Opinião

Instabilidade do mercado

A hotelaria paulistana vivenciou momentos de êxtase e de muita preocupação nesse primeiro quadrimestre de 2012. Tivemos um recorde de desempenho da hotelaria em Março, fortemente influenciado pela ausência de feriados no mês e pelo crescimento das diárias médias, porém um mês de Abril com queda expressiva na taxa de ocupação dos hotéis se comparado ao mesmo período de 2011.

 

Essa montanha-russa do mercado fez com que todos se perguntassem se o ocorrido no mês de Abril demonstrava uma tendência de retração da demanda ou se foi apenas um “soluço” dentro de um ano forte.

 

Analisando o fluxo total de passageiros dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas em Abril de 2012 frente a Abril de 2011 encontramos em ambos uma retração nesse indicador, respectivamente 4% e 26%. A queda significativa de 26% encontrada no fluxo de passageiros de Congonhas foi refletida diretamente na demanda hoteleira para a cidade no período.

 

Quando analisamos o acumulado de Janeiro à Abril de 2012 versus 2011 vemos que o aeroporto de Guarulhos apresentou um crescimento de 6%, enquanto no aeroporto de Congonhas observou-se uma queda de 7%. Vale destacar que o fluxo total de passageiros do aeroporto de Guarulhos foi puxado pelo pequeno crescimento do fluxo de passageiros internacionais, o qual cresceu apenas 1% enquanto que o fluxo doméstico apresentou aumento de 10%. Esse fato demonstra o impacto que a famigerada crise econômica mundial reflete sobre o nosso mercado.
É importante ressaltar que o ano de 2011 foi excepcionalmente fantástico para a hotelaria paulistana, com forte incremento de demanda associado à estabilidade da oferta, resultando em crescimentos expressivos e frequentes de tarifas.

 

Sendo assim, nem tudo são lamentações. Os crescimentos de desempenho no ano de 2012, ainda que mais modestos do que os encontrados em 2011, em cima de uma base forte que foi este ano são motivo de comemoração.

 

Uma prévia do mês de Maio já evidencia que um novo recorde de desempenho financeiro está por vir, impulsionado principalmente pelo crescimento que as diárias médias vêm sofrendo. A associação desses fatores demonstra que o mês de abril foi apenas uma curva no crescimento projetado para 2012.

 

*Thais Perfeito é  Consultora Sênior da HotelInvest – Contato: tperfeito@hotelinvest.com.br

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA