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Relação entre os hotéis e agências de viagens é debatido no VII Encontro Gerencial de hotéis

O hotel Transamérica Prime International Plaza, localizado na capital paulista sediou agora a pouco o VII Encontro Gerencial dos hotéis da região paulistana dos Jardins e Paulista. O evento que tem o apoio da Revista Hotéis surgiu da iniciativa de parceria entre os hotéis Transamérica, Feller e Accor para aproximar os gestores de vendas, identificarem problemas comuns e buscar soluções a problemas. “Identificamos que algumas situações que aconteciam num determinado hotel eram comum à vários outros e por isto decidimos nos reunir para compartilhar experiências e procurar soluções, mas preservando os padrões de hotéis, pois no fundo todos são concorrentes”, conta Nelson Goes, Diretor de Marketing da Feller Hotéis, um dos idealizadores deste encontro. “Estes encontros representam a troca de experiências e oportunidades de feedback, além de integrar setores primários e secundários do mercado. Uma das conseqüências visíveis destas reuniões é a motivação das equipes, desenvolvimento de uma concorrência saudável e busca constante de novos desafios”, complementa Samanta Perroni, Gerente de contas do Transamérica Hospitality Group que também é uma das idealizadores do Encontro.

O conferencista e consultor da Qualitas Travel Partner, Júlio Verna fez uma palestra para os cerca de 40 executivos presentes ao Encontro sobre OTAs, (agências de viagens on line). Verne começou sua palestra demonstrando que existe uma relação de amor e ódio entre os hotéis e as agências de viagens, pois grande parte da área comercial dos hotéis não entendem e não se relacionam bem com as agências de viagens e estas por sua vez também possuem uma relação complicada, tanto com os hotéis como com companhias aéreas. Um ponto polêmico que Verne defendeu foi o fim das comissões que os hotéis pagam para as agências de viagens. Para ele a solução seria as agências de viagens negociarem com os hotéis a forma de incentivo, pois assim teria duas fontes de receita a do cliente e do hotel.

Verne destacou que a crise econômica fez muitos hotéis reduzirem seus custos de comercialização e neste aspecto as OTAS – agências on line ganharam muito espaço e tem crescido de forma acentuada no Brasil nos últimos anos. “Isto se deve ao aumento da disponibilidade de informações que as OTAS passaram a disponibilizar e assim ganharam o poder de negociação de compra. Outro fator de distribuição que os hotéis identificaram para reduzir os custos foram às mídias sociais e hoje é um instrumento bem eficaz de vendas”, concluiu Verne.

Após esta palestra, houve discussão dos resultados gerais da hotelaria no 1º semestre do FOHB Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e as estratégias adotadas pelas diferentes redes para maximizar a taxa de ocupação.

 

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