Trade

18º Salão Paranaense de Turismo supera expectativas

A 18ª edição do Salão Paranaense de Turismo, que aconteceu entre os dias 2 e 3 de março no Expo Unimed Curitiba teve um resultado acima das expectativas. “Tivemos 4.500 inscrições e recebemos 1.710 agentes de viagens de várias partes do Brasil, inclusive do Mercosul. Creditamos o sucesso deste evento às entidades que nos apoiaram e a iniciativa privada, pois não contamos com nenhuma verba do Ministério do Turismo. Numa área de cerca de 4 mil m2, foram montados 90 estandes de várias operadoras, nacionais e internacionais, companhias aéreas, hotéis, locadoras, entre outras empresas do trade. O índice de satisfação foi bem grande e já temos várias reservas para 2013”, assegura Celso Tesser, Presidente da ABAV-PR – Associação Brasileira das Agências de Viagens do Estado do Paraná.

 

Segundo ele, em breve já vão começar as reuniões para definir ações para a 19ª edição do Salão Paranaense de Turismo, que continuará no Expo Unimed Curitiba e voltará a acontecer no tradicional mês de abril. “Em razão da feira AVIESP acontecer exatamente nos dias em que planejamos esta edição, tivemos que antecipar em 40 dias, o que exigiu muitos esforços, mas para o ano que vem não haverá eventos sobrepostos para dividir público e expositor e quem ganha com isto é o mercado”, ressalta Tesser.

 

Para a edição de 2013 Tesser planeja algumas inovações, incluindo a grade de palestra, mas a grande novidade deverá ser a parceria com a ABIH-PR – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Paraná. “Mantivemos contato com o Presidente Henrique Lenz e o mesmo se mostrou bastante receptivo e interessado em fazer num espaço uma feira de fornecedores da hotelaria, assim como acontece em outros estados. A edição de 2013 tem tudo para ser um outro grande sucesso, pois temos espaço e condições de colocar até 220 estandes. A questão a ser resolvida, e que foi alvo de reclamação este ano, é em relação à climatização do espaço, mas certamente vamos equacionar o problema, com a ajuda de nossos parceiros vamos superar outras adversidades e fortalecer ainda mais o Salão e consequentemente o nosso setor”, destacou Tesser.

 

O 18º Salão apostou em um novo formato de programação técnica: algumas palestras foram realizadas tanto na sexta como no sábado. A ideia foi inspirada na ABAV Nacional, que fez isso na Feira das Américas de 2011 e recebeu elogios dos agentes de viagens. “No evento tem muito expositor que gostaria de assistir as palestras e também há agentes de viagens que não podem acompanhar a programação toda em um único dia”, comenta a diretora de capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Garcia. Além disso, foram os próprios expositores que sugeriram os temas das apresentações da programação técnica.

 

Neste ano, a palestra principal teve como tema “África do Sul: atrativos turísticos e o legado da Copa do Mundo de 2010”, ministrada pelo turismólogo e especialista em África do Sul, Ricardo Velasco. Outra apresentação importante foi a do superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, que falou sobre o Aeroporto Internacional Afonso Pena e as suas atuais reformas e mudanças. Também foram temas da programação técnica os destinos de Barbados, Santiago, Bonito, os roteiros de trens turísticos do País, Cicloturismo, a comunicação digital para profissionais do turismo e as tendências do atual cenário turístico, além dos serviços da Lan Airlines e da Cotação Câmbio. Para finalizar, a programação técnica do evento ainda discutiu a importância da profissão, através de uma mesa redonda, com o slogan “Ser turismólogo faz a diferença?”.

 

Outra palestra de destaque foi do Vice-presidente da ABOTTC, — Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, Adonai Arruda Filho, sobre Trens turísticos no Brasil. O objetivo principal foi apresentar aos agentes de turismo às principais linhas férreas em operação que possuem capacidade de atender a demanda turística atual de passagens e pacotes. Arruda também abordou os detalhes técnicos das linhas disponíveis. Esse crescimento no turismo ferroviário vem alavancando novos projetos e que, neste ano, já são 12 em várias partes do Brasil.

 

A ABAV/PR firmou uma parceria com a Serra Verde Express e a BWT Operadora e no domingo, dia 3 de março, levou 600 agentes de viagens e a imprensa especializada para um passeio de Trem pela Serra do Mar, no trecho entre Curitiba e Morretes (PR). Esta é a primeira vez que o passeio é realizado e, de acordo com o presidente da ABAV-PR, também é uma ação inédita nos eventos de turismo do País.

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA