Trade

Sindetur-RJ quer transparência do Conselho da União Europeia

O Sindetur/RJ – Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Rio de Janeiro está exigindo do Conselho da União Europeia transparência nas novas regras do passaporte, que têm confundido e causado transtornos aos turistas que programaram uma viagem para o continente europeu sem se atentarem às exigências do local escolhido. As mudanças têm acarretado a interceptação de brasileiros em dia com a Justiça e com passaporte válido no próprio nome na hora de embarcarem para a Europa.

Desde julho do ano passado, o Conselho da União Europeia aumentou para três meses a exigência de validade no passaporte para todas as nações que fazem parte do Tratado de Schengen, a contar da data que o visitante deixará a União Europeia. Até então, a validade do passaporte deveria cobrir pelo menos o último dia da viagem na Europa. A Inglaterra, que não faz parte do acordo, exige um prazo de validade ainda maior: seis meses.


Aldo Siviero, Presidente do Sindetur – RJ disse que, se os países europeus decidem aplicar tais regras, que o façam de forma clara e com publicidade ao fato. Caso contrário, as agências de viagens podem acabar pagando a conta, uma vez que é dever das agências de viagens informarem aos passageiros os documentos exigidos para ingresso em determinados países.

O executivo declarou que “é também dever dos países europeus divulgarem as mudanças nos mercados emissores de turistas. Será que agora as agências terão que ligar para cada embaixada ou consultar diariamente mais de cem sites para descobrirem nas entrelinhas, tais novidades?”, indaga, acrescentando que compete ao turista verificar se ele está regular com seus documentos pessoais nas condições estabelecidas pelo país que ele quer visitar.

Publicidade
Harus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA