Aconteceu

Retrofit na hotelaria é tema da palestra de Acácio Pinto

Direto de Caxambu (MG) – Terminou agora à pouco a palestra de Acácio Pinto, Diretor da Vert Hotéis e Ramada Hotéis no 8º Encontro da Hotelaria Mineira que acontece até amanhã no Centro de Convenções de Caxambu, cidade mineira no Circuito das Águas. O evento que tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial, é realizado pela FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, com o apoio da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, do SIGAH – Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hospitalidade de Caxambu e dos Sindicatos de Hotéis, Restaurantes e Bares de São Lourenço, Poços de Caldas e Juiz de Fora. 

 

Acácio começou sua palestra afirmando que só existem três motivos para que um hotel passe por um retrofit. Alavancar diária média, taxa de ocupação e fomentar vendas. “Manter o hotel atualizado é uma maneira de fidelizar os hóspedes que estão cada vez mais exigentes e possui padrões comparativos de outros empreendimentos. Mas para se fazer uma reforma é necessário muito planejamento, pois impacta em custos, por isto, é essencial ter um fundo de reserva. Manter um hotel atualizado é garantia de sobrevivência do próprio negócio”, afirmou Pinto.

 

Segundo ele, um grande erro que o hoteleiro comete é saber que seu hotel necessita passar por uma reforma, mas não faz por ainda ter uma boa taxa de ocupação. “De repente ele percebe que tem ao seu lado um hotel de rede internacional com excelência nos padrões e serviços e que seus hóspedes simplesmente migraram para o concorrente. Uma boa infraestrutura e conforto é o mínimo que devemos garantir para que o hóspede volte”, avaliou Pinto recomendando: Não deixe o concorrente inaugurar um hotel na sua porta sem antes modernizar o seu, pois isto é essencial para a sobrevivência de seu negócio.

 

E modernizar um hotel não significa necessariamente um grande custo, mas não se pode querer adivinhar o que o hóspede quer, avaliou Pinto. “Hoje em dia existem materiais bastante versáteis e baratos que transformam os ambientes, como por exemplo, paredes de dry wall (gesso acartonado), papéis de revestimentos e piso vinílicos. O custo médio de um retrofit de um apartamento é em torno de R$ 15.800,00”, assegurou.

 

Mas o que é essencial na hora de fazer um retrofit? Pinto responde que pesquisa é fundamental. “Fizemos uma pesquisa em várias cidades, inclusive do Interior, e os hóspedes nos disseram que a internet é uma grande ferramenta na decisão dos hóspedes. Em segundo lugar veio a vedação acústica, pois temos um curto espaço de tempo para dormir. Cama, chuveiro e café da manhã vieram respectivamente e serviço apareceu somente em 11º lugar. Tecnologia para agregar valor também foi citado nesta pesquisa, como o auto check-in que pesa na decisão da maioria dos hóspedes na hora de decidir por um hotel, principalmente se ele for de público corporativo”. 

 

A tematização também foi outra solução apontada por Acácio Pinto como uma solução eficaz para se manter bem posicionado no mercado. Ele citou o Mercure São André que possui a temática da indústria automobilística como um case. “Cada região tem sua história e ela pode ser mostrada, como o hotel Mazzarope em Taubaté, São Paulo, que mostra a vida deste grande cineasta brasileiro”, conclui Pinto.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA