Especial

Hotéis promovem ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

Seja através de ações de consciência junto aos hóspedes, implantação de projetos de sustentabilidade, visitas a parques, plantio de árvores e ou distribuição de sementes, vários hotéis no Brasil maçaram este dia em seu calendário

No último dia 5 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e  vários hotéis do Brasil pegaram uma ‘carona’ neste dia para promover ações de consciência ambiental ou mesmo para reforçarem a marca e imagem atrelada a empresa parceira do meio ambiente. Hoje em dia a palavra meio ambiente está na moda e muitos hotéis possuem consciência disto, pois eles são cobrados pelos hóspedes. Muitos estrangeiros antes de efetuarem uma reserva num hotel no Brasil, principalmente os que estão localizados em santuários ecológicos ou áreas de preservação ambiental, procuram saber primeiramente o que eles fazem com o lixo. Se ele é reciclado, incluindo resíduos orgânicos, se o óleo utilizado na cozinha é jogado dentro da pia ou doado a uma instituição que recicla, como se dá o tratamento de esgoto, a redução do consumo e reaproveitamento d´água, assim como de fontes alternativas de energia, como a solar ou mesmo eólica. Aos poucos os brasileiros estão tomando esta consciência e belas fotos em folders e sites de piscinas, apartamentos ou buffets fartos nos restaurantes já não são mais fatores decisivos na escolha de um meio de hospedagem.
Seja através de ações de consciência junto aos hóspedes, implantação de projetos de sustentabilidade, visitas a parques, plantio de árvores e ou distribuição de sementes, vários hotéis no Brasil maçaram este dia. O Breezes Costa do Sauípe na Bahia, administrado pelo grupo SuperClubs, em parceria com a empresa Vitória Paisagismo, plantou dezenas de árvores da espécie Aruera nos jardins do resort. O ato, que pontua os dez anos de compromisso ambiental com a região, celebrou o Dia do Meio Ambiente, e todos os hóspedes foram convidados a participar deste plantio das árvores. Até mesmo as crianças contribuíram e elas ainda receberam sementes de alimentos que são cultivadas no resort, como batata e feijão. Além desta ação simbólica, o Breezes Bahia preparou uma programação especial, como parte dos eventos em comemoração a sua primeira década no Brasil, como: caminhada ecológica e recolhimento de lixo inorgânico das áreas naturais, seguida de palestra sobre o meio ambiente na área da piscina, assim como oficinas de PET e Papel.
O Hilton São Paulo Morumbi aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente para lançar o novo projeto na área de sustentabilidade de compensação de emissão de gases do efeito estufa produzidos durante os eventos realizados no hotel. Com o uso de uma ferramenta inédita, denominada Meeting Calculator, o responsável pelo evento pode adquirir créditos de carbono de hidrelétrica localizada em Santa Catarina. O Meeting Calculator faz parte do LightStay, sistema de medição sustentável utilizado pelos hotéis Hilton em todo mundo, que permite calcular o impacto ecológico dos eventos realizados nas dependências do hotel. Baseada em padrões internacionais, a ferramenta avalia a média de emissão de CO2 para cada variável envolvida no evento: transporte, alimentação, hospedagem, entre outros. A partir deste cálculo é feita uma estimativa da emissão de dióxido de carbono e o responsável pelo evento pode adquirir créditos de carbono da Hidrelétrica Rossi, localizada no município de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, neutralizando o impacto das emissões produzidas pelo evento. Para a implementação deste projeto, o hotel conta com a consultoria da EcoAct, empresa especializada em projetos para o combate ao aquecimento global, destinados a organizações que buscam maior sintonia com as questões ambientais e redução das emissões de gases de efeito estufa. 
O LightStay é um sistema exclusivo da Hilton Worldwide que mede o consumo de energia, água e lixo e as emissões de dióxido de carbono nos hotéis da rede em todo o mundo. Em 2009 o sistema foi testado e os resultados são surpreendentes: as 1.300 unidades hoteleiras da rede que participaram do projeto piloto conservaram energia suficiente para iluminar 5.700 casas por um ano, economizaram água suficiente para encher mais de 650 piscinas olímpicas e reduziram a emissão de gás carbônico como se tivessem retirado de circulação 34.865 carros. Além de reduzir o impacto ambiental, as ações resultaram em uma economia de água e energia para a rede Hilton de mais de U$29 milhões. “A rede Hilton está presente em 81 países e possui mais de 3500 hotéis. Temos consciência de que atingimos milhares de pessoas de diferentes comunidades e, por isso, é extremamente relevante uma iniciativa como essa. Se cada um fizer a sua parte certamente podemos atingir resultados surpreendentes na área da sustentabilidade”, ressalta Patrício Alvarez, Gerente Geral do Hilton São Paulo Morumbi.

