AconteceuÚltimas Notícias

‘Nova motelaria’ é tema de palestra no 34º Encatho & Exprotel

Direto de Florianópolis (SC) – Terminou há poucos minutos, a primeira palestra do segundo e último dia do 34º Encatho & Exprotel, evento realizado pela ABIH-SC no CentroSul, com o tema “A expansão da nova motelaria”. O conteúdo foi ministrado por Vinícius Roveda, um dos principais influenciadores do segmento no Brasil e Diretor da ABMotéis Santa Catarina.

Publicidade
Clima ao Vivo

 

Vinícius Roveda iniciou destacando a necessidade de chamar a atenção da indústria a transformação dos motéis e como isso impacta o cotidiano das pessoas e o próprio segmento da hospitalidade. “A partir da frase ‘motel melhora a qualidade de vida do casal’, que criamos esse movimento que se chama a nova motelaria. Essa história começou quando meu pai fundou o Bangalô Motel, em 1979. Na época, essa foi a década de ouro. Em 2005, resolvemos, minha irmã e eu, fazer uma transformação, com uma gestão profissional e uma outra mudança em relação ao público-alvo. Achamos que os motéis deveriam focar em casais com relacionamentos estáveis. Isso deu muito certo e esse empreendimento hoje é um dos principais da região.

Esse conceito de casais estáveis é o embrião da nova motelaria. É uma forma de diferenciar os novos motéis dos antigos. Conseguimos separar o antes e depois. Lançamos um livro, durante a Equipotel 2021, em que detalhamos esse movimento, em evidência no setor”.

Negócio em ascensão

Ao contrário do que muitos perguntam para o próprio palestrante, o negócio dos motéis segue em ascensão. “Notamos que existem motéis que devem acabar fechando. Esses estão focados na velha motelaria. O caráter da velha motelaria se reflete até no design dos quartos, que trazem antigos modelos de camas redondas e cadeiras eróticas em um modelo que não funciona mais no segmento.

Publicidade
Harus

O público também mudou e hoje busca experiência diferentes. De acordo com uma informação datada de 2017, “72% dos frequentadores de motéis são casais com relacionamento estável. Isso para alguns moteleiros foi surpreendente. Alguns donos de motéis se surpreenderam e perceberam que o produto que estavam vendendo não era para o público que imaginavam. Esse público que é a virada de chave da nova motelaria, quer uma experiência e o mais interessante, depois dessa pesquisa, chegamos a conclusão de que 77% dos frequentadores da Rede Drops são casais estáveis. A grande parcela e o que movimenta o setor é esse perfil. Casais com filhos pequenos que precisam de um momento mais íntimo. Dessa forma, os motéis se tornaram resorts urbanos, com flexibilidade, afinal é possível reservar para algumas horas como também pernoitar”.

‘Nova motelaria’ é tema de palestra no 34º Encatho & Exprotel
Vinícius Roveda apresentou dados relevantes sobre o setor moteleiro (Foto: Hugo Okada)
Virada de chave

A mudança do produto se torna então inevitável, quando o público-alvo se transforma. “É bom ressaltar que, apesar de se assemelhar hoje a hotéis-boutique no quesito design e produtos, os motéis não estão necessariamente associados ao custo de hotel-boutique. Além da arquitetura, como temos uma mudança do público-alvo, também houve mudança nos serviços prestados. Nós que somos moteleiros mais antigos, lembramos das camareiras, que antes podiam até pensar que poderiam limpar de qualquer jeito, afinal o quarto seria usado por algumas horas. Hoje o serviço é próximo da hospitalidade comum, hoje o nível de exigência é muito maior.

Dentro dessa área, está inserida a gastronomia, que vem evoluindo há alguns anos, com chefs renomados dentro dos motéis. Mesmo nos motéis com ticket médio mais baixo, existe uma gastronomia hoje, mais sofisticada e com mais qualidade. Finalmente, hoje o marketing também é mais afiado. Antes as agências achavam que, para se comunicar com esse público era necessário o uso de trocadilhos, chavões e por muito tempo foi baseado nisso. Muitos se deram conta que isso não era bom. Hoje a comunicação está mais lúdica, com frases mais delicadas, que evocam a qualidade de vida. A pandemia acabou fazendo com que as pessoas tivessem um foco maior na qualidade de vida e isso se refletiu positivamente também na motelaria”, destacou o palestrante.

Publicidade
Fispal
Números relevantes
  • Receita anual do setor: 5 bilhões de reais
  • Público consumidor anual: 100 milhões de pessoas
  • Setor de hospitalidade: 15% dos meios de hospedagem
  • Crescimento: Motéis da nova motelaria se expandem a 20% ano a ano]
  • Mais de 99% das pessoas visitaram motel alguma vez na vida
  • Apenas 30% do mercado moteleiro está na nova motelaria
  • Há cidades médias e capitais sem motéis da nova motelaria

O 34º Encatho & Exprotel acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul, das 8h00 às 19h00.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA