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Especialistas em panificação palestram na Convenção Prática Klimaquip 2013

 

Terminou instantes atrás a palestra de dois especialistas em panificação na Convenção Prática Klimaquip 2013, que reúne cerca de 250 profissionais do setor de gastronomia, refrigeração e panificação, área de atuação destas duas empresas que possuem forte presença no segmento hoteleiro. Entre os profissionais estão revendas, representantes e distribuidores das duas empresas em diversas partes do Brasil, projetistas, especificadores, chefes de cozinhas, parceiros e representantes de entidades. Esta Convenção aconteceu no centro de eventos do Marques Plaza Hotel, localizado na cidade mineira de Pouso Alegre. Os dois especialistas em panificação, foram: Ângelo Souza Jr., Diretor da Technipan e o Consultor Márcio Rodrigues que utilizaram o tema central desta Convenção que é inovação.  

 

Segundo Ângelo Jr., hoje a média de consumo de pães no Brasil é de 33 quilos percapta ano, mas muito abaixo de paises como o Chile que está com 100 quilos o que o motiva a acreditar que existe um mercado muito promissor para crescer nos próximos anos. “Mas é necessário que melhore as normas e regras, o que vai de encontro às certificações que são concedidas no Brasil pelo INMETRO e ABNT. Quanto mais normas atualizadas tivermos, mas evolução haverá no setor e estaremos preparados para crescer e atender a demanda do mercado”, justifica que citou a norma reguladora 12 que foi implementada recentemente, foi um marco no setor e que a Prática já se adequou.

 

O Consultor Márcio Rodrigues enfatizou em sua palestra o impacto da inovação e tecnologia nas empresas. Segundo ele, o primeiro alimento a ser industrializado no mundo é o pão e esta indústria envolve um faturamento de US$ 400 bilhões no mundo e tem crescido muito nos últimos anos, mas a inovação é determinante no sucesso deste negócio. “O fato de uma determinada empresa ter criado algum serviço ou marca que impacta o mercado não é garantia de liderança e de competitividade, por muito tempo, por isto é necessário estar sempre inovando. Quando se apresenta uma nova idéia geralmente ela é recebida com ceticismo, sendo necessário rever processos e conceitos”, avalia Rodrigues.

 

Segundo ele, com as novas normas que entraram recentemente em vigor sobre certificação em equipamentos, as padarias terão que investir cerca de R$ 6 bilhões nos próximos anos. “As empresas que investem em inovação estarão melhores posicionadas e preparadas para atender esta demanda”, justificou Rodrigues que encerrou dizendo que as empresas devem repensar conceitos para entender a nova geração que busca o primeiro emprego.

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