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Investir no público local pode ser a saída para impulsionar o setor de A&B dos hotéis

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O Tour Gastronômico pelos Hotéis é uma maneira de investir no público local - Foto de Fred Kendi

Será que a vocação dos hotéis está resumida à hospedagem? Foi com este questionamento que a partir de 2014 o Hotel Além do Quarto* espaço dedicado a hotelaria, desencadeou uma série de ações visando potencializar a culinária hoteleira, destacando assim um dos aspectos que muitas vezes fica como coadjuvante no universo hoteleiro. É este olhar que nos incentiva a apresentar as mais diferentes possibilidades que podemos explorar em relação aos espaços hoteleiros, pois temos toda uma infra estrutura culinária organizada e em perfeito funcionamento, que pode e deve ser oferecida para “além do hóspede”, incentivando o público local a usufruir os temperos, os sabores e as facilidades de fazer uma gratificante refeição em um hotel de sua própria cidade.

Mas, como introduzir, ou mesmo resgatar este hábito de perceber um hotel como um espaço aberto para uma clientela que não está hospedada? Mesmo para o hóspede que, incentivado pelo apelo de novas experiências gastronômicas busca restaurantes fora do seu espaço de hospedagem?

Fundo de alcachofra com camarão é um dos pratos servidos no evento – Foto de Fred Kendi

Foi em busca destas respostas que há dois anos o Hotel Além do Quarto promove o “Tour Gastronômico pelos Hotéis”.  Tendo como organizadora do projeto a Especialista em Hotelaria e Mercado de Luxo Tânia Coelho que, junto com o fotógrafo Fred Kendi, realiza e registra este evento em mais de 10 hotéis, reunindo  aproximadamente 500 pessoas em torno de temperadas e saborosas mesas de hotéis.

A organizadora do projeto a Especialista em Hotelaria e Mercado de Luxo Tânia Coelho – Foto – Fred Kendi

O “Tour Gastronômico pelos Hotéis” teve início em maio de 2015 em Curitiba e nas suas dez edições já oportunizou o acesso e divulgação do Restaurante Ticiano do Hotel Quality (na primeira e sétima edições), do Full Jazz Slaviero Bar do Hotel Slaviero Conceptual Full Jazz, do Restaurante Origens do Hotel Radisson, do Catanzaro Ristorante do Hotel Four Points by Sheraton, do Restaurante Casa Bertelli do Hotel Bristol Brasil 500, do Le Bourbon do Hotel Bourbon Curitiba Convention, do Restaurante Galla do Ramada Plaza Curitiba Rayon, do Restaurante Cais da Ribeira do Hotel Pestana Curitiba e do Restaurante Victoria do Hotel Victoria Villa. A 11ª edição será no Restaurante República de Curitiba – Menu Curitibano no Lizon Curitiba Hotel.

Todas as edições contaram com a presença de um público seleto e interessado, não apenas em uma refeição mas sim em participar de uma experiência única, cultural, sensorial e o fato de conhecer os espaços dos hotéis e suas instalações tornam estas pessoas potenciais promotores dos eventos e dos próprios hotéis.

Outra iniciativa neste sentido foi a série sobre gastronomia – “O melhor da culinária hoteleira” – uma proposta que teve como foco os hotéis – Mabu Curitiba Convention, Pestana Curitiba Hotel, Slaviero Conceptual Full Jazz,  Four Points by Sheraton Curitiba e o Hotel Bristol Brasil 500.

Alguns dos participantes do Tour Gastronômico Foto de Fred Kendi

Mas as mudanças precisam ser incorporadas, incentivadas e absorvidas pelos gestores, pois cabe a eles introduzirem novas dinâmicas e referências junto ao seu staff, capacitando sua equipe para “vender” os diferentes serviços e produtos do próprio hotel, apresentando as alternativas de bar, restaurante, refeições e cafés que o próprio hotel oferece, destacando a qualidade, facilidade e até economia que o hóspede pode ter. No material de divulgação, impressos, totens digitais, destacar também estes serviços, promover ações e eventos que concorram para evidenciar e estabelecer este espaço gastronômico como referência local. Sabemos que a magia da culinária não está nos ingredientes da poção, e sim no toque mágico das mãos que os misturam.

Equipe de alimentos e bebidas do hotel Four Points by Sheraton que participou de uma das edições do evento – Foto – Divulgação

Autoras da matéria Maria José Coelho e Tânia Coelho – Hotel Além do Quarto – Contato –www.taniacoelho.net  

*A proposta do Hotel além do quarto é trazer uma visão mais abrangente do universo da hotelaria, que inclui a gastronomia, os serviços, a história e as pessoas. Além de trazer dicas de livros sobre destinos turísticos e relatos de experiências vividas em viagens.

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