AconteceuMatériasÚltimas Notícias

Hotelaria moderna é debatida na 5ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando

Direto de Águas de São Pedro (SP) – Márcia Harumi Miyazaki, Coordenadora das áreas de hotelaria e eventos do Senac São Paulo mediou agora há pouco um importante debate chamado Conecta Hospitalidade que faz parte da 5ª edição do “Desafio Senac: Alunos no Comando”. O evento que teve inicio ontem no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro (SP) tem  estudantes dos cursos Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac comandando neste final de semana o Grande Hotel São Pedro. O Conecta Hospitalidade reuniu alunos de vários campus do Senac São Paulo para assistirem o debate de questões muito importantes da hotelaria, como a escolha da profissão, fazer o que gosta, ter sonhos e saber alcança-los e muita determinação para as conquistas. Debateram o tema os seguintes profissionais: Melissa Oliveira, Diretora geral do hotel Unique, Christer Holtz, Vice-presidente sênior de operações da Atlantica Hotels International e João Bueno, Diretor executivo da ABR – Associação Brasileira de Resorts. Para Márcia, o Conecta Hospitalidade é uma oportunidade de colocar em contato alunos e profissionais, que estão em busca de talentos, promovendo estímulo à continuidade de estudos, visando uma carreira promissora na hospitalidade.

Publicidade
Clima ao Vivo

Paixão pelo que faz

Melissa começou o debate destacando que em seu ponto de vista, o diploma não é o mais essencial para se ter uma carreira bem sucedida na hotelaria, mas a força e a paixão pelo que faz. Experiência internacional no ponto de vista de Melissa pode fazer a diferença e comentou algumas experiências que ela teve. “Fiquei três anos fazendo estágio num hotel na Suíça e isto me deu muita bagagem profissional. Depois fui estagiar num hotel em Dallas, nos Estados Unidos, onde atendia habitualmente o arquiteto Ruy Otake. Como ele estava desenvolvendo o projeto do Hotel Unique, na capital paulista, ele fez boas recomendações de meu trabalho ao meu diretor Jonas Siaulys que me fez um convite para retornar ao Brasil. O projeto era uma incógnita, mas decidi voltar ao Brasil e fazer a abertura. Tive grandes desafios para superar, a começar pelo fato de ser mulher e muito jovem, mas soube lidar com tudo isto. Fiquei seis anos como gerente de A&B no Unique até que aceitei o desafio de uma grande multinacional. Fiquei dois anos fora para conhecer outras visões corporativas, mas surgiu a oportunidade de retornar ao Hotel Unique, não hesitei e já estou comandando o hotel há seis anos”, destacou Melissa.

Os debatedores João Bueno, Christer Holtz e Melissa Oliveira passaram muito conhecimento e experiências aos participantes
Os debatedores João Bueno, Christer Holtz e Melissa Oliveira passaram muito conhecimento e experiências aos participantes

Segundo ela, comandar um hotel de luxo como o Unique não é tarefa fácil. “Os hóspedes são muito exigentes e agradar a todos é um desafio, mas não tenho esta pretensão. Conheço bem nossos clientes que são moderno e com alto nível cultural e procuramos sempre superar as expectativas deles.  Agora estou assumindo também o hotel Unique Garden em Mairiporã que será mais um grande desafio em minha carreira profissional. O empreendimento acaba de ser eleito o melhor da América do Sul pelo segundo ano consecutivo  pela revista Condé Nast Traveler que também apontou o Unique Garden como um dos oito melhores do mundo. Conciliar estes trabalhos não é tarefa fácil, pois sou casada, tenha filhos e uma família para cuidar, mas fazer o que gosta, ter brilho nos olhos, vontade de servir fazem a diferença”, assegurou Melissa.

Humildade para aprender

Christer disse que começou sua carreira profissional lavando pratos, arrumando apartamentos e trabalhando como garçon num hotel, pois sabia que necessitava aprender estas etapas para ter êxito em sua carreira. “Certamente estes foram os melhores dias vividos na minha carreira profissional, pois aprendi muito a arte do bem servir, independente se o cliente está hospedado num hotel padrão econômico ou num hotel luxuoso existe a cobrança pelos serviços. Por isto, na nossa profissão, é preciso ter paixão pelo que faz e não se preocupar somente com o que vai cair de dinheiro em sua conta no final do mês. Relacionamento também é essencial numa carreira, pois lidamos com o ser humano e fazemos  parte de uma equipe”, garantiu Holtz.

Um bom público esteve participando deste debate
Um bom público esteve participando deste debate

Ele contou seu desafio de deixar o comando de uma marca conceituada como a Renaissance,  para entrar numa rede que estava em formação e pretendia ser a melhor administradora hoteleira do Brasil. “Enfrentamos com muita determinação este desafio e contando com o apoio de nosso presidente, Paul Sistare, conseguimos fazer da Atlantica Hotels a maior administradora multimarcas da América do Sul. Temos atualmente em nosso portfólio 84 unidades que engloba desde bandeiras econômicas até hotéis de luxo para atender os mais diversos públicos. Em breve devemos chegar a 100 hotéis administrados”, assegurou Holtz.

Em seu debate ele assinalou que o profissional deve estar muito atento as mudanças que a hotelaria moderna exige. “Antigamente o colaborador de um hotel era doutrinado para não falar muito com o hóspede, mas hoje os tempos são outros e se relacionar é essencial e faz a diferença na prestação dos serviços”, concluiu Holtz deixando a seguinte mensagem aos vários estudantes que estavam na plateia. “Seja o melhor no que você faz e não continue fazendo o que não gosta por muito tempo. Foco no que gosta é muito importante numa carreira profissional bem sucedida”, assegurou Holtz.

João Bueno passou alguns dados da hotelaria aos presentes
João Bueno passou alguns dados da hotelaria aos presentes

Medo de mudar

João Bueno passou em seu debate uma visão do mercado de resorts aos alunos e público participante e deixou claro que não se deve ter medo das mudanças, pois é advogado por formação, mas resolveu dar uma guinada em sua carreira e não se arrepende. “Fui convidado a trabalhar na rede Meliã International, onde atuei por cinco anos na área comercial e de marketing. Depois recebi o convite da ABR e consegui utilizar minha veia jurídica e paixão pelo servir da hotelaria pela entidade mais representativa de resorts no Brasil. Sou também conselheiro voluntário em várias entidades ligadas ao trade e digo a vocês para não terem vergonha ou medo de mudar, temos que ter a paixão no que faz e não ficar atrelado a ganhos”, revelou Bueno.

Ele também destacou em sua fala que a hotelaria é uma indústria muito dinâmica e em constante evolução e quem não estiver atento a mudança, não poderá ter pleno êxito em sua carreira. “Os clientes hoje em dia possuem muitas referências, padrões e experiências. Eles estão muito antenados com experiências inovadoras, seja qual for o serviço que está sendo prestado a ele. E na hotelaria não é diferente, por isto a cobrança é maior e uma necessidade do hóspede não atendida pode ser manifestada nas redes sociais e macular a imagem do meio de hospedagem. A indústria hoteleira tem a essência do bem servir, um sorriso, pode fazer uma grande diferença”, concluiu Bueno.  Ele aproveitou também para apresentar a plateia como atua as principais entidades ligadas a representação do setor.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Águas de São Pedro a convite do Senac São paulo para cobrir este evento.

Publicidade
Tramontina

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA