Aconteceu

O Brasil aos olhos dos investidores, quais setores estão chamando mais atenção?

Este foi o tema de debate que aconteceu agora à pouco durante a 8ª edição do ADIT Invest – Encontro para Investimentos Imobiliários e Turísticos do Brasil – promovido pela ADIT Brasil — Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil. Este evento acontece até amanhã no hotel Vitoria Concept, em Campinas (SP) e conta com o apoio da Revista Hotéis.

 

Quem moderou este painel foi Romeu Chap Chap, Vice-presidente do SECOVI-SP e contou com a participação de  Marcelo Michaluá, Sócio-diretor da RB Capital e Rossano Nonino, Diretor da Gávea Investimentos como debatedores. De acordo com Michaluá, com a baixa taxa de juros aumenta o interesse dos investidores por classes de ativos alternativas à renda fixa tradicional, como é o caso dos FIIS – Fundos de Investimento Imobiliário e os Cris – Certificados de Recebíveis Imobiliários. “Por um lado, esses ativos se apresentam como uma opção para o investidor que busca a diversificação de sua carteira e, por outro, são uma fonte alternativa de financiamento de empreendimentos residenciais e corporativos, como por exemplo shopping centers ou até mesmo hotéis, assim como diversos projetos na área de infraestrutura.” destacou Michualuá que ainda lembrou a securitização como forma de incentivar os investimentos.

 

A variação cambial do dólar foi analisada por Nonino e segundo ele, quando o dólar está se valorizando pressiona o IGPM, aumenta os valores dos aluguéis e isto abre possibilidades de investimentos numa série de segmentos. “Isto atrai muitos investidores estrangeiros que enxergam no aluguel uma fonte segura e rentável”, destacou.

 

Entre os novos nichos de mercado analisados pelos dois especialistas, Nonino destacou os Shopping de conveniências, que é uma modalidade muito comum nos Estados Unidos, por não ter estacionamento e os clientes pararem em frente às lojas para comprar. Os Power Center, outra modalidade comum de negócios nos Estados Unidos e Europa que consiste em grandes boxes instalados nos corredores de shoppings centers, tendem a crescer ainda mais no Brasil, pois conseguem atrair uma gama grande de clientes em razão de praticar um preço mais barato que as tradicionais lojas dos shoppings.

 

Quando o assunto é hotel como alternativa de investimento, Nonino revela que seu escritório recebe muitos projetos, mas em sua análise, para ser viável o empreendimento deverá ser focado ao business e com diária média entre R$ 200,00 a R$ 400,00. Uma grande revelação que ele fez foi à procura de um grande complexo hoteleiro, situado na Bahia, que é atualmente posicionado por um público classe A e B que pretende mudar o foco e passar a ser um produto mais econômico e atender as classes C e D. “Estamos analisando este projeto e sua viabilidade, pois o objetivo além atender as classes C e D é agregar também time sharing para atrair um público maior e aumentar a rentabilidade deste complexo”, destacou Nonino.

 

Já Michualuá explicou que muitos investidores estrangeiros que procuram seu escritório enxergam no valor do aluguel uma forma segura e rentável e muitos ainda acabam decidindo por galpões industriais e empreendimentos corporativos que asseguram a rentabilidade desejada. “Já a hotelaria não é vista pelos investidores que nos procuram como a aplicação num imóvel, mas sim num negócio e que ainda tem riscos. Diante disto, fizemos um estudo de viabilidade em algumas capitais para compreender em detalhes este risco e aumentar a rentabilidade de nossos investidores. Concluímos que somente a região do Porto Maravilha e do bairro de Botafogo, ambos na cidade do Rio de Janeiro, poderia assegurar a rentabilidade, levando em consideração uma série de fatores. Entre eles, estavam o preço do terreno, a sazonalidade e a localização”, concluiu Michualuá.

 _________________________________________

 Se você estivesse nos seguindo pelo www.twitter.com/revistahoteis ou curtindo pelo www.facebook.com/revistahoteis  teria recebido esta informação em tempo real!!!  Está esperando o que? Lembre-se, informação é a ferramenta mais importante para tomada de decisão e negócios e aqui você fica sempre bem atualizado dos últimos fatos e acontecimentos da hotelaria.

_______________________________________________________________________________

 

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA