Panorama da Hotelaria Brasileira é apresentado em fórum FOHB

O V Fórum Nacional de Hotelaria, realizado pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, principal e mais qualificado evento do setor, que acontece no WTC Events Center, em São Paulo, apresentou nesta segunda-feira (18), o Panorama da Hotelaria Brasileira.
O estudo foi apresentado por Cristiano Vasques, sócio-diretor da HotelInvest, que vai completar 25 anos no próximo ano. Cristiano coordena a área de consultoria turístico-hoteleira, conduzindo estudos de mercado, análises de viabilidade econômico-financeira de hotéis, processos de seleção de operadora, negociação contratual e estudos setoriais e estratégicos para o mercado turístico-imobiliário. Liderou mais de 300 estudos de mercado, no Brasil e no exterior, inclusive projetos de planejamento turístico estadual e local. Possui amplo e profundo conhecimento e experiência no mercado de turismo, hotelaria e turístico-imobiliário no Brasil e no exterior, incluindo estratégias financeiras e empresariais para desenvolver projetos e negócios.

O Panorama é uma parceria antiga com o FOHB e que a cada ano que passa vai se aprimorando para entregar cada vez mais informações com qualidade para nortear o mercado. Cristiano apresentou uma novidade que é o Relatório Trimestral do Panorama que estará disponível algumas semanas após o fechamento do período e os dados serão disponibilizados de maneira mais rápida e atual.
Cristiano apresentou dados comparando ocupação entre o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2022 em que houve crescimento em ocupação, porém com queda no segundo trimestre de 2023, mas com dados positivos consolidados do primeiro semestre.

Em relação a diária o crescimento também foi muito grande no primeiro trimestre 2023 e em relação ao segundo trimestre de 2023. Mas com bom crescimento nos dados consolidados do priemiro semestre de 2023. Em termos de RevPar houve grande saltos no primeiro trimestre, com crescimento robusto e com crescimento mais modesto no segundo trimestre. Vasques afirma que São Paulo e Brasília foram os destaques em relação ao RevPar no primeiro semestre 2023.
A distribuição é maior do que 2019 mas ainda 28% menor do que á máxima histórica. “Tem muito espaço para crescimento, estamos otimistas em relação a projeções futuras. Há diversos fatores que tem como resultado final a reativação da economia, que gera maior demanda hoteleira. O volume de oferta do mercado anual no Brasil é pequeno, tem poucos hotéis sendo construídos. A demanda crescente com a oferta estável traz um panorama favorável”, afirma Vasques.
A apresentação ainda traz reflexões importantes sobre dois pontos de atenção no mercado imobiliário/hoteleiro. A realidade de Short Term Rental em São Paulo, que chegaram a são 60 mil apartamentos entre 2019 e 2021. À princípio não há impacto na hotelaria, mas a maioria desses imóveis ainda não entraram no mercado e vão entrar nos próximos anos. De acordo com Cristiano é preciso estar atenro a esse mercado. Outro ponto importante abordado foi em relação a renovação de contrato e a negociação de aporte das operadoras para financiar reestruturação e reformas dos hotéis já que os fundos de reservas secaram e podem levar alguns até se restabelecerem.

Cristiano finaliza, dizendo que o lucro ainda menor do que os números históricos e a euforia em relação ao crescimento futuro já passou pois os número já estão consolidados.