HOME Matérias Gastronomia Sofitel Copacabana lança ‘Menu Villegagnon’

Sofitel Copacabana lança ‘Menu Villegagnon’

8
0
SHARE

O restaurante Le Pré Catelan, situado no Sofitel Copacabana, na capital fluminense, está apresentando aos clientes um novo menu em homenagem aos 459 anos da chegada da primeira expedição francesa capitaneada por Nicolas Durand de Villegagnon à atual Baía de Guanabara. Intitulado como ‘Menu Villegagnon’, o cardápio conta com um viés gastronômico em meio a esse cenário político-cultural ocorrido entre 1555 e 1559.

De acordo com Rolland Villard, Chef executivo do hotel, “Me inspirei na história dessa França Antártica fundada por Villegagnon para criar esse menu. É o passado ajudando a criar o futuro. Imaginei o que eu teria cozinhado para o banquete da inauguração do Forte Coligny com os ingredientes dessa terra e as técnicas da Haute Cuisine Française. Quatrocentos e cinquenta e nove anos depois, esse menu contemporâneo é uma homenagem à história comum da França e do Brasil”, explica.

O novo menu conta com diferentes ingredientes nativos do Brasil, com uma mescla de frutas como o caju, graviola e a banana às castanhas, ao feijão de corda, selecionando também a mandioquinha, taioba, mandioca, pimenta, o urucum, óleo de pequi e o tradicional feijão de corda. Outro destaque do menu Villegagnon  é o uso da semente aromática fava de tonka, originária do Brasil, que é um ingrediente raro na gastronomia e proporciona um sabor adocicado, semelhante à baunilha, com um toque amadeirado.

O novo menu é composto de: Couvert: Creme de mandioca trufado com crocante de couve & Peixe marinado com pimenta de cheiro e batata doce.;
Entrada: Salada de feijão manteiguinha com óleo de pequi e folha de taioba e tartare de atum;
Crustáceo: Camarão grelhado com batata baroa defumado e folha de taioba, emulsão de crustáceos com urucum;
Peixe: Filet de robalo com palmito caramelizado e banana da terra com caldo de tucupi;
Granité: Sorvete de graviola com champagne;
Carne de caça: Capivara, javali ou leitão confitado em crosta de caju e ragu de feijão de corda;
Carne: Fatias de contra filet com vinho tinto e açaí, farofa e croquete de cará com queijo;
Sobremesa: Mil folhas de mousse de cupuaçu, fondant de chocolate e sorvete de fava de tonka com calda de maracujá;

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image