Geração Millennials amam os cruzeiros marítimos

Pesquisa da CLIA identificou que os membros da geração X e os millennials aderiram às viagens em alto-mar

Artigo de Ricardo Amaral* – De acordo com o relatório de 2023 sobre o estado da indústria de cruzeiros da CLIA – Cruise Lines International Association, uma tendência interessante está se formando. Enquanto indivíduos com mais de 60 anos ainda constituem uma parcela significativa dos cruzeiristas, os membros da geração X e os millennials aderiram às viagens em alto-mar, algo que não se verificava anos atrás, principalmente em relação à geração dos nascidos entre 1981 e 1995.

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O público de pessoas com idade entre 20 e 59 anos agora representa mais de 50% daqueles a bordo dos navios de cruzeiro. O relatório destaca os millennials como a força motriz para a alavancagem ainda maior desta modalidade de viagem, com 88% expressando entusiasmo em fazer outro cruzeiro nos próximos anos. A geração X segue de perto e 86% deles expressam a mesma vontade. Além disso, há um aumento de interesse entre os que nunca fizeram cruzeiros antes – 73% dos consultados da geração X consideram realizar o seu primeiro em breve e, entre os millennials, o nível de interesse é de 77%.

Geração Millennials amam os cruzeiros marítimos
Três dos navios da frota da Regent Seven Seas: Mariner, Voyager e Navigator (foto divulgação)
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As redes sociais desempenham um papel crucial tanto na identificação dessa tendência quanto no impulso do aumento do interesse por cruzeiros. Plataformas como Pinterest testemunharam um aumento significativo nas buscas por “vibes de cruzeiro” e “cruzeiros de luxo” entre usuários com idades de 18 a 24 anos, o que demonstra o interesse também da Geração Z.  No TikTok, vídeos com a hashtag #cruisetok acumularam mais de um bilhão de visualizações, mostrando a imensa popularidade e impacto deste conteúdo.

Vale ressaltar que as companhias de cruzeiro se ajustaram rapidamente às preferências de seu público mais jovem. Por exemplo, a Celebrity Cruises recrutou a expertise de Gwyneth Paltrow e Nate Berkus para criar experiências de saúde, bem-estar e design a bordo de seus navios. Já a Royal Caribbean introduziu “The Mason Jar”, uma cafeteria que serve brunch, evocando o estereótipo “artesanal hipster” endereçado aos millennials.

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Além disso, cruzeiros mais curtos, que oferecem acessibilidade e conveniência, ganharam imensa popularidade, permitindo que profissionais mais jovens, com horários flexíveis, aproveitem sua capacidade de trabalhar de qualquer lugar. E estes jovens são sobretudo os millennials – 84% deles dizem que o trabalho remoto é importante em comparação com 66% da geração Z, 75% da geração X e 68% dos baby boomers. Desta forma, eles têm aproveitado a oportunidade de reservar cruzeiros durante períodos fora do pico e desfrutar uma “workcation” no mar.

Vista a disposição e o interesse dos millenials por cruzeiros, a tendência é que as companhias se adaptem cada vez mais para atender aos seus desejos. De viagens mais curtas ao melhor wi-fi a bordo, a indústria tem abraçado essa geração que em pouco tempo se tornará seu principal público.

*Ricardo Amaral é CEO da R11 Travel.

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