AconteceuÚltimas Notícias

Turismo de Santa Catarina é analisado no 34º Encatho & Exprotel

Direto de Florianópolis (SC) – O reposicionamento do turismo de Santa Catarina como produto turístico foi o tema do terceiro conteúdo apresentado nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, segundo e último dia do 34º Encatho & Exprotel, evento realizado pela ABIH-SC no CentroSul.

Publicidade
Ameris

 

Turismo de Santa Catarina é analisado no 34º Encatho & Exprotel
Evandro Neiva reafirmou a importância do destino Santa Catarina fora da alta temporada (Foto: Hugo Okada)

Evandro Neiva, Secretário de Turismo de Santa Catarina, detalhou os pormenores da estratégia em curso para fomentar o setor. Segundo o Secretário, “sempre defendi que o turismo é negócio, é promoção, é parceria com a iniciativa privada, e um estado como o nosso fica mais evidente. E a relação com outras pastas do Governo é muito importante. Esse amadurecimento de ser criada uma secretária, foi um salto do Governador Jorginho Melo. Assumimos em março e isso também mostra como o turismo é visto pelos gestores. Somos a última ou penúltima pasta de atenção e isso é um diagnóstico em nível nacional, salvo destinos que tem o setor como matriz econômica. Digo que o turista mudou e os serviços atrelados ao turismo mudaram. Se não atualizarmos, não avançaremos dentro do setor”.

Reposicionamento

Neiva explicou que o momento é de reposicionamento do estado como produto turístico e atração. “Muito se mudou no estado e no segmento. Muitos municípios que dependiam da agricultura familiar estão trabalhando com turismo assim como os destinos litorâneos há dez ou mais anos atrás. Na próxima ABAV faremos o lançamento da nova marca do turismo de Santa Catarina e do vídeo, que mesmo de forma institucional, vai refletir o turismo de nosso estado junto ao trade.

Tivemos a oportunidade de receber 1,3 mil agentes de viagens da CVC aqui no estado. Fizemos muitas ações e essa relação tem continuidade. Ainda estão previstos quatro famtours em diferentes destinos. Vamos estender ao extremo sul, oeste, capital e serra. Já começamos a provocar, e pela primeira vez, se admitiu que Santa Catarina tem inverno. O frio catarinense sempre foi algo negativo na nossa planilha turística. Isso porque sempre fomos no embalo da tropicalidade do Brasil.

Não adianta querermos vender sol e mar e fora da temporada, ter o mar gelado. É possível vender outras experiências, mesmo no litoral. Pela primeira vez o Governo falou que temos uma temporada de inverno e esse foi um gesto de governança. Isso faz com que o Governo se aproprie e se coloque como ator para cobrança, avançando em infraestrutura e outros. Tem gente que não gosta de calor, temos de ser inteligentes na propaganda e no Marketing. O inverno também acontece e é muito gostoso, em Balneário Camboriú, e na serra”.

Publicidade
Clima ao Vivo
Sol e mar e muito mais

Neiva ressaltou que a nova estratégia do destino quer se destacar e ir além do sol e mar. “Aos poucos vamos se distanciando de vender o destino como região. Temos de vender Santa Catarina como produto completo, com todas as experiências climáticas, turismo de aventura, turismo religioso, turismo de sol e mar, e por aí vai. Vamos lançar um grande canal digital também, que vai dialogar com o mercado e atuar lado a lado com o Governo. O frio tem de ser um produto do nosso estado e temos de começar a trabalhar essa temporada como diferencial e atração em cada região. O Governador Jorginho Melo vai anunciar R$ 2 bilhões na recuperação das rodovias de Santa Catarina. Ao mesmo tempo foi criada a secretária de portos, aeroportos e aerovias. Estamos conversando de igual para igual com todos no sentido de aumentar nossa malha aérea. Queremos consolidar novas rotas que não funcionem somente no verão. Estamos empenhados em ligar Santa Catarina com a Europa, ou seja, estamos trabalhando o turismo de forma que tenha retorno sócio-econômico para todos os players do estado”.

O 34º Encatho & Exprotel acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul, das 8h00 às 19h00.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA