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Blue Tree aposta em inovação para conquistar o mercado

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 7 minutos

Expandir fronteiras sem deixar de lado – nem em pensamento – a qualidade e elegância dos serviços prestados aos hóspedes, sempre trazendo inovações práticas e conceituais. Essa é uma das premissas da rede Blue Tree Hotels, empresa consolidada no mercado hoteleiro desde 1997, e que hoje possui 22 unidades hoteleiras no Brasil, espalhadas por 13 cidades, somadas a outros três hotéis no Chile e na Argentina. Uma grande expansão está nos planos de Chieko Aoki, que prevê crescimento em diferentes opções e em volume de viajantes pelo País. 
Confira a seguir uma entrevista exclusiva com a fundadora e Presidente-executiva do grupo, Chieko Aoki, que é considerada pelo mercado como a Grande Dama da Hotelaria Nacional.

 

Revista Hotéis — Qual posição de mercado que a Blue Tree pretende alcançar nos próximos anos?
Chieko Aoki — A meta para 2012 continua sendo dar prioridade à expansão no Brasil, afinal temos boas previsões para os próximos anos, com eventos de grande porte, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O turismo, de um modo geral, está apresentando resultados muito positivos no País, o que influi diretamente no segmento hoteleiro. Continuaremos investindo nas duas linhas de negócios: os tradicionais voltados para executivos com a Blue Tree Hotels, nas opções Premium e Park, e no segmento econômico com o Spotlight, para os quais temos negociações bastante interessantes.

Revista Hotéis — Quais são as estratégias necessárias para manter uma empresa do tamanho da Blue Tree em crescimento constante?
Chieko Aoki — Uma condição básica é trabalhar muito, de preferência mais e melhor do que os concorrentes. E também trabalhar com planejamento, organização, além de preparar seus profissionais. Outra é fazer acontecer o que se planeja, analisar o mercado e ter visão aguçada sobre as tendências futuras. Negócio não é concurso de simpatia, mas de desafio para fazer acontecer a todo custo. As estratégias variam de ramo para ramo, mas alguns princípios são universais, como, por exemplo, ética e credibilidade. A esperteza tem perna curta, os consumidores são inteligentes e cada vez mais experientes. Eles querem sempre novidades, principalmente os moradores de cidades grandes, que é o foco da rede Blue Tree. É por esse motivo que nos preocupamos tanto com a variável da inovação, desde o micro até o macro. Por outro lado, para inovar sem danificar a marca ou o produto, é necessário ter critérios rigorosos de avaliação, processo de aprovação e sempre buscar a perfeição em todos os detalhes.  Dificilmente, produtos excelentes fazem mal à marca, apenas agregam novos valores. Algumas vezes já preferimos abrir mão de hotéis que não preenchiam os quesitos de qualidade, perspectiva e também de confiabilidade com os parceiros, sejam investidores ou outros tipos de associação.  O fato é que manter critério de seleção em alto nível apresenta grandes dificuldades, mas não abro mão de meus princípios, porque é isso que sedimenta a credibilidade e a seriedade do nosso trabalho.

Revista Hotéis — E quais são as próximas novidades que serão apresentadas aos clientes em termos de produtos ou promoções?
Chieko Aoki — Estamos constantemente produzindo pacotes, serviços e promoções que despertem interesse e, mais importante, que continuem atraindo os hóspedes como uma conquista, naquele estilo de paixão pela marca e seus produtos. A marca Blue Tree gera expectativa, carrega conceitos como conforto, comodidade, novidade, itens inusitados e satisfação plena, e está preparada para os clientes cada vez mais rigorosos. Portanto, consideramos criatividade como um ponto-chave para nos diferenciarmos no mercado.
Um exemplo a ser mencionado é a próxima campanha do Dia dos Namorados, que abrange as unidades hoteleiras de todo o País, de Norte a Sul. Cada hotel preparou um pacote especial para os casais apaixonados que traz itens de carinho somados à decoração especial dos quartos e destaque para um kit de cosméticos que proporcionará momentos inesquecíveis de intimidade. Isso só foi possível graças à parceria entre duas empresárias amigas que buscaram preparar um apartamento em homenagem a aqueles que se amam – Amália Sina com seus produtos Amazonutry, e a Blue Tree, de Chieko Aoki, cuja promoção será realizada nos 22 hotéis da rede no Brasil. Fica clara aqui uma estratégia que a Blue Tree passará a encampar com mais força, a da união de forças entre empresas que possuem marcas com conceitos que se relacionam. Juntar o conceito da Blue Tree, de bem-estar e excelência, com o da Amália, que também foca no melhor de seus produtos, que trazem magia à realidade, só pode trazer bons resultados.

Revista Hotéis — Para aqueles que estão começando no ramo empresarial, principalmente as mulheres, o que a Sra. diria a respeito do perfil de uma verdadeira empreendedora?
Chieko Aoki — Penso que o espírito empreendedor seja essencial para ter iniciativa no trabalho, tanto como executivo quanto como empreendedor. Empreender significa ter sob controle um projeto, que pode ser algo concreto como uma empresa, ou um projeto de vida, de carreira, por exemplo. O mais importante é a essência do conceito: empenhar-se em algo continuamente, superando barreiras e desafios, comemorando as conquistas. Quem carece desse espírito não sai do lugar, fica estagnado. No caso das empreendedoras mulheres, acredito que esta característica seja mais intensa, principalmente na última década. O que temos visto no mercado são mulheres com muita coragem de arriscar e certeza de acertar.
Particularmente, acredito que eu seja empreendedora, porque adoro tomar iniciativa, seja sobre ações de rotina ou coisas novas. Não gosto de errar, mas tampouco tenho medo, por isso me preparo ao máximo para não falhar. Se eu cair, levanto e dou a volta por cima. Não gosto e não choro com as dores, somente com algo que toca positivamente o meu coração, porque é muito bom chorar de emoção. Sou curiosa nata, tudo me atrai e às vezes até encontro algo interessante para aplicar nos meus negócios. É com esse jeito de sempre fuçar que venho construindo, ajudada pelos profissionais que me acompanham, o projeto Blue Tree, diríamos assim. Trata-se de um empreendimento que hoje está totalmente consolidado no mercado, mas que teve seus bons e maus tempos para chegar à posição de liderança que ocupa.

Revista Hotéis — Quais os principais desafios que você enfrenta em sua carreira no momento atual?
Chieko Aoki — Há três anos, criei um “ten years plan”, que, traduzindo literalmente, trata-se de um plano de dez anos. Neste, fiz metas sobre onde quero que a Blue Tree Hotels esteja em 2017. Isso não se resume apenas a número de hotéis, mas a lugares em que quero estar e, especialmente, que tipo de operação e resultados de gestão quero para nossos hotéis e à Blue Tree Hotels. Atualmente, este é meu desafio. Como é básico, sempre nos mantemos atentos à dinâmica dos mercados tanto no Brasil quanto em outros países onde possuímos hotéis, Chile e Argentina. Cada local possui uma especificidade. A Blue Tree, sendo uma das maiores empresas do segmento no País, tem obrigação de entender as diferenças entre cada um deles. E isso toma tempo, demanda esforço, mas é bom demais.

Revista Hotéis — Hoje, como está a presença de mulheres executivas na hotelaria?
Chieko Aoki — Em hotelaria não existe discriminação ou salários mais baixos para as mulheres em comparação ao dos homens. Temos até capitã-porteira em nosso hotel, que é um sucesso, pouco comum ou quase zero no Brasil. A presença feminina vem crescendo e como a tendência global é a igualdade com os homens, no Brasil não será diferente. No setor do turismo, as mulheres dão um toque essencial e já são maioria na hotelaria. Afinal, serviço é feito de detalhes e a mulher tem sensibilidade especial. Ainda, o setor de turismo exige habilidade, concentração e, por que não dizer, paciência, traços inerentes à mulher. Por isso, na Blue Tree, dos 4 mil colaboradores, 60% são mulheres. A mulher faz diferença positiva com sua sensibilidade e foco nas pessoas.  Gosta e tem facilidade de trabalhar em equipe, de comunicar adequadamente, tem aguçado senso de justiça, emociona e sabe emocionar, além de ter visão holística e muitas outras qualidades que equilibram com o estilo dos homens. Em uma pesquisa feita há cerca de dois anos, foi identificado que 92% de pacotes turísticos, 88% dos planos de saúde, 65% de vinhos, por exemplo, eram comprados pelas mulheres. As mulheres conhecem bem as exigências das mulheres e isso ajuda a criar, produzir e vender melhor e mais, criando assim um círculo virtuoso que impulsiona a mulher a crescer e assumir posições de liderança no mercado. Mas é importante mencionar que os homens são igualmente valorizados e importantes pelas suas qualidades diferentes das de mulheres. Suas complementaridades e cumplicidade no trabalho criam valores geométricos.

Revista Hotéis — Como a Senhora avalia a questão da qualificação profissional no setor de hotelaria?
Chieko Aoki — Ainda hoje, é um grande desafio encontrar grande número de profissionais bastante qualificados para os diferentes níveis da estrutura de um hotel e isso não é questão específica do setor, afeta outros ramos de negócios também. A solução é simples: investimento em uma educação de melhor qualidade e que prepara os alunos para serem profissionais e indivíduos qualificados, sérios e responsáveis. No Grupo, investimos em projetos de trainees e obtemos excelentes resultados. Penso que contínuo investimento e forte exigência por parte das empresas ajudarão a formar melhores profissionais.
Além disso, no País, a falta de legislação clara e específica sobre alguns temas dentro do setor e outros itens comuns aos negócios, como a legislação trabalhista defasada, os excessos de cargas tributárias e sociais que são impostas às empresas são empecilhos. No entanto, os desafios fazem parte do negócio e a vontade de vencer as dificuldades é o que provoca o entusiasmo e a paixão pelo trabalho.

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