a comodidade dos hóspedes. As peças de iluminação foram escolhidas para aliar o fator estético ao desempenho de consumo das lâmpadas de alta tecnologia que são mais econômica e com vida útil mais longa. Uma das comodidades encontradas no apartamento é uma ampla mesa de trabalho atrás da cabeceira da cama, que permite ao hóspede acessar o notebook e assistir o conteúdo na TV de LCD, assim como navegar na internet em alta velocidade em wi-fi ou mesmo fazer uma leitura na cama com a iluminação em leds.

A rede InterCity possui como um grande diferencial competitivo muita tecnologia agregada em suas unidades e utiliza a palavra hotéis inteligentes em sua logomarca. E para assegurar que suas unidads continuem cada vez mais inteligentes, a InterCity pretende implantar as SmartTVs em suas unidades. “Temos a instalação de pilotos agendada para um de nossos hotéis em São Paulo. Mediante o feedback dos hóspedes e nossa avaliação sobre o funcionamento, a ideia é ampliar para os demais empreendimentos da Rede. Hoje a internet é um serviço gratuito nos hotéis da InterCity e investimos constantemente na ampliação de sua capacidade, pois a necessidade por velocidade e conectividade está sempre em evolução. Acreditamos que as SmarTVs são uma solução alinhada com esta necessidade crescente de conectividade dos clientes”, frisa o Gerente de Marketing Corporativo da Rede, Marcelo Marinho.

Marinho destaca que a escolha deste equipamento para Rede foi baseada na sua capacidade, referências, praticidade e usabilidade. “Acredito que as SmartTVs são uma tendência, como outros recursos que ainda estão entrando no mercado brasileiro, relacionados à automação do serviço no apartamento”, acrescenta o gerente da Rede Intercity.

Segundo ele, as novidades da Rede para os próximos anos são no investimento em redes sociais, sendo que recentemente foi lançado o blog ‘soltandoagravata.com.br’, além de um novo portal institucional com vídeos dos apartamentos e ferramenta de comentários. “O Portal Inteligente, foi criado para atender especificamente clientes corporativos, de forma mais rápida, segura e prática, pode ser acessado através  do http://www.intercityhoteis.com.br/vantagens, onde o público encontra vantagens como as melhores tarifas públicas disponíveis do dia – Tarifa BAR (Best Available Rate)”, frisa o executivo.

Já o Lake Villas Charm Hotel, localizado em Amparo (SP), está oferecendo uma novidade tecnológica exclusiva aos clientes. O cardápio e carta de vinhos podem ser consultados via tablets, em qualquer lugar do empreendimento pelos hóspedes, e isto é possível através de um aplicativo, desenvolvido por uma empresa localizada no interior de São Paulo, que desenvolve estas plataformas para Ipad e Iphone. “Além de o nosso chef personalizar o cardápio de cada hóspede (o cardápio é gerenciado online através de um portal, que esta empresa criou especialmente para o Lake Villas), ele é feito sob medida ao tipo de alimento que o hóspede escolheu para sua estada. É importante lembrar que quem faz o cardápio diariamente é o nosso chef. Este controle e versatilidade é que faz a grande diferença e que nos foi sugerido pela empresa que desenvolveu o software. O Cardápio mutante é um show quando apresentado ao hóspede. Ele se sente completamente mimado e com isso estamos dentro de nossa filosofia”, afirma a Diretora de Marketing do empreendimento, Gabriela Achacar.

Segundo ela, o que foi levado em consideração na escolha deste tipo de tecnologia foi a sua funcionalidade, praticidade e confiabilidade. “Para aplicação deste formato de cardápio foi necessário uma reformulação total no sistema de dados que percorre toda a propriedade e, como ela tem 4 milhões de m², foi necessário um investimento de aproximadamente R$ 180mil, sem considerar o custo do software. O aplicativo foi inteiramente concebido também levando em consideração os aspectos do hotel e seu exigente público alvo. Depois de atualizado, o aplicativo é completamente independente de internet ou de uma rede local, o que torna seu uso rápido, pois todo seu conteúdo fica gravado no Ipad.  Desta forma os hóspedes poderão usar o aplicativo mesmo se estiverem na área mais remota do hotel”, explica Gabriela.

A executiva ainda ressalta que a utilização destes aplicativos é sem dúvida uma tendência para a hotelaria de Luxo e de exclusividade. “Estamos com inúmeras ideias a serem implementadas e estamos organizando-as em ordem de prioridade para sempre inovar e trazer mais conforto ao nosso cliente.  No momento, estamos aprimorando a ferramenta de navegação com a possibilidade de traçar rotas para deslocamento na propriedade, sempre partindo de onde o hóspede se encontra. As próximas novidades incluem um passeio virtual em 360 graus totalmente interativo pelas áreas do hotel, previsão do tempo e até solicitação de room service e amenidades diretamente do Ipad sem a necessidade de usar o telefone”,  acrescenta a diretora do hotel.

Paralelamente ao desenvolvimento dos novos aplicativos para Ipad, Gabriela cita também, que estão investindo na estrutura do hotel, aprimorando as instalações e criando novas atrações para o hóspede, como a pista de cooper ao redor do lago principal e por entre árvores centenárias, onde estão sendo gastos R$ 250 mil.

Outro grupo hoteleiro que está investindo em aplicativos para smartphones e tablets é o THG – Transamérica Hospitality Group, implantando o Sistema de Gestão Hoteleiro Photon. Trata-se de uma sofisticada ferramenta que vai da reserva até o pagamento, permitindo que o hóspede realize todas essas ações com total segurança e praticidade. A unidade do Transamérica Faria Lima, na capital paulista, será a precursora neste mês de novembro a implantar este sistema. “O Photon é fruto de um investimento de cerca de R$ 2 milhões que fizemos nos últimos quatro anos, pois os sistemas de gerenciamentos disponíveis no mercado não atendiam nossa necessidade. Como fazemos parte de um conglomerado financeiro que preza muito por segurança e agilidade nas informações, desenvolvemos este sistema próprio e inovador, de simples manuseio, que permite um auto atendimento de nossos hóspedes desde a reserva até o pagamento do check-out”, destacou Heber Garrido, Diretor da THG.

Segundo ele, a expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2012 todas as atuais 22 unidades da THG já tenham implantado este sistema. “Os hóspedes passarão a contar com uma nova praticidade, além de fazer a reserva online pela internet, poderá efetuar o check-in, consultar despesas e realizar check-out. Além disto, o hóspede pode fazer todas essas ações do seu próprio Ipad, por meio de Ipads disponíveis na recepção ou utilizando o seu Smartphone ou tablet com sistema operacional Android na versão web do aplicativo”, destacou Manuel Camargo da equipe de tecnologia e informação da THG, que desenvolveu este sistema.

Camargo destaca que além da segurança e comodidade que este sistema possibilita aos hóspedes, ainda é possível escolher as acomodações disponíveis em uma planta virtual do empreendimento. “O Photon agiliza o check-in, bastando ao hóspede se apresentar no balcão da recepção para retirar a sua chave. Por meio de um localizador, como um número de reserva ou CPF, o Transamérica Self gera uma chave virtual chamada “PIN”, que permitirá também sua identificação em diferentes situações durante sua estada; como telefonia, frigobar, acesso à internet e demais serviços do hotel. Dotado de um sistema próprio de TEF — Transferência Eletrônica de Fundos, o Transamérica Self oferece um ambiente seguro para a troca de dados de cartão de crédito, possibilitando que o hóspede realize seu pagamento no quarto, ou até mesmo de forma remota, a partir da empresa. No momento de check-out, com o pagamento confirmado pelo cartão, a nota é automaticamente impressa no balcão da recepção para que o hóspede apenas a retire. Nas cidades em que há a emissão de nota fiscal eletrônica, esta é enviada para o e-mail informado na reserva”, conclui  Camargo.

A rede de hotéis Deville também está investindo fortemente em modernizar os seus empreendimentos para atender os hóspedes que não ficam longe da internet e redes sociais, e são acostumados a fazerem múltiplas atividades ao mesmo tempo. A unidade que adotou este conceito Geek ou multifuncional, visando à geração Y é o Deville Porto Alegre Aeroporto, localizado na capital gaúcha, que investe em redes wi-fi e TVs LCDs de 32’ com conexão para laptop, piso de madeira e luzes diferenciadas nos novos apartamentos, que valorizam a funcionalidade, tecnologia e a convergência digital. ”Os apartamentos Geek atestam nossa determinação em adequar os hotéis às necessidades dos hóspedes, num mundo em permanente transformação”, frisa o Gerente geral do Deville Porto Alegre Aeroporto, Nelson Garcia.

Segundo ele o conceito de apartamento Geek surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa realizada pela Rede em 2010 junto à “focus groups”. “Este estudo nos mostrou que os hóspedes da geração Y permanecem mais tempo no apartamento, tanto trabalhando quanto acessando redes sociais, assistindo a vídeos, baixando músicas, jogando, etc. Assim, ficou claro para nós que os novos apartamentos precisariam ser equipados adequadamente. Trata-se de uma questão de alinhamento às tendências de mercado que são irreversíveis”, salientou Garcia.

O Gerente ainda ressalta que os apartamentos Geek são uma grande tendência de mercado para hotelaria, assim como foram a TV colorida e por assinatura, o secador de cabelos, o mini bar e outras facilidades que foram sendo incorporados nos hotéis ao longo dos anos. “Vamos dar continuidade ao plano de expansão e investimento da Rede, para que os hotéis estejam sempre na vanguarda tecnológica”, conclui o executivo.

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