Mercado

Allia Hotels registra aumento nas vendas online

As vendas online têm sido cada vez mais frequentes entre os consumidores brasileiros. Um levantamento da E-bit – empresa especializada em informações do comércio eletrônico – aponta que apenas no período de 15 de novembro a 24 de dezembro de 2014, o varejo online nacional movimentou R$ 5,9 bilhões, um crescimento de 37% em relação ao ano anterior.

Acompanhando este crescimento nos últimos anos, a rede Allia Hotels registrou aumento nas vendas através deste segmento, com acréscimo de 11% pelos hotéis da Plaza Inn. O mercado de OTAs (Online Travel Agencies, ou agência de viagens online, em português) acompanha o crescimento deste setor e no último ano alcançou um aumento de 10% quando comparado a 2013, segundo o Boletim de Desempenho Econômico de Turismo do Ministério do Turismo.

De acordo com Lara Vilela, responsável pela Central de Vendas Eletrônicas da Plaza Inn, um dos fatores para esse crescimento é a facilidade que as OTAS oferecem. “As agências de viagens online reúnem em um único site, informações sobre o hotel, avaliações de outras pessoas que já se hospedaram no local, paridade de preços nos canais eletrônicos e no site próprio, condições de pagamento, entre outras opções”, completa.


As vendas eletrônicas da Plaza Inn são feitas por meio de parcerias com as OTAS que são administradas e atualizadas diariamente pelo departamento de vendas eletrônicas da rede. É realizado um mapeamento de tarifas, abertura ou fechamento de disponibilidade conforme ocupação e descontos especiais, fornecendo às OTAs novas informações sobre os hotéis diariamente.


A rede acredita que em 2015 o número tende a crescer. “Nossa meta é aproveitar este novo comportamento, atingindo inclusive o público baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) que atualmente representa 33% dos consumidores que utilizam o meio eletrônicos para compra”, destaca a responsável pela Central de Vendas Eletrônicas.

Na rede Bristol as vendas eletrônicas são gerenciadas pelo setor de RM, que utiliza um sistema de gerenciamento de canais (Channel Manager), um sistema que distribui diariamente as tarifas para as OTAS. “Trabalhamos com agências de viagens nacionais e internacionais, todas monitoradas pelo sistema que nos informa a quantidade quartos disponíveis online, maior demanda para algum período na cidade, tarifas dos principais concorrentes entre outras”, disse Leandro Louzada, responsável por vendas eletrônicas, da Bristol.


Segundo Louzada, as vendas online representaram cerca de 15% do faturamento bruto nos hotéis da Bristol. O percentual tem aumentado nos últimos anos o que caracteriza uma mudança de comportamento dos hóspedes. 

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