Opinião

Revenue Management para Todos – Artigo de Mário Cezar Nogales

*Mário Cezar Nogales

Grande parte dos gestores e proprietários acredita que o Revenue Management seja para poucos ou que seja uma modinha atual, depois deste artigo você terá desmistificado esta questão.

Todas as nomenclaturas como Revenue Management, Yeld Management, TQC, etc. não passam de nomes dados para técnicas administrativas existentes a milênios pois egípcios, chineses e gregos já se utilizavam destas técnicas, até com menção bíblica quando Jetro, sogro de Moises lhe ensinou a organização administrativa de lideranças, e sem se aprofundar neste assunto já que teria  de escrever um livro e não um artigo, estas técnicas foram se aprimorando de acordo com a tecnologia que temos e dai as nomenclaturas existentes.

No caso de Revenue Management que é um estilo de administração onde você mantém o Preço BAR (Best Availiable Rate) à disposição de todos os clientes, posso descrevê-la de forma simplista para todos de que o RM é a analise constante das variações de custos, movimentação de vendas e estatísticas de procura o que é amplamente utilizado em nossa BM&F e que seria impossível a variação de preços BAR de forma cientifica a cada momento sem computadores em rede, uma vez que se fazem necessárias a alimentação destas informações (variações de custeios, movimentação de vendas e as estatísticas de vendas) em tempo real. Contudo o RM é utilizado desde os tempos de Heródoto; os mercadores árabes a realizavam sem que haja a apurada informação em tempo real e o negociante trabalhava muito mais pelo seu “feeling” do mercado alterando os preços de acordo com a movimentação de clientes e sem muita base cientifica.

RM (revenue management) é de fato uma expressão cientifica para se manter a tarifa BAR a disposição dos clientes em tempo real com a tecnologia atual onde o hóspede pode verificar a melhor condição de hospedagem em seu smarth phone e isto seria impossível sem os devidos softwares e apps atuais.

Em se tratando de software de gestão, o melhor software que conheço é aquele que melhor se adequa ao seu hotel, independente de marca é o desempenho que vale e a facilidade de manuseio de inserção de informações e produção de relatórios fidedignos em tempo real para a tomada de decisão do gestor do hotel no que se refere a tarifa BAR. Simplificando, é como um técnico de um time de futebol toma as decisões, com as informações de desempenho de sua equipe e da equipe adversária tomando o rumo correto quanto ao posicionamento de seus jogadores e táticas a serem utilizadas no momento certo e obviamente com muito “feeling” do que está acontecendo.

Dentre os softwares que conheço que podem realizar a gestão de seu hotel com facilidade de desempenho, me agrada muito o DataHotel, pois tem facilidade visual e de inserção de dados e é muito pratico na avaliação de dados e relatórios e em se tratando de RM nada melhor que o computador pessoal que temos em nosso cérebro, pois é a atividade contínua de analise dos dados necessários para manter a sua tarifa BAR atualizada a cada momento em tempo real.

Pois é caros leitores, Revenue Management é algo fácil de se realizar porém exige muito trabalho cientifico que a maioria está desacostumada a usar e por isso mesmo acaba sendo mistificado.

*Mário Cezar Nogales é Consultor em hotelaria e autor de cinco livros para o setor – Contato mario@snhotelaria.com.br

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