HOME Matérias Especial Qualidade da limpeza é forte aliada na fidelização do hóspede num hotel

Qualidade da limpeza é forte aliada na fidelização do hóspede num hotel

1645
0
SHARE
Buscar fornecedores de qualidade auxilia muito no processo de limpeza dos hotéis - Crédito da foto - Divulgação

Assim como uma boa ducha, colchão e internet fidelizam o hóspede, a qualidade da limpeza das áreas dos hotéis fazem total diferença durante a estadia

A preocupação com a conservação, higiene e limpeza nos hotéis deve ser constante e ela começa com o cuidado e a atenção na hora da escolha dos produtos. Isto pode parecer um pequeno detalhe, mas é imprescindível saber se os produtos seguem todas as regulamentações legais e se os funcionários conhecem os critérios de segurança adequados ao manuseio desses materiais. Assim como um hóspede não volta a um hotel quando não encontra um quarto confortável, a falta de limpeza faz o cliente simplesmente riscar definitivamente a opção desse hotel para suas próximas viagens.

Se preocupar com a escolha correta dos produtos e procedimentos de limpeza faz com que hotel diminua os riscos de acidentes e eventuais situações de desconforto, priorizando o serviço de qualidade. É interessante ressaltar que cada área possui uma necessidade própria e exige um produto específico visando segurança e bem-estar do hotel e de seus clientes, assim como garantir completa e segura higienização de todo o hotel como pisos, carpetes, banheiros, louças e etc.

Oferecer um quarto limpo e confortável é mais que uma obrigação do hotel - Crédito da foto - Divulgação
Oferecer um quarto limpo e confortável é mais que uma obrigação do hotel – Crédito da foto – Divulgação

Limpeza acolhedora

Assim como todo conforto oferecido para o cliente, uma boa limpeza faz parte do processo de acolhimento do hóspede. É o que afirma Cleide Balestri, Gerente de Governança do Royal Palm Plaza Resort, empreendimento localizado em Campinas (SP). “Quando oferecemos um espaço limpo, organizado e cuidado para nossos hóspedes, passamos para ele toda a nossa intenção de recebê-lo e acolhê-lo em um espaço pensado e cuidado para ele”.

O empreendimento possui atualmente uma equipe de 30 profissionais na área de limpeza e que atuam em três turnos diferentes, assim como uma equipe de manutenção composta por 50 colaboradores. Para que os funcionários do resort sempre prestem um bom serviço, o empreendimento já na contratação trabalha com um processo de integração, onde o resort reserva um dia inteiro para que o profissional conheça toda a área do complexo, quais são as regras e processos, etc. De acordo com Cleide, “Temos treinamentos periódicos com toda a equipe, pois acreditamos que o reforço de tempos em tempos refresca a memória e reforça ensinamentos”, afirma.

Na área de limpeza, o resort busca sempre escolher produtos de qualidade e que não propiciem riscos tanto para seus colaboradores quanto para os hóspedes. “Com relação a escolha correta dos produtos de limpeza, entendemos que a qualidade deles é essencial. Não economizamos nestes itens, consideramos extremamente importante a composição e princípios ativos de qualidade. Cuidamos para que não contenham fragrâncias agressivas e sejam produtos hipoalérgicos evitando qualquer tipo de problema aos nossos hospedes”.

Atualmente o resort utiliza somente produtos de marcas reconhecidas no mercado, realizando periodicamente testes e visitas técnicas no local de fabricação dos insumos. Após todo esse processo, o empreendimento realiza a homologação do item e sempre antes da implantação realizam treinamentos internos com os funcionários e que são repetidos periodicamente.

Demonstrando a preocupação de não interferir na rotina do hóspede, o resort possui alguns procedimentos especiais de limpeza de maneira que não atrapalhe o dia-a-dia dos clientes. De acordo com Cleide, “Durante o dia a nossa limpeza é preventiva. Nossos colaboradores são treinados para que, quando o hóspede esteja passando, a limpeza seja cessada e o hóspede seja cumprimentado, afinal de contas nosso pessoal de frente são os nossos hóspedes! Fazemos todas as lavagens e ações mais efetivas durante a madrugada, horário em que o hospede está descansando em seu apartamento. Desta forma, quando o dia amanhece, o hotel está novamente limpo sem que o hóspede tenha percebido a movimentação”. A profissional afirma que existem cronogramas de limpeza específicos para determinadas áreas do hotel, sempre com relatórios diários, semanais e quinzenais, para cada região do empreendimento.

