Mercado

Ritmo de contratações na hotelaria deve continuar forte nos próximos anos

Os próximos anos deverão proporcionar aumento no ritmo de contratações no setor hoteleiro. Segundo o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 devem atrair milhares de turistas estrangeiros, além de estimular o turismo doméstico. Para suprir esta demanda, o setor de hotelaria se preocupa não só em atrair mão de obra qualificada, mas também em reter e aperfeiçoar os profissionais existentes por meio de treinamentos próprios.

De acordo com Maurício Reis, gerente de RH da Accor e coordenador do Comitê de Atração, Retenção e Remuneração do FOHB, os cargos mais procurados pelos hotéis são recepcionistas, garçons, cozinheiros, técnicos de manutenção e arrumadeiras. “No entanto, o que se destaca é a falta de profissionais que falam um segundo idioma, sobretudo o inglês”, comenta. O mercado busca pessoas com talento para comunicação e relacionamento interpessoal e que sejam proativas.


Os grandes eventos de 2014 e 2016 colocam o setor em evidência e estimulam os investimentos em formação, além de ser um excelente argumento para atrair jovens para a profissão. “Esperamos que o mercado aproveite esta oportunidade de atrair bons profissionais e qualificar ou requalificar seus quadros. A expectativa é de que o ritmo de contratações continue forte nos próximos anos. Estima-se que as próximas aberturas gerem cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos”, afirma Francisco Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos e Responsabilidade Socioambiental do FOHB, referindo-se aos hotéis que serão inaugurados.

Em 2012, o turismo mantinha 260 milhões de empregos em todo o mundo. Para este ano, o setor deverá ter um crescimento global de 3,2%, acima da média de 2,4% estimada para a economia internacional segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês). As 26 redes hoteleiras associadas ao FOHB, para suprir a demanda dos grandes eventos no País, captaram investimentos privados da ordem de 7 bilhões de reais para a construção de empreendimentos que serão implantados desde 2012 até 2015, representando a construção de 40 mil novos apartamentos.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA