AconteceuMatériasÚltimas Notícias

Mara Sampaio palestrou na 5ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando

Direto de Águas de São Pedro (SP) – A 5ª edição do “Desafio Senac: Alunos no Comando” que teve inicio ontem no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro (SP) está com uma programação repleta de temas muito interessante. O evento consiste nos estudantes dos cursos Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac comandarem neste final de semana o Grande Hotel São Pedro. A escritora Mara Sampaio iniciou a grade de programação com uma palestra baseada no livro lançado pela Editora Senac chamado Atitude empreendedora – Descubra com Alice, seu pais das maravilhas.

O livro Atitude empreendedora - Descubra com Alice, seu pais das maravilhas lançado pela Editora Senac foi vendido aos participantes
O livro Atitude empreendedora – Descubra com Alice, seu pais das maravilhas lançado pela Editora Senac foi vendido aos participantes com dedicatória da autora Mara Sampaio

Este livro mostra que, para se tornar protagonista de sua própria história profissional, é necessário sonhar, ter autoconfiança, conhecer-se e planejar sua trajetória para alcançar o objetivo tão almejado de ter uma carreira de sucesso.

A palestra fez uma analogia dos desafios do empreendedorismo com o conto Alice no Pais das Maravilhas, personagem criada por Lewis Carroll. “Nós temos nosso empreendedorismo muito ligado ao imaginário de quando era crianças. Algumas queriam ser bombeiro quando adultas, outras bailarinas e outras sonhavam em ter um negócio próprio. Alice é um personagem instigante para falar de empreendedorismo, pois é a única que não era princesa. A história é contada por ela própria que enfrenta algumas adversidades para atingir seu objetivo, como o Chapeleiro Maluco. O empreendedor se espelha em Alice para ele mesmo contar sua história de superação e correr atrás do que deseja. O coelho branco que a Alice correu atrás e foi para o Pais das Maravilhas é a oportunidade que aparece na vida de muitas pessoas, mas a grande maioria não sabem aproveitar. Quem não tem sonho não consegue enxergar um coelho branco de colete, de relógio e dizendo que está atrasado. Quando corremos atrás de uma oportunidade, somos taxados de malucos e que estamos vivendo num Pais das Maravilhas. O tempo do coelho é o tempo moderno em que passa muito rápido e devemos aproveitar”, enfatizou Mara.

O público que assistiu a palestra pode se interagir com Mara Sampaio
O público que assistiu a palestra pode se interagir com Mara Sampaio

O público que esteve participando do evento no bar da Figueira pode se interagir com a palestrante Mara que citou algumas mudanças que estão acontecendo no mercado e que alteram o comportamento das pessoas. “Existe uma fusão muito rápida das empresas hoje em dia e na nova organização empresarial, somente as pessoas que possuem atitudes empreendedoras conseguem se sobressair bem”, avalia Mara.

Publicidade
Desbravador

Um material foi distribuído aos participantes onde eles puderam escrever pontos que podem fazer deles pessoas empreendedoras. E alguns personagens no conto de Lewis Carroll foram analisadas por Mara,  como o Chapeleiro Maluco, que é a criatividade em pessoa. “Criatividade é um grande diferencial para a inovação, ela é a que faz a gente pensar em respostas diferentes. Não existem coisas impossíveis, basta você treinar e isto o Chapeleiro Maluco já dizia no livro. No mundo do trabalho atual as pessoas necessitam fazer coisas impossíveis e numa organização hoje em dia tomaram novos formatos. Elas estão cada vez mais desruptivas, desmonetizando, democratizando e digitalizando o comportamento das pessoas”, assegurou Mara.

O Bar da Figueira foi onde aconteceu a palestra de Mara Sampaio
O Bar da Figueira foi onde aconteceu a palestra de Mara Sampaio

Se você não sabe onde vai, qualquer caminho serve. Esta frase do Gato Risonho mereceu uma análise de Mara como definição de qual caminho elas podem seguir em suas vidas. “Elas podem escolher os caminhos mais curtos ou mais longos, senão a vida leva para um caminho que não era esse que a pessoa queria. O único que faz sucesso com Deixa a Vida me Levar é o Zeca Pagodinho. Atitudes empreendedoras definem caminhos certos”, avalia Mara.

A Rainha de Copas é o grande medo de Alice, mas depois ela descobre que a Rainha nada mais é do que uma simples carta no baralho. “Muitas vezes a gente se encontra perdido numa crise, mas poucos entendem que ela é igual a uma Rainha de Copas. Se não conhece e não estabelece metas, pode ser apavorante. A crise não passa de uma carta de barulho”, definiu Mara.

E no final de sua palestra, Mara pediu aos participantes para escreverem num papel seus desejos e metas para os próximos cinco anos. Os papeis  depois foram plantados com a muda de uma mangueira num jardim ao lado do Bar da Figueira com o objetivo de dar bons frutos.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Águas de São Pedro a convite do Senac São Paulo para cobrir este evento.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA