MercadoÚltimas Notícias

Minas Gerais lidera crescimento turístico no País

Com desempenho de 14,1%, estado tem o melhor crescimento nos últimos 12 meses

O Estado de Minas Gerais inicia o ano de 2024 com bom desempenho no volume de atividade turística, conforme análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG. Com um aumento de 1,1% em relação ao mês de dezembro, o estado mineiro registra o segundo mês consecutivo de crescimento. O desempenho do período pode ser atribuído a temporada de férias, que tende a aquecer o mercado turístico, levando a população a viajar e aproveitar atrações culturais. Com o clima mais quente, aumentam também as visitas a clubes, cachoeiras e parques.

Publicidade
Fispal

Em janeiro, a circulação de passageiros no principal aeroporto do estado foi de quase 700 mil pessoas, um aumento de 4,9% superior a dezembro do ano anterior. Além disso, o estado contou com um aumento do número de estrangeiros visitando o território mineiro, totalizando 3.517, um incremento de 12% em relação a dezembro do ano anterior e de 35,4% em relação a janeiro de 2023, totalizando 3.139 e 2.597 pessoas estrangeiras, respectivamente.

Para Gilson Machado, Economista da Fecomércio MG, “a melhora do contexto econômico – inflação desacelerando, queda na taxa básica de juros, investimentos no turismo e o aumento das pessoas no mercado de trabalho -, contribui para o aumento da confiança dos consumidores, refletindo em aumento do consumo de atividades relacionadas ao turismo de lazer”, diz.

No desempenho anual da atividade turística, Minas Gerais registrou um avanço de 10,1% em relação a janeiro de 2023, apresentando o melhor desempenho em comparação com as demais Unidades da Federação. Seguidos do estado mineiro, tivemos Pernambuco com 5,2%, Rio de Janeiro com 4,3%, Santa Catarina com 3% e Paraná com 2,8%. Por outro lado, o Distrito Federal desacelerou em 8,7%, seguido do Espírito Santo e Goiás, ambos com queda na atividade de 8,2%. Enquanto isso, o indicador nacional teve um crescimento tímido, com uma aceleração de 0,5%.

Minas Gerais lidera crescimento turístico no País
Carnaval na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais – Arquivo MTur.
Publicidade
APP da Revista Hoteis

Com o desempenho mais expressivo do indicador, nota-se também maior movimentação de voos em Minas. Entre decolagem e pousos, o crescimento foi de quase 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro deste ano, foram registrados 10.874 voos, enquanto no mesmo período do último ano foram 10.684 voos.

Em relação ao mercado de trabalho, 6,4% de todos os profissionais empregados formalmente no estado estão atuando em atividades correlacionadas com atividade turística. Atualmente, o estado mineiro tem quase 305 mil profissionais empregados formalmente, refletindo um aumento de 15 mil novos profissionais admitidos ao longo dos últimos 12 meses para atender as necessidades das empresas do segmento turístico no estado.

Publicidade
Harus

O Indicador acumulado nos últimos 12 meses, de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024, revelou um crescimento mais intenso, no qual Minas registrou uma alta de 14,1%, mantendo o melhor desempenho na abertura acumulado dos últimos 12 meses. Rio de janeiro, Paraná e Bahia acompanharam o estado mineiro com crescimentos de 11,2%, 10,4% e 9,8%, respectivamente. A atividade econômica não está muito boa para o estado do Ceará, que acumula uma queda de 5,5%, e o Distrito Federal, com uma desaceleração de 1,6%.

Por outro lado, o Brasil registrou um crescimento acumulado de 5,9%, indicando um período favorável para o setor turístico no País e sinalizando que as perdas causadas pela pandemia estão sendo superadas.

Publicidade
Clima ao Vivo

A expectativa é que o volume de atividade turística continue refletindo positivamente em Minas Gerais, pois somado a investimentos da inciativa pública e privada, há o incremento na promoção e divulgação turística para promover os atrativos do estado, como é o caso do Descubra Minas da Fecomércio MG.

Publicidade
Desbravador

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA