No Senado, Celso Sabino pede aprovação de PL’s para o turismo

Ministro do Turismo apresentou resultados das estratégias implantadas no último ano para ampliar a atividade turística no Brasil

Atendendo prontamente ao convite dos senadores, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve na última terça-feira (23/4) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal, para apresentar os resultados das ações desenvolvidas pelo MTur, em 2023. Ao iniciar a fala, o Ministro ressaltou a ampliação do diálogo com o Legislativo, que tem possibilitado uma ação conjunta para identificar as necessidades de melhorias na infraestrutura turística e avançar na aprovação de leis que ajudam na recuperação do setor.

Publicidade
Clima ao Vivo

Sabino comentou que tem um amplo debate, um canal aberto com deputados e senadores. “Até por orientação do Presidente Lula, nos colocamos à disposição 24 horas do Congresso Nacional para discutir todas as pautas e, no que nos cabe, principalmente o fomento ao turismo brasileiro”, disse.

O Ministro aproveitou a ocasião para pedir aos parlamentares colaboração pela aprovação da Lei Geral do Turismo, da proposta que autoriza empresas estrangeiras a operarem voos domésticos no Brasil e do projeto que permite cassinos integrados aos resorts, que está em discussão no Senado. “São propostas importantes. O PL dos resorts, por exemplo, não impacta apenas na arrecadação dos estados, possibilita o desenvolvimento econômico e social do local e, consequentemente, do País. É essa união que nos faz avançar e desenvolver o Brasil, o que é bom para todo mundo”, finalizou.

No campo da gestão política, o Ministro destacou a instalação do escritório da ONU Turismo no Brasil, que fica no Rio de Janeiro e é fruto direto da atuação do MTur; a nova e diversa representação do Parlamento e da sociedade civil no Conselho Nacional do Turismo; a cooperação técnica com Sesc e Senac, com foco na qualificação dos profissionais do setor; e o acordo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) para a produção de um guia destinado a quem deseja investir no País.

Publicidade
Heimtextil 2025

Os senadores que participaram da Comissão enalteceram o balanço apresentado por Sabino. “Quero parabenizar o seu trabalho à frente do Ministério que, nesse curto espaço, vem mostrando sua eficiência e eficácia, tocando uma pasta tão fundamental para o País. O Turismo, para mim, é uma indústria sem chaminé, propagador da paz, do intercâmbio de pessoas e fundamental para o Brasil”, enfatizou o líder do governo, Senador Jaques Wagner (PT-BA).

Publicidade
Harus

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA