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Hotelaria de Salvador tem aumento de 11,4% na receita em abril

Números representam um aumento em relação ao ano anterior; A diária média no mês foi de R$ 561,56

A rede hoteleira de Salvador registrou taxa de ocupação média de 54% em abril, valor semelhante ao do mesmo período de 2023, que foi de 54,06%. A diária média no mês foi de R$ 561,56, resultando em um RevPAR de R$ 303,23, que é o indicador que mede a geração de receita diária por quarto disponível. A receita média cresceu cerca de 11,4% em relação ao ano passado, mantendo a tendência de valorização das diárias, fato que vem ocorrendo ao longo dos últimos meses na rede hoteleira da cidade.

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No mês de abril, em razão da dinamização do setor de eventos e congressos – fundamental para manter a atividade neste período de baixa temporada – a ocupação verificada nos dias de semana (54,14%) foi ligeiramente superior à dos finais de semana (53,62%). Pelo mesmo motivo, a ocupação média nos quatro Polos hoteleiros da cidade foi bastante semelhante: Barra Ondina (59,87%), Centro Histórico (49,85%), Pituba-Tancredo Neves (50,51%) e Itapuã- Stella Maris (57,52%).

O segundo trimestre do ano é o de menor demanda para o turismo na cidade, e historicamente abril, maio e junho têm as médias mais baixas de ocupação. Em 2024 abril teve ainda um calendário sem feriados prolongados, ao contrário do que ocorre normalmente no mês, trazendo maiores desafios para a atividade.

Comparando a ocupação hoteleira do primeiro quadrimestre deste ano (62,99%) com a do ano anterior (61,62%) é possível confirmar a tendência de gradual crescimento, muito embora esses resultados ainda não tenham atingido as médias observadas nos períodos pré-pandemia, a exemplo do primeiro quadrimestre de 2018 (68,40%) ou 2019 (66,56%).

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Segundo Wilson Spagnol, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia – ABIH-BA, “com o fim do verão e da alta estação, torna-se claro que a cidade depende do turismo corporativo e de uma agenda de grandes eventos e congressos capazes de trazer fluxo de viajantes, crucial para a manutenção da demanda na rede hoteleira ao longo dos próximos meses. A melhoria da malha aérea e ações de divulgação do destino se tornam, todavia mais estratégicos nestes meses de grandes desafios”, afirma.

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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