Publicidade
Retomada do turismo

Zoox debate em webinar a importância da tecnologia para a hotelaria na retomada pós pandemia

O setor hoteleiro e o turismo como um todo começam a se organizar para a retomada das atividades, que sofreram um impacto sem precedentes com a pandemia do novo coronavírus. Pensar estrategicamente nesse recomeço é essencial e, de olho neste momento, a Zoox realizou na manhã da terça-feira, dia 30 de junho, o webinar “Ferramentas e Soluções para Enfrentamento da Pandemia na Hotelaria”. O evento online foi aberto ao público e gratuito, por meio do canal da Zoox na plataforma YouTube.

O webinar teve a participação de Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox, e de André Noer, Head de Hospitality da empresa, além de Augusto Rocha, VP Sales & Marketing na Pmweb; Vanessa Vilela, CEO da Io e Carolina Sass, Co-Founder and Managing Partner na Mapie. A moderação foi de Carolina Guimarães, Head de Customer Success na Zoox.

Publicidade
RAP Engenharia

O debate começou com Carolina Guimarães que explicou a dinâmica do evento e deu as boas-vindas aos profissionais. Ela passou a palavra para Rafael Albuquerque, que fez uma breve explicação sobre a atuação da Zoox no mercado hoteleiro e sobre o momento que a indústria atravessa. “Todos nós estamos correndo atrás para entender de fato o que está acontecendo, ninguém estava preparado para a pandemia. Quando nosso time entrou em home-office tínhamos dúvidas e avisamos que seriam 15 dias que se tornaram quatro meses. O fechamento dos hotéis e suas operações nos deu um sentimento de incógnita, não sabíamos o que viria. Mas eu brinco que gosto sempre de enxergar o copo meio cheio do que meio vazio. A COVID-19 é uma realidade e não adianta ficar se vitimizando. Há muitos produtos que foram desenvolvidos antes da COVID-19 e agora estamos apostando ainda mais no mercado de low-touch. Não podemos ficar românticos nas nossas soluções, precisamos entender que o mercado mudou”, afirmou.

Dados do bem

A Zoox criou uma plataforma chamada Dados do Bem, em parceria com a rede D’Or, com o intuito de utilizar os dados coletados, de acordo com Albuquerque, “para parar de correr atrás da COVID e nos colocar a frente desse vírus. Grandes empresas globais se fizeram em época de crise, então vamos ser positivos, manter nossos clientes dentro da base, eles precisam de nossa ajuda e irão lembrar de como foram tratados nesse momento”, disse o executivo. “Talvez esse fosse o empurrão para que os hotéis se modernizassem e experiência é uma coisa que as pessoas guardam na cabeça, positiva ou negativa. Esse é o momento de investimento em tecnologia e disrupção”, complementou.

Carolina Sass de Haro, Sócia-Diretora da Mapie (Foto: Divulgação)

Carolina Sass abordou como a Mapie, através da tecnologia, mostrou aos seus clientes como aprender e enxergar oportunidades frente ao momento de pandemia. “Acho que o momento acelera os conceitos de atenção, respeito e empatia. Esses três pilares formam o que conhecemos como hospitalidade. Embora que, na prática, na experiência do cliente, ele ainda sinta pouco esses pilares. O cliente topa, por exemplo, disponibilizar seus dados, se isso realmente melhorar a sua experiência no empreendimento. Estamos vivendo momentos muito polarizados, há destinos turísticos abertos e enfrentando comentários que são o oposto de um apoio. Esse respeito passa por entender a perspectiva de cada um, cada um olha para a doença de acordo com a sua visão e realidade. A empatia é o que nos faz entender o sentimento do outro. Nunca antes precisamos tanto desses elementos e precisamos agir de forma a potencializá-los por meio da tecnologia e também dos caminhos tradicionais”, pontuou.

Publicidade
Expo Retomada

Carolina também abordou a transformação digital e disse que esse conceito foi acelerado pelo contexto atual. “Existe uma série de coisas que discutimos e que se não resolvermos agora, não sei quando isso acontecerá. Adotamos soluções tecnológicas e é de nossa responsabilidade fazer o cliente enxergar isso como benefício e facilidade. Falta o hoteleiro criar condições para isso, a ferramenta é somente uma parte dessa equação”, afirmou.

Gestão comercial

Vanessa Vilela explicou a ferramenta disponibilizada pela Io. “Trata-se de um produto com menos de um ano e meio de mercado. Começamos com uma robustez de clientes que nos obrigou a amadurecer em pouco tempo. A nossa ferramenta simplifica dados. Um PMS precisa ser resumido de forma comercial para evitar grandes relatórios e otimizar a tomada de decisões. E no meio disso, ela indica estratégias para onde ir. O RM não tem ainda maturidade na hotelaria de lazer como vemos fora do Brasil. O gancho que se tem hoje para trabalhar a precificação é muito mais engajado na compra do que na venda. Esse profissional de gestão comercial e de RM precisa ter tempo para pensar no que fazer com as informações sobre segmentação e tomar as decisões corretas. Essa é a nossa ideia. Sabemos que é esse profissional que vai dar o gatilho da retomada”, explicou a executiva.

Publicidade
Harus

Augusto Rocha, da PMWeb, detalhou como o ano de 2020 está sendo transformador para a sociedade e para a indústria. “Já sabemos que vai até o final do ano esse período. Vemos Portugal abrir, fechar, outros países se movimentarem, e o ser humano leva tempo para adquirir novos hábitos. O turismo já voltou, tenho clientes que já estão desempenhando bem. Existe oportunidade em meio a essa calamidade, e não aproveitar isso não é inteligente. É necessário relembrarmos da responsabilidade em nossa indústria. Um terço do ano passou e podemos afirmar que julho já está contratado. A previsão das vacinas está para o final do ano e precisamos praticar um novo jeito de vivenciar o turismo e o lazer urge, porque as pessoas estão presas em suas casas. As empresas que se preocupavam com o futuro sofrem menos, mas ainda sofrem. Absorva o aprendizado da pandemia, esteja sempre com o futuro a sua frente e faça as coisas certas na hora certa”, aconselhou o profissional.

Rafael Albuquerque e André Noer – Foto – Divulgação

Rafael Albuquerque ponderou que, além de planejamento, os hotéis têm de pensar em passos pequenos para alcançar bons resultados. Carolina Guimarães passou o bastão para Andre Noer, que explicou a criação do Experience, novo projeto da Zoox. “Quando entrei em fevereiro, antes da pandemia, conversei com o Rafael sobre a terceirização das recepções por meio da tecnologia. Eu achava meio impossível, mas o Rafa me pediu para pensar nisso. Desde o começo do projeto ele já balizou valores, inclusive. Quando começo a escutar cada um de vocês falando, vejo que estamos acertando. Trata-se de uma solução que vai unir diversas empresas e tecnologias e um dos pilares dela é a educação. Junto com a Mapie estamos criando uma plataforma educacional para profissionais hoteleiros que serão certificados no aprendizado de novas práticas e tecnologias. Não basta avançar nesse quesito sem pensar nas pessoas. Temos de criar essa cultura, protagonizar essa mudança”, revelou. “O Experience tem essa base mas vai evoluir ainda mais, em entretenimento e uma série de outras coisas. Temos de cuidar dos profissionais de hotelaria de forma muito particular”, complementou.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Rafael explicou que as integrações do Experience não funcionariam sem o elemento educação. “Provocando o pessoal, sugeri a criação de uma plataforma on-line para que as pessoas aprendessem não somente sobre as plataformas da Zoox e sim sobre a experiência da rotina de um hotel. Realmente estamos investindo muito nisso, sentimos a necessidade de ajudar esse mercado a sair desse cenário. Todos os nossos concorrentes são brasileiros que dependem desse mercado e temos a estrutura para auxiliar as pessoas a darem a volta por cima nesse momento tão complexo”, concluiu.

Leia também: Zoox lança plano de apoio para hotéis em dificuldade em razão da pandemia do coronavírus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image