AconteceuÚltimas Notícias

Turismo inclusivo é analisado no 34º Encatho & Exprotel

Direto de Florianópolis (SC) – A professora Aline Eyng Savi, que também é cadeirante, deu continuidade a programação do 34º Encatho & Exprotel, no CentroSul, com a palestra Turismo Inclusivo, que além de abordar a importância e robustez econômica, mostrou dados relevantes sobre a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas diferentes modalidades de turismo.

Publicidade
Tramontina

 

Para Aline, “somos um número bastante expressivo. Poucas pessoas, como eu, têm oportunidades de ‘turistar’ no País. Mas, independente da posição social, existe um número de pessoas que poderiam estar turistando e não estão. Atualmente a inclusão possui números considerados positivos. Ainda que promissores, temos um longo caminho a seguir para que a inclusão seja uma realidade no turismo. Temos de lembrar que inclusão não é uma realidade somente para pessoas com dificuldade de mobilidade, mas também para pessoas com sobrepeso, por exemplo”.

Publicidade
Ameris
Barreiras

Aline explicou que existem dois tipos de barreiras para a inclusão no turismo: as sociais e as espaciais. “As barreiras sociais entram no quesito do preconceito, e as barreiras espaciais estão dentro do contexto dos espaços, que deveriam ser mais adaptados ou preparados para a inclusão. A questão espacial não atende somente pessoas com dificuldade de mobilidade. É preciso atentar-se às leis e normativas; fomentar o treinamento de equipes; o acesso à tecnologias assistivas; e a apresentação clara da infraestrutura disponibilizada”.

Turismo inclusivo é analisado no 34º Encatho & Exprotel
Patrícia Felix (Foto: Hugo Okada)
Passeios Plurais

Patrícia Felix, analista de programação social do SESC-SC, que dividiu a palestra com Aline, pontuou: “No SESC realizamos o que chamamos de turismo social. São uma média de 300 roteiros, regionais, nacionais e internacionais com foco na democratização e inclusão. O SESC tem um público majoritariamente formado por +60, principalmente pelo cuidado que a entidade possui. Desde o guia que vai atendê-los, passando pelo atendimento até os destinos e atividades selecionadas. Essas atividades conjugam lazer, coletividade, cultura, educação e saúde, valorizando os aspectos naturais e culturais de cada região.

O turismo acessível democratiza o lazer a públicos que não teriam essa acessibilidade. O projeto Passeios Plurais foi criado em 2022, especialmente para grupos de pessoas com algum tipo de deficiência e/ou vulnerabilidade social, promovendo a igualdade de oportunidades, o exercício da cidadania e a inclusão social”.

Publicidade
Desbravador

O número de pessoas contempladas desde o início do projeto é de 151 pessoas em cinco roteiros em 2022 e 233 pessoas com nove roteiros até o momento em 2023.

O 34º Encatho & Exprotel acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul, das 8h00 às 19h00.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA