Opinião

Copa 2014 e o City Marketing – Artigo de Abdon Barreto Filho

* Abdon Barretto Filho

Um dos maiores eventos do mundo será realizado no Brasil em 2014. Ainda existem pessoas descontes com a proposta, assim como existem pessoas otimistas com as realizações dos jogos com as maiores seleções de futebol do Planeta. Entretanto, após os investimentos que estão sendo realizados e com os jogos das seleções nada impedirá que o nosso Brasil tenha uma grande visibilidade nos meios de comunicação em todos os países que demonstram interesse pelo esporte. Na realidade, além das obras de infraestrutura, é a divulgação da série de cidades sedes ( Host City ) e do nosso país, um dos grandes legados da Copa FIFA 2014.

Os milhares de jornalistas e personalidades deverão visitar o Brasil e devem ter muitos desejos para visitarem e, caso sejam vinculados aos meios de comunicação, realizarem reportagens especiais sobre  nossos atrativos geográficos, históricos e culturais. As cidades sedes e as demais interessadas em aproveitarem as oportunidades para promoverem seus atrativos  devem estar preparadas com produtos turísticos capazes de atraírem visitantes. Criatividade, inovação e qualificação são os itens que poderão gerar notícias e visitas.

Ainda existe uma ignorância sobre o Brasil e os brasileiros, resultados de equívocos históricos e limitados investimentos na formação e manutenção da imagem do nosso país como Destino Turístico e de negócios. Os  grandes eventos mundiais podem ajudar. Convém salientar que atrair visitantes – turistas e investidores – é algo desejado por todos os países. Alguns são mais competentes e conseguem gerar empregos, rendas e impostos.

No século XXI,  as Cidades, os Estados e as Nações reconhecem a alternativa do desenvolvimento social e econômico através do Turismo. Utilizam a ciência e a arte denominada de City  Marketing, composta de uma série de estratégias, táticas e operações multidisciplinares através de profissionalismo e INVESTIMENTOS dos setores públicos e privados.Exigem  trabalhos conjuntos com os profissionais do  Jornalismo, Marketing, Relações Públicas e Comunicação Integrada.Os avanços devem ser ampliados a partir dos eternos estudos preliminares para formatações de produtos qualificados capazes de atraírem fluxos de visitantes.É assim que a Economia do Turismo funciona, como segmento da Economia de Mercado. Não existe mágica. É lamentável acreditar que algum visitante demonstre interesse em conhecer uma cidade se ela não tiver posicionamento e produtos turísticos qualificados.

Além disso, é necessário foco, mensagem consistente, profissionalismo e recursos sistêmicos, humanos, materiais e financeiros para atraírem turistas e investidores. Sem visitantes ou poucos visitantes, o setor turístico fica prejudicado.Os meios de hospedagem não são viabilizados, assim como os demais integrantes do Turismo Receptivo. Chegou a hora, salvo melhor juízo e ainda que tardia, de elaborar Planos com estratégias, táticas e operações de Marketing, conforme orientação do City Marketing. A FACE – Escola de Negócios da PUCRS, melhor Universidade privada da Região Sul do Brasil(www.pucrs.br/educaçãocontinuada), está oferecendo o primeiro curso de Pós –Graduação – Especialização sobre o City Marketing – Estratégia e Gestão do Marketing Turístico e da Hospitalidade nas Cidades, com 366 horas/aula e com início em 23 de abril de 2014.É uma boa oportunidade para os Diplomados, Profissionais do Trade Turístico, Gestores dos Órgãos Oficiais de Turismo, empreendedores, empresários e interessados em potencializarem os aspectos positivos das suas cidades.Será ?  Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

* Abdon Barretto   Filho é Diretor de Relações Institucionais, professor e economista – abdon@via-rs.com.br e abdon@plazahoteis.com.br.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA