HOME Matérias Trade Turismo gera quase 100 mil empregos na capital paulista

Turismo gera quase 100 mil empregos na capital paulista

8
0
SHARE
Vista Noturna do Vale do Anhangabaú. Foto: José Cordeiro/SPTuris

O Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da empresa municipal SPTuris – São Paulo Turismo divulgou recentemente os resultados do estudo sobre o mercado de trabalho das atividades características ao turismo na capital paulista.

O levantamento apontou que a cidade de São Paulo possui 99 mil postos de trabalho formais e diretos ligados às atividades de turismo. De acordo com algumas estimativas, esse número pode saltar para 443 mil, se somarmos os indiretos.

Mercado_Trabalho

Dentre os que mais empregam, a maior porcentagem está relacionada ao setor de alimentação, com 44,5% dos empregos, seguido por transporte aéreo (22,2%); meios de hospedagem (14,7%) e agências de viagem (13,1%). A área de transportes ainda figura com 3,4% para transporte terrestre e 1,9% para aluguel de veículos. Juntos, transporte aquaviário e cultura e lazer somam 0,3%.

Na visão de Wilson Poit, Secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, o levantamento deixa clara a importância do mercado turístico na economia. “Movimentamos uma cadeia enorme que gera empregos, renda e competitividade. O mercado de trabalho do segmento de turismo é analisado desde o taxista, que tem o primeiro contato com o visitante quando ele desembarca no aeroporto, até o garçom, que servirá sua refeição em um dos mais de 15 mil restaurantes espalhados pela cidade”, frisa.

De acordo com o estudo, houve um crescimento 40% nos postos de trabalho em poucos anos. Em 2006, eram 70 mil cargos. As áreas que mais registraram elevação foram alimentação, que passou de 29.556 para 44.089 mil pessoas empregadas; transporte aéreo, de 15.518 para 21.953; e agências de viagem, que saltou de 8.516 para 12.976 profissionais.

Clique aqui para conferir mais detalhes da pesquisa

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image