O empreendimento também se preocupa com a proteção de seus funcionários, onde todos somente iniciam sua jornada de trabalho trajando todos os equipamentos de proteção e segurança necessários. Cada colaborador, dentro da tarefa a ser realizada no dia, recebe os itens de proteção individual e também temos os itens de proteção que fazem parte de um kit dado de tempo em tempo (sapatos específicos, luvas, óculos, mascaras, entre outros).

Um dos principais pontos quando falamos em limpeza e manutenção nos hotéis é com relação a custos. Segundo Cleide, o resort possui uma forte cultura em incentivar o correto uso dos recursos naturais como a água, por exemplo. No resort, os colaboradores trabalham com produtos químicos que não produzem muita espuma, de modo que o consumo de água para enxague será reduzido. “Falamos muito a respeito do cuidado que precisamos ter com os recursos naturais e reforçamos que as ações internas sejam levadas para as vidas pessoais de nossos colaboradores”, comenta.

Cleide Balestri – “Quando oferecemos um espaço limpo, organizado e cuidado para nossos hóspedes, passamos para ele toda a nossa intenção de recebê-lo e acolhê-lo em um espaço pensado e cuidado para ele” - Crédito da foto - Divulgação
Cleide Balestri – “Quando oferecemos um espaço limpo, organizado e cuidado para nossos hóspedes, passamos para ele toda a nossa intenção de recebê-lo e acolhê-lo em um espaço pensado e cuidado para ele” – Crédito da foto – Divulgação

Higiene aliada com a sustentabilidade

Localizado na zona sul da capital paulista e pertencente a rede francesa AccorHotels, o hotel Pullman São Paulo Ibirapuera dispõe de uma série de procedimentos para garantir a limpeza correta de todas as suas áreas. Na opinião de Alejandro Geis, gerente geral do empreendimento, o hóspede, além de buscar os serviços oferecidos pelo hotel, preza pela qualidade de seus materiais que fazem parte do ambiente das áreas sociais, restaurantes e apartamentos e que ele irá utilizar do início ao fim da hospedagem. “A conservação torna o investimento constante para a boa utilização do cliente. O cliente espera encontrar, no mínimo, um ambiente limpo e bem conservado ao se hospedar”, afirma.

O empreendimento, assim como todos os hotéis na rede, busca sempre utilizar produtos sustentáveis para a limpeza de seus ambientes. De acordo com Geis, o hotel utiliza apenas fornecedores referenciados com foco em sustentabilidade, como é o caso dos fornecedores de produtos de limpeza. “Na governança, por exemplo, temos o produto Alpha HP que não tem cor, odor e não faz espuma, portanto agride menos o meio ambiente. Ele também possui diluição específica para limpeza leve e desinfecção. Todos os produtos utilizados são de limpeza profissional, não trabalhamos com produtos domésticos”.

Para que os hóspedes não se sintam incomodados durante o processo de limpeza de algumas áreas do hotel, Alejandro afirma que são programados diversos métodos para que isso não aconteça. Isso pode ser constatado quando o hotel decide realizar uma limpeza profunda em seus apartamentos, onde o hotel interdita apartamentos ao lado do que será higienizado, de modo que o hóspede não seja incomodado. “Tentamos na maioria das vezes respeitar ao máximo a privacidade dos nossos hóspedes, sem intervir nos procedimentos de limpeza diária. O aspirador de pó, por exemplo, só é ligado em horário comercial, apesar de termos arrumadores trabalhando em todos os turnos. Ao interditar os apartamentos vizinhos aos que serão limpos, minimizamos barulhos com o arraste de mobília. A todo momento trabalhamos nosso foco de limpeza, mas não permitimos que o hóspede seja incomodado pelo processo, pois a satisfação dele que dá sentido ao nosso trabalho”.

O hotel Pullman São Paulo Ibirapuera (SP) possui uma série de procedimentos de limpeza - Crédito da foto - Divulgação
O hotel Pullman São Paulo Ibirapuera (SP) possui uma série de procedimentos de limpeza – Crédito da foto – Divulgação

Segundo Geis, o empreendimento possui uma equipe de 49 colaboradores na área de governança e mais 14 na área de manutenção. Além disso, o Pullman São Paulo Ibirapuera conta com um manual interno o qual prevê todo o cronograma de limpeza do hotel e todos os procedimentos das superfícies, como pisos, carpetes, etc. O empreendimento recebe constantemente um auxílio de seus fornecedores de produtos de limpeza, sempre auxiliando nos testes para melhor eficácia de limpeza e polimento de cada tipo de material. “Por vezes é necessário investir em maquinários específicos, daí a importância de fazer testes e apresentar para gerência o resultado com o intuito de melhorar a produtividade e a apresentação das áreas”.

Alejandro Geis – “Tentamos na maioria das vezes respeitar a privacidade dos nossos hóspedes, sem intervir nos procedimentos de limpeza diária” - Credito da foto - Divulgação
Alejandro Geis – “Tentamos na maioria das vezes respeitar a privacidade dos nossos hóspedes, sem intervir nos procedimentos de limpeza diária” – Credito da foto – Divulgação

O hotel dispõe de um Manual de Padrões da Governança, onde o colaborador tem acesso a todas as normas e procedimentos de limpeza que deverão ser implementados no hotel, como por exemplo o uso de panos de limpeza identificados para limpeza de cada tipo de superfície (chão, pia, boxe, piso, mobília e vaso sanitário), além de treinamento para uso adequado de produtos e EPI´S (Equipamentos de Proteção Individual). “Todos os departamentos do hotel que utilizam equipamento de proteção individual, possuem uma pasta de controle para entrega EPI com respectivo CA (código de aprovação) e assinatura do colaborador a cada entrega. O uso de equipamentos de proteção garante a integridade dos colaboradores de acordo com as normas brasileiras”.

Os profissionais do hotel recebem anualmente um treinamento anual com a empresa fornecedora de produtos de limpeza, onde todos os funcionários passam pela capacitação.

Os panos de microfibra Rumermaid Hygen absorvem 25% a mais que os panos convencionais e removem 99,9% dos micróbios - Crédito da foto - Divulgação
Os panos de microfibra Rumermaid Hygen absorvem 25% a mais que os panos convencionais e removem 99,9% dos micróbios – Crédito da foto – Divulgação

Referência de mercado

De uma maneira geral, o interesse e a constante preocupação com a limpeza, higienização e conservação, torna os hotéis mais qualificados e posicionados no mercado. Permite também ao cliente identificar quais hotéis que se empenham em atualizar esse tipo de setor, transformando-o em uma espécie de serviço especializado para atender, por exemplo, hóspedes que possuem algum tipo de alergia.

A Rubermaid Commercial Products dispõe de uma série de soluções e produtos profissionais para a hotelaria. Recentemente a empresa trouxe para o mercado brasileiro o sistema tecnológico para limpeza Hygen. O sistema é composto por 30 produtos, onde se destacam os panos de microfibra pois absorvem 25% a mais do que os panos de microfibra e algodão convencionais, assim como sua capacidade de remover 99,9% dos micróbios.

A lixeira possui design diferenciado, onde sua tampa com amortecedor permite um abrir e fechar silencioso - Crédito da foto - Divulgação
A lixeira possui design diferenciado, onde sua tampa com amortecedor permite um abrir e fechar silencioso – Crédito da foto – Divulgação

Os panos Hygen possuem dupla funcionalidade, onde um lado da peça é desenvolvido para ser utilizado em limpezas a seco, enquanto o outro lado é adequado para situações úmidas, sendo que um lado não interfere no outro. Dessa maneira, o mesmo pano pode ser utilizado para ambas as situações, sem necessidade de troca e poupando muito esforço durante a limpeza, podendo acelerar o processo em até 27%. Os panos são ideais para serem utilizados em vidros e superfícies polidas pois a malha não solta fiapos ou pelos. Os panos contam com uma variedade de cores (amarelo, vermelho, verde e azul) para que possam ser separados por área ou tarefas, facilitando a identificação.  Além disso, o produto pode ser levado até 500 vezes em máquina ou 200 vezes com água sanitária.

Outro destaque da empresa são as lixeiras compactas Slim Jim com capacidade de 60,1 litros. O produto tem como diferencial sua versalidade, podendo se adaptar em diferentes ambientes como cozinhas, quartos e banheiros de hotéis. A lixeira possui design diferenciado, onde sua tampa com amortecedor permite um abrir e fechar silencioso. Os canais de ventilação internos também facilitam a retirada do saco de lixo sem exigir muito esforço do usuário.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image