Ações de preservação
O Aguativa Golf Resort, que fica no município paranaense de Cornélio Procópio, promoveu com a participação dos colaboradores, uma ação de plantio de árvores numa área verde de mais de 1,5 milhão de m² em que desenvolve uma série de ações de preservação que integram o plano de crescimento sustentável do empreendimento. Um representante de cada setor plantou a sua muda e deixou ao lado uma plaquinha de identificação, com o seu nome e o da espécie, registrando sua marca na paisagem do Aguativa. Depois disso, todos se reuniram para o plantio de uma árvore em conjunto, representando a Equipe Ativa 2010 e a importância do trabalho coletivo. “Trata-se de uma ação simbólica para reforçar junto à nossa equipe de profissionais a missão do Aguativa, que inclui promover a integração com a natureza”, explica Thaís Berbert, Gerente comercial do Resort.
Pelo segundo ano consecutivo, o Sheraton Barra Hotel & Suítes conscientizou turistas e cariocas em geral no Dia Internacional do Meio Ambiente, através de uma parceria com a empresa Rizoma Plantas e Paisagismo, em que foram distribuídas 150 mudas das mais variadas espécies da Mata Atlântica. “As mudas foram entregues às pessoas que estavam passeando pela orla da praia da Barra da Tijuca, no quiosque que fica em frente ao Sheraton Barra, e também para os funcionários do hotel, acompanhadas por um cartão com a frase “Preservando o presente e garantindo o futuro”.   “A iniciativa fará com que os moradores da cidade e os turistas que nos visitam pensem um pouco mais no meio ambiente que deve ser lembrado por todos, todos os dias. Se cada pessoa, entidade ou empresa fizer um pouco será muito daqui a alguns anos. As plantas são um símbolo, uma semente para a conscientização de um mundo melhor – analisa Ana Cláudia Nery, Diretora de vendas & marketing do Sheraton Barra.

Ação no Dia Internacional da Biodiversidade
A Sol Meliá comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade no dia 22 de maio, com uma visita ao Parque Estadual da Cantareira, organizada pelo Comitê de Sustentabilidade Corporativo. A comemoração contou com a participação dos colaboradores representantes de Sustentabilidade dos hotéis da rede em São Paulo e Campinas. Além da visita ao parque, os hotéis entregaram aos hóspedes, um mini envelope com sementes de uma árvore brasileira, que será entregue juntamente com uma carta do Presidente da Sol Meliá Hotels & Resorts, Gabriel Escarrer. Já no Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, a Sol Meliá doou R$ 10,00 por apartamento ocupado nesta data, em prol dos projetos de conservação ambiental do WWF-Brasil. Além da doação da Companhia, os hóspedes foram convidados a doarem R$ 10,00 como contribuição. A cada doação, o cliente recebia um pin/broche do WWF-Brasil como lembrança. A comemoração contou com a participação de todos os hotéis da rede Sol Meliá Brasil presentes em São Paulo, Brasília, Campinas e Angra dos Reis.
O hotel InterContinental São Paulo comemorou o Dia do Meio Ambiente com a campanha “Papel transformado em planta novamente”. Foram distribuídos para hóspedes e clientes mais de 500 marcadores de livros confeccionados em papel-semente, que possui sementes de cravo que podem ser plantadas em terra úmida. “A idéia é a de manter o ciclo da natureza. A semente se transforma em árvore, depois em papel e em semente novamente. A rede IHG se orgulha em ser uma empresa que incentiva a responsabilidade social e ambiental”, diz Daniela Pereira, Diretora de vendas e marketing da rede IHG. O hotel também preparou campanha para sensibilizar funcionários, com informativos diários que foram distribuídos via e-mail durante toda a semana. Os temas foram conservação do meio ambiente, dicas de economia, informações sobre consumo de energia, água, produção de resíduos, consumo consciente e biodiversidade no Brasil.

Campanhas educativas
O Rio Quente Resorts realiza sua Semana do Meio Ambiente oficinas de aproveitamento de alimentos e de economia de energia em aparelhos domésticos; campanha contra o  desperdício de alimentos; palestra sobre a origem das águas quentes; concurso da foto de paisagem mais bonita, além de brincadeiras e atrações culturais. Vários convidados de renome nacional ministraram, palestras e workshops no 1º Simpósio de Sustentabilidade Rio Quente Resorts. O encontro teve o objetivo de criar oportunidades de troca de experiências, incentivar o diálogo e inserir no mapa estratégico do complexo a cultura da sustentabilidade corporativa. Foram discutidos assuntos sobre meio ambiente, economia e a sociedade e a responsabilidade social. “Nosso produto é a natureza, a água. O rio quente nasce praticamente dentro do nosso complexo e, segue mais 9 km na região. Em função disso, desenvolvemos durante todo o ano ações de conscientização e responsabilidade social. Enxergamos que a sustentabilidade é um dos pilares de sustentação da empresa. Por isso, ações sócio-ambientais fazem parte da gestão estratégica da organização”, declara o Diretor de marketing e vendas Manoel Carlos Cardoso. 

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA