Ricardo Amaral é reeleito residente da ABREMAR
O executivo Ricardo Amaral (Foto) acaba de ser reeleito Presidente da Abremar – Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas pelo biênio 2010/2012. Com grande experiência no segmento de Cruzeiros Marítimos, Amaral tem pela frente dois grandes desafios: os problemas dos portos brasileiros e os altos tributos cobrados no país, ao contrário do que ocorre em outras regiões onde operam os Cruzeiros. “Há muitos mercados com atuação agressiva, como Dubai, que estão investindo em infraestrutura e tirando navios que poderiam vir ao Brasil”, diz Amaral.
O mercado brasileiro cresce na média de 33% ao ano, mas se ressente de bases sólidas para comportar uma demanda adicional. Dos 40 portos de escala, apenas seis têm estrutura para grandes embarcações. Cruzeiros internacionais com escala em mais de um porto nacional são considerados como navegação de trânsito doméstico ou de cabotagem e obrigados a cumprir exigências burocráticas e tributárias que praticamente inviabilizam a sua operação no país.
Apesar de todos os percalços, Amaral reconhece que o crescimento do mercado é essencial para o desenvolvimento do turismo náutico e das atividades da Abremar. A entidade se fortalece para apresentar o positivo impacto econômico dos navios nos destinos e o alto número de empregos gerados a cada temporada. “Este ano foram 45 mil empregos, sete mil a mais do que na temporada passada”, contabiliza o presidente da Abremar.