Opinião

Revenue Management, Uma disciplina de Administração Hoteleira – Artigo de Rui Silveira C. Ventura

Revenue Management, Uma disciplina de Administração Hoteleira – Artigo de Rui Silveira C. Ventura

  *Rui Silveira C. Ventura   Vem sendo tida como uma das mais promissoras posições na Indústria Hoteleira. Redes hoteleiras e alguns hotéis independentes no Brasil e no Mundo já estão percebendo que o RM é um componente de gerenciamento estratégico, o qual deve ser incorporado à alta Administração hoteleira, assim como acontece há mais…

Gerenciador de projetos atua para acelerar expansão do mercado hoteleiro – Artigo de Renata Marques

Gerenciador de projetos atua para acelerar expansão do mercado hoteleiro – Artigo de Renata Marques

*Por Renata Marques   Profissional zela pela integração entre todas as disciplinas envolvidas no projeto arquitetônico e pela manutenção da identidade das redes de hotelaria em cada empreendimento. O mercado hoteleiro deve sofrer um boom nos próximos anos com a previsão de construção de centenas de hotéis em tempo recorde espalhados por todo o território…

Como lidar com Interferência Wi-Fi em Hotéis? – Artigo de André Queiroz

André Queiroz*   A tecnologia 802.11 avançou muito nos últimos 10 anos – hoje é mais robusta, mais rápida e mais escalável. Porém, um problema ainda assombra o Wi-Fi: a confiabilidade.   Não tem nada mais frustrante para o administrador da rede de um hotel do que hóspedes que reclamam do fraco desempenho do Wi-Fi,…

Artigo: Revenue Management e suas influências na RENTABILIDADE, não no faturamento

* Rui Ventura É muito mais importante conhecer o porquê do que o como. Em virtude das constantes postagens sobre Revenue Management (gestão de receita) e os comentários por elas originados, resolvi que estava na hora de aproveitar a oportunidade e trazer o assunto à tona principalmente até por respeito às pessoas que já adquiriram…

Alguns direitos ao contratar uma agência de turismo – Artigo de Lucas da Silva

  * Lucas Polycarpo Montagner da Silva Ao viajar através de uma Agência de Turismo, o consumidor tem de estar ciente que apesar de existir um contrato de prestação de serviços com determinada empresa de viagens que comercializa “pacote turístico”, os serviços inclusos neste pacote nem sempre serão prestados por prepostos da agência; mas sim,…

A Magia do Club Med Itaparica – Artigo de Caio Sergio Calfat Jacob

O que buscamos quando nos hospedamos em um charmoso resort? O que faz mais a diferença, o produto ou o serviço? Ou ainda, o inesperado? Na busca de tantas respostas, temos somente uma certeza: resort é sonho, encantamento! Não se mora em um resort, passa-se por ele; busca-se conforto, prazer, satisfação, bem-estar, recuperação, reavaliações, reposicionamentos,…

Terceirização necessidade ou comodismo – Artigo de Rui Ventura

Terceirização necessidade ou comodismo – Artigo de Rui Ventura

*Rui Ventura Escrevi um destes dias um artigo onde deixo claro o porquê.   Há aparentemente grandes empresas hoteleiras que optam simplesmente por terceirizar serviços importantes, aqueles que além de estar ligados com o bem estar do Senhor Hospede, são serviços sabidamente rentáveis ainda que pese a opinião de alguns em contrário, depois hoteleiro que…

Lições da Crise Econômica  de 2008/2009 para a Hotelaria Nacional

Lições da Crise Econômica de 2008/2009 para a Hotelaria Nacional

Gustavo Moura*   Á medida que a situação econômica internacional se deteriora, devido à dificuldade dos políticos europeus e americanos em solucionar os problemas de endividamento de seus governos, é importante se preparar para um cenário futuro mais instável. Cada crise econômica tem suas particularidades, mas podemos usar a recessão mais recente (creditcrunch de 2008/2009)…

Gostar do hóspede  – chave do sucesso

Gostar do hóspede – chave do sucesso

Luiz Arthur Medeiros*   Durante a 53ª edição do CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis que aconteceu entre os dias 8, 9 e 10 de novembro na capital paulista, houve uma série de ótimos debates e explanações, mas uma em particular me tocou de maneira bastante profunda. Quem falava era Júlio Ribeiro, sócio-presidente da Talent,…

Cliente Oculto: Pense com antecedência

Marcos Galvez*   Acredito que quase todos conhecem o velho ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Eu, particularmente, procuro utilizar essas palavras no meu trabalho e vida. Claro, que com o passar do tempo fica mais fácil lidar com a ansiedade. Digo isso porque o ano chega ao fim e esse período acaba sendo…

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