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“Sistemas Hoteleiros: da informação à inteligência” foi tema de painel na HSMAI Conference

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Benjamin Devisme, VP International Sales da empresa PriceMatch palestrou agora há pouco sobre sistemas de informação na hotelaria na 1ª HSMAI Strategy Conference, realizada no hotel Pullman Ibirapuera (SP). Devisme iniciou seu painel falando sobre a inovação da distribuição e sua complexidade.        

 

Segundo ele, a distribuição hoteleira ocorreu em quatro datas: nos anos 1920 com a Best Western, Choice e Westin; depois nos anos 1990, com a Sabre; em 1996 e anos 2000 com mais opções e interatividade online. Em um panorama brasileiro, atualmente o mercado tem 8% de hotéis de rede e 92% de hotéis independentes, sendo que os de rede geram cerca de 30% do faturamento hoteleiro global do Brasil, de acordo com estudo da Jones Lang de 2013. “Para competir neste mundo digital, existe a tecnologia cloud, dividida em três vertentes: tecnologias mais acessíveis; conectividade de sistemas e  distribuição em tempo real; e o Big Data e comportamento do cliente”, pontuou.                

 

O executivo explanou que o hoteleiro tem que lidar com cada vez mais sistemas, evidenciando a importância do Revenue Management. “Este setor facilita a vida do hoteleiro. A idéia é fazer com que o hoteleiro passe menos tempo resolvendo e procurando problemas e mais tempo buscando soluções”, disse.            

 

Benjamin também aponta para a unificação de sistemas e a coordenação deles, evitando e diminuindo a geração de relatórios. “O ideal é que as informações sejam enviadas em tempo real para os canais de distribuição, e estar ligado em um mercado presente. Uma vez que vocês estão em um sistema assim, se colocam em uma posição muito competitiva”, alerta. O executivo sugere: antecipar o futuro, lembrar do passado e se adaptar ao presente.       

 

O RM, segundo Benjamin, deve estar ciente dos objetivos que o hotel possui e reportar todos os resultados para o CEO, e um deles é maximizar não apenas a receita, mas o custo de distribuição. “Agora, os RM tem a possibilidade de tomar o poder no hotel. Para isso, precisam acompanhar as mudanças tecnológicas de distribuição e investir em informação. O papel deste profissional nunca foi tão desafiador como hoje, e para o futuro, a tecnologia seja uma aliada, e não uma substitua este profissional”, conclui.

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