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Adit Share aborda questões econômico-financeiras em timesharing e fractional

A viabilidade econômico-financeira de projetos de tempo compartilhado e propriedade fracionada acaba de ser tema de painel no Adit Share, evento promovido pela Adit Brasil que ocorre no Hotel Turismo do Rio Quente Resorts, em Goiás, e que tem a Revista Hotéis como mídia de apoio oficial. 

 

O painel contou com a participação dos palestrantes Flávia Buiati, Diretora Financeira do Grupo Rio Quente, e de Clovis Meloque, Sócio Diretor da CLM Consultoria e Sérgio Falquer, Gerente Geral do Pestana Vacation Club.  Essas modalidades vêm ganhando força no mercado brasileiro, se tornando o ‘sonho de consumo’ para os consumidores que pretendem usufruir de parte de um imóvel, como no caso do tempo compartilhado, ou usufruir de serviços hoteleiros. 

 

Flávia Buaiti falou sobre a importância de se implantar um estudo de viabilidade ao implantar os projetos de time sharing e fractional, o qual deve definir se o projeto pode ser implantado ou não. As ferramentas mais utilizadas nos projetos de estudo de viabilidade também foram abordados pela executiva. “No estudo de viabilidade você não pode partir com o pressuposto que você irá vender bastante. Ele tem uma necessidade de um sistema e controles muito alinhados com a proposta de entrega do produto”. 

 

A executiva afirma que, “Os estudos de viabilidade para indústria de Tempo Compartilhado devem ser mais detalhadas por se tratarem de vendas/compromissos futuros. Além disso, o estudo deve levar em conta qual o inventário você irá destinar para o tempo compartilhado realizando uma projeção para que a oferta não seja maior que o número de apartamentos você possua”. 

 

Clovis Meloque defendeu em sua fala que o estudo de viabilidade econômica para projetos de time sharing e fractional deve ser elaborado um calendário dividido em temporada Premium, a qual conta com feriados como reveillon, carnaval, entre outros; a alta temporada, que são os feriados em geral, férias, entre outros; e média temporada; para após isso definir claramente qual o custo determinado para a temporada escolhida. Meloque também pontuou a importância de ser feita uma pesquisa de mercado para ajudar a definir qual o cliente ideal para o empreendimento, com atributos como estado civil, profissão, renda, entre outros. 

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