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1º Fórum de Gestores Comerciais aconteceu com sucesso no ENCATHO

Terminou agora à pouco no CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (SC), o 1º Fórum de Gestores Comerciais que faz parte da 25ª edição do ENCATHO – Encontro Catarinense de Hoteleiros. A Qualificação, Mercado e Mídias foram às temáticas deste Fórum que teve como mediador o Consultor Pedro Barros da empresa SC Marketing e reuniu os seguintes debatedores: Milton Zuanazzi, Diretor presidente da SBTUR, César Nunes, Diretor comercial da Royal Palm Hotels & Resort, Nelson Goes, Diretor comercial da Feller Hotéis, Alcir Toigo, Diretor da Desbravador e Júlia Neves, Gerente da Sabre Hspitality Solutions.

Cerca de 150 profissionais da hotelaria estiveram atentos assistindo ao debate que iniciou com Milton Zuanazzi que abordou velhas questões que estão bem vivas na hotelaria e enfatizou alguns pontos polêmicos. “Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a prestação dos serviços na hotelaria no Brasil não são de alta qualidade e se confunde a simpatia com qualidade”, assegurou Zuanazzi. Outro ponto polêmico abordado por Zuanazzi é a desunião dos hoteleiros que não trabalham em união para fomentar o destino e muitas vezes é necessário fazer parcerias com os concorrentes para atrair os hóspedes. Ele citou a experiência da cidade gaúcha de Gramado em que hoteleiros trabalham unidos no destino para atrair hóspedes e consequentemente o aumento na ocupação de todos. “O vizinho do lado não é o concorrente, mas sim o destino que pode estar a milhares de quilômetros, por isto é muito importante os hoteleiros unirem esforços para trabalhar bem um destino, principalmente nas baixas temporadas”.
César Nunes iniciou seu debate dizendo que a responsabilidade de uma venda na hotelaria não é somente competência de um só departamento, mas do comportamento de todos. “Todo colaborador de um hotel, desde a recepção até o pessoal de arrumação dos quartos deve ter ciência que os serviços que eles prestam fazem parte de uma venda e o cliente necessita ter suas expectativas atendidas”, destacou Nunes. Ele comentou de uma prática de um diretor geral de uma grande administradora hoteleira, na qual trabalhou, em que ele chegava até um determinado hotel e perguntava até mesmo para a camareira como estava a taxa de ocupação do hotel e a diária média. Outro ponto que Nunes destacou em seu debate foram as redes sociais como eficiente ferramenta para vendas e que todo hotel necessita utilizar e comentou um caso que ele pessoalmente teve com o Facebook, onde postou a venda de um carro e dez minutos após apareceu um comprador e fechou o negócio.
As redes sociais como ferramenta de relacionamento e de vendas também fez parte da abordagem do debate de Nelson Goes. Segundo ele, o Facebook é um remédio para depressão e através dele, muitas vezes o hotel pode entender os gostos e comportamentos de seus clientes e relacionar de forma mais eficiente. “A informação é um grande diferencial num hotel, pois a medida que ele conhece seu clente, fica mais fácil superar suas expectativas”, garante Goes.
Em seguida Alcir Toigo apresentou algumas soluções que a Desbravador apresenta ao mercado hoteleiro em softwares de gestão e que impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados aos clientes. “Nossos produtos foram desenvolvidos pensando na necessidade da qualidade do serviço prestado pelo hotel e temos em mente que somente somos competitivos no mercado se tivermos a preferência de nossos clientes”.
A Sabre Hospitality Solutions que é parceira da Desbravador, teve a Gerente Júlia Neves abordando aspectos da importância de canais eletrônicos nas reservas, como o GDS, que apresenta uma série de vantagens aos usuários, como: tecnologia para agilizar processos, a possibilidade de integração com outras ferramentas, a confirmação instatânea da reserva, o histórico no processo de reservas e a redução dos custos operacionais.
Como o ENCATHO encerra hoje, a grade de programação está bastante diversificada e inclui entre outros assuntos, uma palestra com Paulo Mélega, Diretor da rede Bourbon que irá falar sobre estratégias de preços na hotelaria. Haverá ainda a segunda rodada de negócios com operadoras, agentes e clubes de turismo, cases de sucesso, a palestra de Nelson Ambros da Pool Consultoria Empresarial sobre compra e venda de hotéis e tendências tecnológicas na hotelaria, tema da palestra de Olímpio Araújo Júnior da OAJ Gestão de marketing.

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