Aconteceu

Autonomia dos alunos foi destaque no 3º Desafio Senac

A terceira edição do projeto Desafio Senac: Alunos no Comando, na qual estudantes de Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria puderam comandar o Grande Hotel São Pedro (SP), foi realizada com sucesso neste último final de semana. Este ano, o projeto teve um grande diferencial em relação às duas edições passadas: maior autonomia do grupo gestor, que este ano pôde escolher a própria equipe.

Philippe Nogueira, o aluno que gerenciou o hotel nesta edição do projeto, já havia participado na edição anterior como Maitre Executivo e afirmou ter amadurecido muito de um ano para outro. “No ano passado tive dificuldade em gerir meu grupo, composto por 44 pessoas. Era muito nervoso, explosivo. Após as diversas imersões, percebo que este ano fluiu muito melhor, desde a escolha da minha equipe. Temos a oportunidade de criar fluxos de trabalho contínuo, e assim, construir um legado em nossa carreira”, afirmou, creditando ao projeto grande responsabilidade em seu desenvolvimento pessoal.

Graziela Zanin, Gerente Geral do Grande Hotel São Pedro, é ex-aluna da instituição e está há seis anos no Senac. Esta foi a sua segunda participação consecutiva no projeto como gestora e garante que ano a ano, a evolução dos alunos é nítida. “Tem alunos que fazem carreira no projeto, e participam desde a primeira edição. Eles têm que passar por esta prática para vivenciar a vida real em um hotel, com hóspedes e problemas de verdade. Trata-se de um modelo de negócio bem diferente, e percebemos que nossa estrutura tem capacidade de fazer um trabalho muito grande com estes alunos”, afirma.

O processo de planejamento do projeto dura oito meses, desde o processo seletivo para cada cargo até a realização da programação final. Os alunos participam de oficinas e workshops com procedimentos de recepção, governança, serviço de sala, postura, comportamento e ética profissional, que acontecem ainda nas escolas. Nos hotéis, são realizadas as imersões, desta vez com a intervenção dos gestores como a Graziela. “Fazemos com que eles se acostumem com o ambiente e toda a logística da operação, trabalhando no hotel. Nós, gerentes e supervisores e até os funcionários do hotel servimos os alunos como mentores. Nesta hora, não podemos desvincular o lado educador”, conta a gerente.

Depois do projeto Alunos no Comando, existem dois programas de trainee, um para todos os departamentos e outro para cargos gerenciais, denominado G3. Os hotéis da instituição, em Águas de São Pedro e Campos de Jordão, contam com 80% de ex-alunos Senac em seu quadro de funcionários, porém, de acordo com Marcelo Picka, coordenador dos hotéis-escola Senac, este projeto tem a finalidade de preparar os alunos para o mercado.

“Nossa grande missão foi fazer um projeto maior que o da Universidade de Cornell, o qual nos inspirou. Na primeira edição, já tivemos a alegria de ter poucas intervenções e permitimos que os funcionários acompanhassem os alunos. Na segunda, já aumentamos a responsabilidade deles, onde eles sugeriram diversos itens da programação e tomadas de decisão. Este ano, praticamente 100% do gerenciamento é deles, e a entrega está acontecendo”, comentou Marcelo.

Camila Moraes e Cícera Bezerra, diretoras dos campus Senac de Campos do Jordão e de Águas de São Pedro, respectivamente, acreditam que cada evento é único e que esta disciplina, que é optativa, completa o processo de formação do aluno. “Os participantes do Alunos no Comando certamente apresentam uma grande vantagem competitiva ao receber o conhecimento na prática. A orientação pedagógica é muito ativa e trabalhamos com eles as áreas e modalidades mais exploradas pelo mercado”, comenta Camila.

Presença ilustre

No encerramento das atividades do Desafio Senac, Roland de Bonadona, CEO da rede Accor para as Américas e Caribe, que foi um dos hóspedes no período, falou aos alunos participantes. “Posso dizer que sou o maior empregador da área de hotelaria, e o Senac dá o melhor preparo para o mercado. Vocês (alunos) estão garantindo o futuro, investindo nele para ter uma carreira completa. A maior preocupação do empregador é ver um funcionário preparado para lidar com o hóspede, e saber trabalhar as funções”, explicou o executivo. O CEO declarou que os participantes do Alunos no Comando terão sempre um diferencial a oferecer, pois saberão articular cada área.

A redação da Revista Hotéis hospedou-se no Grande Hotel São Pedro (SP) à convite do Senac São Paulo.

Confira fotos do evento na galeria abaixo: 

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA