Reforma tributária é abordada no 5º Fórum Nacional da Hotelaria

Na reta final do 5º Fórum Nacional da Hotelaria, realizado pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, nesta segunda-feira, dia 18 de setembro, no WTC Events Center, Thiago de Mattos Marques, sócio na Bichara Advogados, ministrou há pouco a palestra “Estudo Tendências – Impactos da reforma tributária na hotelaria”.

Publicidade
Tramontina

 

Marques pontuou: “A reforma tributária vem e dessa vez pra ficar. O que traz um problema para a hotelaria é que sabemos que a mão de obra ainda é um problema para o setor. O ponto crucial é que, com a reforma, acaba-se os regimes especiais. Do ponto de vista técnico, existem muitos motivos para o tratamento para a hotelaria e o turismo de uma forma geral”.

Publicidade
Desbravador

Thiago explicou que a condição tributária ainda é uma das razões que impedem a exploração do turismo como um todo de todas as atrações turísticas brasileiras. “Não queremos que o turismo seja uma jaboticaba. Mostramos que temos uma carga hoje, falando do turismo como um todo, entre 14% e 16%, falando da hotelaria, 16%, ou seja estamos falando de um aumento entre 67% de carga tributária. A alíquota média constatada em outros países não chega a 13%, e mínima de 3%. Frisando que se trata de uma prática e não de algo excepcional que queremos implantar no Brasil”.

Publicidade
Carbono Free
Potencial de geração de empregos

O especialista ressaltou que, apesar da grande geração de emprego propiciada pelo turismo, no Brasil, esse índice ainda está abaixo da média. “Temos um potencial enorme e poderíamos estar recebendo muito mais turistas que recebemos atualmente. Demos um salto enorme na empregabilidade de mulheres, pessoas pretas e pardas, entre outros. O turismo tem um peso maior na economia de muitos municípios sendo vetor principal de desenvolvimento em muitas áreas ainda não tão desenvolvidas”.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA