Publicidade
Simmons

Trivago indica alguns dos hotéis mais sustentáveis do mundo

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 5 minutos

No último domingo, dia 22 de março, se comemorou o Dia Mundial da Água. Levando em conta o problema da escassez de água, principalmente no Brasil, o site Trivago selecionou sete hotéis no mundo que são bons exemplos de ações sustentáveis em relação à conservação desse bem precioso chamado, água. Confira à seguir.

Post Ranch Inn

Localizado na região do Big Sur, na Califórnia, disponibiliza um carro híbrido para os hóspedes, inclusive para chegar às acomodações – que são feitas de materiais sustentáveis e respeitam a dinâmica da natureza dos arredores. O hotel tem 39 quartos e duas casas privadas com detalhes rústicos que combinam luxo e conforto com vistas para o mar ou montanha do litoral californiano. Por ser um destino para relaxar, os quartos não dispõem de televisão ou despertador. O sistema de limpeza é biodegradável, o Post Ranch Inn utiliza energia solar e sistema de águas residuais, a água utilizada para lavar roupa de cama e toalhas é filtrada e usada para regar as plantas. A água é conservada também nos quartos com chuveiros e privadas de baixo fluxo. Os colchões e lençóis são orgânicos, assim como os produtos de higiene que também são biodegradáveis. Garrafas de aço inoxidável para tomar água estão à disposição dos hóspedes e podem ser levadas para casa, minimizando o uso de plástico.

Tabacón Grand Spa Thermal Resort - Crédito da foto para Tabacon Grand Spa Thermal Resort

Crédito da foto: Tabacon Grand Spa Thermal Resort

Tabacón Grand Spa Thermal Resort

Localizado na Fortuna de San Carlos, na floresta do Parque Nacional do Vulcão Arenal, o Tabacón Grand Spa Thermal Resort ganhou o prêmio de “hotel mais sustentável do mundo” do World Travel Awards em 2014. O resort é ecologicamente correto e neutro em carbono, as suítes têm decoração e móveis feitos por artesãos locais. As águas termais são completamente naturais, sendo 97% provenientes das chuvas e 3% do magma do vulcão Arenal. O estabelecimento também foi certificado pelo governo da Costa Rica com três folhas da Certificação para Turismo Sustentável, por conta dos seus esforços e programas sustentáveis como: uso de produtos orgânicos e biodegradáveis, implementação de sistemas inovadores que facilitam a conservação de energia, uso da água do vulcão como fonte de água quente e proteção das fontes de água de poluição. Toda a água usada no resort é tratada nas próprias instalações e controlada pelo ministério da saúde.

Lefay Resort & SPA Lago di Garda

Foto 2

Localizado em Gargnano, dentro de um parque de 11 hectares naturais, todos os aspectos do resort, desde o design interior ao uso de matérias locais e a arquitetura levam o meio-ambiente e o espaço ao redor em consideração. Os móveis são feitos de oliveira e nogueira, mármore italiano e tecidos naturais. As suítes tem vista para o Lago di Garda, proporcionando momentos de paz e bem-estar. O Lefay Resort & SPA tem como prioridade o consumo de água, já que a área da Riviera dei Limoni, onde está localizado, sofre com falta de água, principalmente nos meses do verão. A água da chuva é canalizada e armazenada, a água que transborda das piscinas é usada para irrigação, enquanto um software especial é usado para controlar o consumo de água do hotel, reduzindo a quantidade de água consumida pela rede pela metade se comparado a um estabelecimento similar.

Crédito da foto : Laguna Lodge

Crédito da foto : Laguna Lodge

Laguna Lodge – Santa Cruz La Laguna

O Empreendimento eco-resort e reserva natural localizado no lago Atitlan, em Solola, na Guatemala, só pode ser acessado de barco. Construído com materiais naturais, é quase auto-suficiente em termos de energia, água e comida. As suítes tem tijolo cru, piso de madeira e lustre de aço; roupa de cama e tecidos artesanais e foram decoradas individualmente. O resort foi finalista do prêmio WTTC Tourism for Awards do World Travel & Tourism Council Award que reconhece práticas sustentáveis na indústria hoteleira. O menu inclui apenas pratos vegetarianos e veganos, os produtos de higiene e limpeza são orgânicos ou biodegradáveis e veganos. Práticas sustentáveis para conservar água incluem: chuveiros e privadas de baixo fluxo, a água da chuva é coletada durante o período de chuva e usada para descargas e uso externo enquanto durante a época de seca a água é extraída do lago e filtrada. Água cinza é coletada do chuveiro e filtrada para ser reutilizada para regar o jardim e bananas. Uma das piscinas é aquecida através de aquecimento solar.

Crédito da foto: Maliba Mountain Lodge

Crédito da foto: Maliba Mountain Lodge

Maliba Mountain Lodge – Maseru

Localizado em Maseru, no Lesotho, o hotel implementou práticas sustentáveis nas operações diárias assim como programas para ajudar a comunidade local. Através do programa ´Water Tank project´, o hotel instalou tanques de 2500 e 5000 litros para coleta de água da chuva no centro da comunidade Ha Mali e nas escolas locais. Os tanques fornecem água limpa para os estudantes e é uma fonte constante para irrigação de árvores com frutas para as crianças. Todos os projetos para coleta de água da chuva incluem treinamento sobre tratamento para água potável, manutenção do tanque e sistema de higiene e sanitário básico.

Crédito da foto: Song Saa

Crédito da foto: Song Saa

Song Saa – Koh Rong

O resort está localizado no arquipélago de Koh Rong, no Camboja nas ilhas de Koh Ouen e Koh Bong, conhecidas como Song Saa ou os “sweethearts” (amores). Os donos da ilha privada de Song Saa têm como valores principais a proteção do meio ambiente e o apoio às comunidades locais e estabeleceram uma reserva marinha para proteger o recife e a vida marinha. A água usada pelo resort é extraída de um lençol de água localizado em uma ilha vizinha, filtrada e tratada no local. Através de uma bomba, a água é então transferida para um depósito em Song Saa onde a água é novamente filtrada e então disponibilizada para uso constante para as operações do hotel e hóspedes. A água é potável e testada mensalmente. A água cinza é coletada e passa por uma estação de tratamento de águas residuais para ser reutilizada para irrigação no jardim. O resort causa mínimo impacto ambiental.

Crédito da foto: The Orchid Eco Hotel

Crédito da foto: The Orchid Eco Hotel

The Orchid Eco hotel

Localizado em Mumbai, na Índia, o empreendimento adotou várias práticas sustentáveis para economizar energia, diminuir resíduos sólidos e, principalmente, para a conservação de água. Devido à escassez de água no mundo, o hotel instalou aeradores nos banheiros e descargas especiais que reduzem o consumo de água pela metade se comparado com descargas tradicionais. Uma estação de tratamento de águas residuais foi implementada e funciona 24 horas por dia para reduzir o consumo de água fresca. A água tratada é reutilizada para jardinagem. O “Save Our Planet Program” incentiva hóspedes a reulitizar roupa de cama e a economizar água

Publicidade
Escola para resultados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA