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Trícia Neves encerrou o 1º dia do 34º Encatho & Exprotel

Direto de Florianópolis (SC) – Trícia Neves encerrou o primeiro dia da programação de conteúdos do 34º Encatho & Exprotel, evento realizado pela ABIH-SC, no CentroSul, até a quinta-feira, dia 10. Com o tema “Um Novo Olhar Para a Gestão”, a consultora e sócia da Mapie, resumiu sua trajetória profissional desde o início, quando participou da implantação de uma unidade Blue Tree em Florianópolis (SC). Em seguida, deu início ao conteúdo preparado especialmente para o evento. A especialista começou conhecendo o público presente. “A vida vai nos levando por caminhos que nem imaginávamos que existiam. Temos dois pilares nesse dia. Um deles é a participação de vocês, que vocês possam de repente compartilhar suas opiniões ao longo do conteúdo apresentado”.

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Segundo Trícia, em 2018, ano em que assistiu uma palestra de Esther Perel, entendeu que apesar de toda a tecnologia, o que está ‘em cima da mesa’ são as relações. “A revolução tecnológica já aconteceu, agora estamos vivendo a tecnologia já implantada em nossas vidas. Na hotelaria, o processo, a jornada do hóspede é toda online, efetivamos nossas compras por meio do uso da tecnologia. Se eu entrar em uma loja de viagens no Shopping, eles certamente me enviarão a confirmação por e-mail ou WhatsApp. Quem empresta o celular para os filhos para conseguir jantar em um restaurante? Tem horas que isso acontece sim. Na pandemia, percebemos as crianças completamente conectadas. A sociedade já se encontra embebida de tecnologia”.

Transformando vidas

Trícia emendou perguntando ao público quais tecnologias as pessoas não conseguem mais viver sem. “A relação da velocidade com que essas coisas se transformam, mudou a nossa velocidade de percepção do mundo. Hoje o táxi não pode ser mais rápido que uma fila de check-out, simplesmente porque o mundo está assim. Modificou-se a forma como vivemos, a mudança virou uma regra em nossas vidas, estamos o tempo todo mudando.

Na Mapie, acompanhamos as mudanças da sociedade e dos nossos clientes. E também na gestão dos empreendimentos, o cliente está mudando e o colaborador também. A curva de como a inovação se distribui na sociedade se inicia com os inovadores, passando pelos que adotam essa tendência logo no início. Isso significa que coisas que poucas pessoas usam, podem ser os inovadores que estão usando coisas que ainda não chegaram a mim. Depois, temos a maioria inicial, a maioria tardia e os retardatários. Mas é bom ressaltar que, não é porque não chegou até mim, que não esteja acontecendo”, explicou.

É preciso mudar

Trícia Neves afirmou que, não é porque não esteja acontecendo com você, que não esteja acontecendo com outras empresas. “O novo cenário exige novas habilidades, precisamos de adaptabilidade e flexibilidade que não tínhamos antes. Ou seja, a capacidade de fazer e concretizar as coisas com o que se tem em mãos. Não dá para capacitar as pessoas para ficarem dez, vinte anos em uma mesma empresa. O mundo mudou. É como abrir a geladeira e cozinhar com o que se tem ali dentro. Nós precisamos de novas habilidades para surfar nesse mundo novo. Nas empresas precisamos de novos métodos. O ‘eu mando e você obedece’ não é mais suficiente. Talvez funcione para algumas coisas, mas não em todas as situações. Mudar também não é mais suficiente, é preciso evoluir”.

Trícia Neves encerrou o 1º dia do 34º Encatho & Exprotel
Trícia Neves inspirou o público com seu conhecimento e dicas de gestão (Foto: Hugo Okada)
O que é gestão?

A palestrante apontou que, para ela, gestão é proporcionar que as pessoas sejam capazes de entregar resultados incríveis. “Se gestão é isso, qual a diferença entre gestão e gestão de pessoas? Nos acostumamos com uma definição de gestão específica e a gestão de pessoas é a própria gestão porque não se entrega resultados sem gente. Não se entrega hospitalidade sem gente. Para mim, é uma coisa só. O grande desafio dos líderes, empresários e gestores é serem capazes de motivar as pessoas a entregar resultados incríveis.

Em algumas organizações, quando algo dá errado, nós conseguimos identificar quem errou, mas será que estamos com a cabeça direcionada para o sucesso, para ganhar esse jogo, ou apenas para controlar as pessoas e descobrir quem culpar nos movimentos errados?”, pontuou.

Outros insights

– Não há fórmula exata que funcione para todas as empresas

– Os projetos são implantados somente quando as pessoas acreditam e se engajam

– O ambiente, as relações entre as pessoas e as lideranças têm impacto direto sobre o projeto

Em seguida, Trícia explicou que existem três tipos de problemas, o simples, o complicado e o complexo. “Aquele colaborador que entrou hoje não tem a mesma relação com a empresa como aquele que está há cinco anos. Assim como este não tem a mesma relação com a empresa que tinha há três anos. Precisamos envolver times para liderar, não existe mais o ‘eu mando e você obedece’. Se discutirmos sobre os temas, teremos mais decisões assertivas. As vezes pegamos um problema complexo e queremos soluções rápidas para elas. Mas não é assim. Nesse novo cenário eu gosto de olhar para a organização em três dimensões: indivíduos, relações e organizações. Precisamos de líderes que olhem para o cenário como um todo. Como permitimos que os indíviduos conectem seus significados com os da empresa”.

O 34º Encatho & Exprotel acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul, das 8h00 às 19h00.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.

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