DestinoÚltimas Notícias

Cidades do Circuito do Ouro integram nova rota turística de MG

A Rota das Artes evidencia ainda mais as experiências artísticas de um dos principais roteiros do Estado

Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil nos últimos 12 meses, com alta de 12,6%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado está ligado a diferentes ações do Governo de Minas, entre elas o fortalecimento de importantes regiões turísticas, como o Circuito do Ouro e a criação de novos itinerários temáticos, como a Rota das Artes.

Publicidade
Harus

A região marcada pela época do ciclo do ouro já explora e divulga seus atrativos histórico-culturais há pelo menos 24 anos, especialmente no roteiro “Entre Cenários da História”, que agrupa os municípios de Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. Agora, estas cidades também estão inseridas na Rota das Artes, aumentando o potencial turístico de cada uma e conectando o Circuito do Ouro às experiências de outras importantes regiões, como Circuito da Liberdade e Destino Veredas.

A Diretora-executiva do Circuito do Ouro, Márcia Martins, diz que as experiências apresentadas na Rota das Artes já eram trabalhadas pelo Circuito dentro do roteiro Entre Cenários. “Além disso, trabalhamos a rota histórico-cultural e a rota ecológica, incentivando um consumo diferente dentro deste recorte. Com a nova proposta do Estado, conseguiremos incentivar estas atividades turísticas de forma mais conectada aos demais destinos”, afirma.

Cidades do Circuito do Ouro integram nova rota turística de MG
Ateliê Edney do Carmo, em Mariana – Edu Viero.
Publicidade
Clima ao Vivo

Rota das Artes

Ao todo, são oito municípios e 16 experiências sugeridas aos visitantes que decidem explorar a Rota das Artes, lançada em abril deste ano. O passeio começa no coração de Belo Horizonte, no Circuito Liberdade, conhecendo o Palácio da Liberdade e o Museu de Minas e Metal, experiências gratuitas que já dão uma bela amostra da importância da arte para o Estado.

Seguindo em direção ao interior, o turista entra no Destino Veredas onde mais vivências artísticas o aguardam nas cidades de Brumadinho, São Joaquim de Bicas e Igarapé. Por lá está, o maior museu a céu aberto da América Latina, o Instituto Inhotim; e experiências como brunch em meio a plantações de lavanda, arte em cerâmica e degustações com o melhor da cozinha mineira.

O roteiro então segue para a etapa do Circuito do Ouro da Rota das Artes, que inicia em Congonhas. Na cidade está a obra prima de Aleijadinho, no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, e também o Museu de Congonhas. As outras experiências artísticas na região são na Cerâmica Saramenha (em Ouro Branco), Ateliê Edney do Carmo (em Mariana) e no Restaurante Sebastião (em Ouro Preto).

Ao reunir estas três importantes regiões turísticas, todos se fortalecem. Tanto empresários destes destinos como os visitantes, que dispõem de mais informações sobre o que há de melhor em cada município. “No Circuito do Ouro, a Rota das Artes valoriza o trabalho dos artistas e incentiva o empreendedorismo”, completa Márcia.

Cidades do Circuito do Ouro integram nova rota turística de MG
Cidade de Mariana, Minas Gerais – Divulgação.
Publicidade
Desbravador

Circuito do Ouro

No total são 17 municípios com grande proximidade geográfica, semelhanças históricas e culturais promovidos através das ações do Circuito do Ouro. A cidade mais distante de Belo Horizonte está apenas a cerca de 170 quilômetros da capital mineira. A região é um prato cheio nos segmentos gastronômico, artístico, religioso, de aventura e de natureza e está dividido em quatro roteiros temáticos.

A segmentação facilita a busca de informações e guia visitantes em atrações e experiências que atendem todas as idades, interesses e durante o ano inteiro. Além do já mencionado “Entre Cenários da História”, que agrupa os municípios que foram palco da história de Minas Gerais, o circuito conta com os roteiros “Entre Serras da Piedade ao Caraça”, “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” e “Entre Ruralidades e Personalidades”.

Publicidade
Anuncie conosco

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA