Aconteceu

Conferência de Gestão de Compras para Hotéis aborda o tema sustentabilidade no desenvolvimento de fornecedores

 

Teve início agora há pouco no Pavilhão de Exposições do Expo Center Norte, Zona Norte de São Paulo, ao segundo dia de palestras da 1ª edição da Conferência de Gestão de Compras para Hotéis que conta com o apoio da Revista Hotéis. O evento faz parte da 3ª edição da feira Fispal Hotel, que acontece até a próxima quinta-feira, 28 de junho. Esta Conferência foi desenvolvida com base nos desafios diários da gestão de compras hoteleiras. Vários executivos da área de compras de hotéis de grandes redes nacionais, internacionais e independentes estão reunidos para debater e trocar informações e experiências estratégicas. Além da oportunidade de poder visitar a exposição com relevantes fornecedores e acompanhar as principais tendências do mercado de hotelaria e de food service.

 

O Diretor da Greenwald Business Corp, Ariel Yaari fez a abertura deste segundo dia de palestras falando sobre a programação do dia e da importância da implantação da sustentabilidade no setor de compras, e da troca de experiências entre os gestores de compras das redes hoteleiras para conhecer novos fornecedores regionais que disponibilizam produtos de alta qualidade e com preços mais acessíveis. Estavam presentes na plateia vários profissionais da hotelaria como: Ricardo Almeida, Supervisor de Compras de A&B e Paulo Lopes, Comprador, amos do Hotel Fasano São Paulo; José Roberto Damasceno, Supervisor de compras e Cesar Curi, da rede Tropical Hotéis & Resorts; Rafael de Oliveira, Coordenador de compras do Centro Universitário Senac-SP – Campus Santo Amaro; Helder Arruda, Supervisor de compras e Suprimentos do Plaza Brasília Hotéis, André Bekerman, Gerente Operacional do Ouro Minas Palace Hotel, entre outros profissionais.  

 

Logo após iniciou-se a palestra de Janos Neto, Gerente de Compras e de Fabiana Lameiras, Gestora  de atendimento e comunicação, ambos profissionais do grupo hoteleiro francês Accor, que abordaram o tema “O papel da área de compras no desenvolvimento e profissionalização de fornecedores na cadeia de suprimentos para garantir uma atuação sustentável”.  Os palestrantes começaram falando sobre a história do desenvolvimento sustentável no mundo, evolução da sustentabilidade, como são desenvolvidos os planos sustentáveis e a filosofia de sustentabilidade do grupo Accor, e como isto é passado para a cadeia de compras do Grupo. “Procuramos fornecedores regionais que se preocupam com políticas de sustentabilidade e social, com isso privilegiamos o mercado local, fomentado novos negócios. Além disso, os nossos fornecedores necessitam ser homologados e ter certificados ambientais, como o ISO 14001”, destacou Janos.

 

Também foi mostrado por Fabiana as campanhas de sustentabilidade e social da Accor, a Earth Guest e Planet 21, e como isto são engajadas no setor de compras. “No Planet 21 estão encluídos sete eixos de trabalho implantados no setor de compras e isto é repassado aos nossos fornecedores como incentivo para práticas sustentáveis. Temos a Charter 21 – Estatuto que deve ser assinado por todos fornecedores homologados, que fazem parte do nosso plano de sustentabilidade”, frisou Fabiana.

 

Entre as ações sustentáveis chaves que estão sendo praticadas e impactando na área de compras e custos da Accor, estão a contratação de fornecedores homologados como: lavanderias que trabalham com reuso de água, fabricantes de lâmpadas de LED, empresas de coleta de resíduos perigosos que dão destino correto dos produtos, fabricantes de amenities e embalagens biodegradáveis, entre outros fornecedores . “Também incentivamos os nossos fornecedores a procurarem a certificação sustentável e ambiental, por meio da Ecovadis, que auxiliam estas empresas a implantar ações sustentáveis para conquistarem o selo de certificação. Além disso, a Accor está exigindo de suas fornecedoras e das que querem ser este certificado, para padronizar as compras e ter um sistema de homologação mais sustentável e de acordo com as políticas da Rede que se preocupa com a preservação ambiental do planeta e da população”, concluiu Janos.

 

Após a palestra foi apresentado um case de novas tendências em gestão de compras, o do Go Inn Manaus, que em busca da redução de custos trouxe um novo conceito de atendimento em Food Service: Eats – Rápido e Saudável, que será ministrado por Christian Patrício Hernandez Manbsfeld. 

 

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o linkhttp://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis 

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA