AconteceuÚltimas Notícias

Roland de Bonadona palestrou no V Fórum Nacional da Hotelaria

Dando prosseguimento a programação do V Fórum Nacional da Hotelaria organizado pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que acontece nesta segunda-feira, dia 18 de setembro, no WTC Events Center, em São Paulo, Roland de Bonadona, da Bonadona Hotel Consulting, apresentou o tema “O caminho do cashflow”.

Publicidade
Harus

Roland de Bonadona afirmou que a sua experiência na hotelaria, na consolidação de hotéis de diferentes categorias, lhe deu o know-how suficiente para compartilhar as ideias que trouxe para a palestra. “Cada hotel tem um comportamento diferente no mercado. A primeira perspectiva é o hotel do ponto de vista do mercado, ou seja pessoas que tem uma motivação por trás da sua hospedagem. O critério desses hotéis é ser o preferido dentro desse setor. A segunda perspectiva é do ativo imobiliário, do investidor. O hotel é um investimento de risco. São investimentos pesados em relação a outros segmentos como restaurantes, salões de beleza, entre outros.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O investidor sabe desse risco. Hoje as notas do tesouro nacional dão rendimentos seguros. O IPCA é importante para cobrir a inflação, que pode possibilitar um rendimento acima. Para trazer o retorno do investidor é preciso seguir o cashflow. Como fazer para aproveitar o cashflow?  Muitos hoteleiros reagem e afirmam saber os gastos físicos e aleatórios. Esse é um erro, pois o lado mais seguro é deixar o dinheiro na renda fixa”, observou Bonadona, apontando exemplos em gráficos.

Roland de Bonadona palestrou no V Fórum Nacional da Hotelaria
Slide apresentado na palestra de Roland de Bonadona sobre o setor hoteleiro
Publicidade
Clima ao Vivo

O executivo apontou a inflação como um problema para a operação. “Uma das coisas importantes criadas pelo FOHB foi a base de dados criada pela entidade. As flutuações da diária média, por exemplo. Vemos o histórico da diária média de 2007 a 2022, em hotéis econômicos. Para fazer a comparação das variações, temos de observar que, na primeira parte do período, a diária cresceu mais que o IPCA. Isso quer dizer que quando ela cresce mais que o IPCA, ela está se valorizando em relação a inflação. Quando comparamos com a diária em reais, observamos uma transformação de 2007 a 2022, com crescimento em 2022 e variação de 31%”.

Roland de Bonadona também compartilhou outros dados referentes a ocupação e ao RevPar dos hotéis no período analisado.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA