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Destinos com práticas que beneficiam turismo são premiados

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Com a divulgação do 5º Índice de Competitividade nesta segunda-feira, 2 de dezembro, o Ministério do Turismo destacou e premiou ações de destinos que contribuam para o desenvolvimento do turismo, a fim de compartilhá-las com os demais destinos do País. Os premiados receberam das mãos do secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, um diploma de certificação da boa prática aplicada.

Ao todo foram selecionados 21 casos de sucesso de 15 destinos turísticos, escolhidos segundo a relevância e impactos positivos, possibilidade de aplicação em outros destinos, caráter inovador e recorrência com que foram mencionados. As boas práticas são ações que ajudam os destinos brasileiros a se tornarem mais competitivos.

O Rio de Janeiro foi premiado por sancionar um decreto (nº 5230, de novembro de 2010) com um pacote de benefícios legais para a atração de novos empreendimentos hoteleiros. O objetivo era adequar a cidade do Rio às demandas da Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Além dos benefícios fiscais, o decreto liberou algumas áreas da cidade para a construção de empreendimentos hoteleiros e revisão de parâmetros urbanísticos.

Já na experiência de Fernando de Noronha (PE), algumas praias como a do Sueste (área do Parque Nacional Marinho), se tornaram acessíveis a cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência. O projeto Praia sem Barreiras oferece esteiras para acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para banho assistidos. O projeto é uma parceria da empresa de turismo do estado de Pernambuco com a EcoNoronha, Instituto Chico Mendes, além da Administração do distrito estadual, governo do estado e federal.

A cidade de Bento Gonçalves (RS) lançou em 2012 um aplicativo para smartphones que oferece acesso simplificado e gratuito a informações gerais e turísticas da cidade. Já Belém  (PA) foi premiada com o Criar Amazônia, um grupo de artesãos e designers paraenses que emprestam seus valores e identidades para produzir linhas de roupas, joias, estampas que enfatizam a cultura amazônica e utilizam matérias sustentáveis.

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